"Ecumênica é a preocupação da igreja pelo sofrimento dos nossos irmãos" : discurso e prática cristã do Grupo Clamor na defesa das vítimas de ditaduras do Cone Sul (1977-1989)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/81795 |
Resumo: | Orientadora: Profa Dra Karina Kosicki Bellotti |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaBellotti, Karina Kosicki, 1978-Iacomini, Luca Lima2023-04-03T14:01:16Z2023-04-03T14:01:16Z2023https://hdl.handle.net/1884/81795Orientadora: Profa Dra Karina Kosicki BellottiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 28/02/2023Inclui referências: p. 174-194Resumo: O Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul, ou Clamor, foi um grupo criado em 1977 pelo pastor presbiteriano Jaime Wright, pela jornalista britânica Jan Rocha e pelo advogado Luiz Eduardo Greenhalgh e que tinha como objetivo acolher os refugiados de ditaduras do Cone Sul. O Clamor, definido como um grupo ecumênico e humanitário amparado pela Arquidiocese de São Paulo, sob direção de Dom Paulo Evaristo Arns, buscou acolher pessoas desses países que fugiam para o Brasil e denunciar as práticas repressivas que lá vivenciaram. A dissertação tomou como fontes de pesquisa os boletins escritos pelo Comitê, buscando encontrar elementos religiosos no discurso empregado. Assim, buscou-se identificar o público-alvo desses periódicos (organizações cristãs e de direitos humanos no mundo inteiro, como o Conselho Mundial de Igrejas, o Escritório Diaconal Geral da Holanda e a Anistia Internacional), os conteúdos abordados e ocasionais imagens que acompanhassem os textos veiculados. Métodos de análise de discurso também foram empregados para a leitura dessas fontes. Foi possível identificar que havia uma frequente associação de artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos a passagens bíblicas, por exemplo. Embora o alvo dessas publicações não fosse defender a Teologia da Libertação, eram frequentes declarações da defesa do pobre como um princípio cristão, princípio fundador desse movimento teológico. O ecumenismo era outro fator observado nesses periódicos, uma vez que houve uma importante união de católicos e protestantes contra as ditaduras. A análise também considerou a recepção desses boletins, a partir de cartas publicadas em algumas edições em que continham elogios ao trabalho do grupo. Também foram analisadas correspondências que expunham as realizações do grupo. Primeiramente, foram analisadas cartas de familiares de vítimas da ditadura argentina pedindo ajuda do Clamor. Para trabalhar com elas, foi necessário recorrer a um olhar sobre as emoções empreendidas na escrita, de forma a compreender de que forma estas caminhavam ao lado da religiosidade dos missivistas, e como era desenvolvida a relação do sujeito que escrevia com o próximo e com sua própria subjetividade. Como o Comitê é um grupo religioso, o Papa João Paulo II também foi um contato importante para fazer denúncias das violações de direitos humanos, algo observado nessas epístolas e que reforça o caráter ecumênico do grupo. O olhar para as emoções também foi útil no que diz respeito às relações pessoais entre os integrantes do Clamor, já que o trabalho identificou conflitos internos que abalaram os laços dos envolvidos, embora não tenham acabado com seu funcionamento. Ao longo de toda a dissertação, foi possível observar a fé cristã como elemento mobilizador da defesa dos direitos humanos e da vida das vítimas da repressão.Abstract: The Committee for the Defense of Human Rights for the Countries of the Southern Cone, or Clamor, was a group created in 1977 by the Presbyterian pastor Jaime Wright, the British journalist Jan Rocha and the lawyer Luiz Eduardo Greenhalgh, whose objective was to welcome refugees from regimes dictatorships of the Southern Cone. Clamor, defined as an ecumenical and humanitarian group supported by the Archdiocese of São Paulo, under the direction of Dom Paulo Evaristo Arns, sought to welcome people from these countries who fled to Brazil and denounce the repressive practices they experienced there. The dissertation took as research sources the bulletins written by the Committee, seeking to find religious elements in the used speech. Thus, we sought to identify the target audience of these periodicals (Christian and human rights organizations worldwide, such as the World Council of Churches, the Diaconal General Office of the Netherlands and Amnesty International), the content transmitted and occasional images that accompanied the published texts. Speech analysis methods were also used to read these sources. It was possible to identify that there was a frequent association of articles of the Universal Declaration of Human Rights with biblical passages, for example. Although the goal of these publications was not to defend Liberation Theology, there were frequent declarations of the defense of the poor as a Christian principle, the founding principle of this theological movement. Ecumenism was another factor observed in these newspapers, since there was an important union of Catholics and Protestants against the dictatorships. The analysis also considered the reception of these bulletins, based on letters published in some editions that praised the group's work. Correspondences that exposed the work done by the group were also analyzed. Firstly, there were lost letters from relatives of victims of the Argentine dictatorship asking for Clamor’s help. To work with them, it was necessary to follow a look at the emotions undertaken in writing, in order to understand how they walked alongside the religiosity of the letter writers, and what was the relationship of the subject who wrote with the neighbor and with their subjectivity itself. As the Committee is a religious group, Pope John Paul II was also an important contact to denounce human rights violations, something observed in these letters and which reinforces the ecumenical character of the group. Looking at emotions was also useful with regard to personal relationships between Clamor members, as the work identified internal conflicts that undermined the bonds of those involved, although they did not end with its operation. Throughout the entire dissertation, it was possible to observe the Christian faith as a mobilizing element in the defense of human rights and the lives of victims of repression.1 recurso online : PDF.application/pdfMovimento ecumênicoDitaduraCristianismo e politicaDireitos humanosCone SulHistória"Ecumênica é a preocupação da igreja pelo sofrimento dos nossos irmãos" : discurso e prática cristã do Grupo Clamor na defesa das vítimas de ditaduras do Cone Sul (1977-1989)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUCA LIMA IACOMINI.pdfapplication/pdf11211014https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81795/1/R%20-%20D%20-%20LUCA%20LIMA%20IACOMINI.pdf9b19830ac7f583b46d2650cc38d6cdb1MD51open access1884/817952023-04-03 11:01:16.916open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81795Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-04-03T14:01:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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