Sexo, gênero e comportamento no trânsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marcos Roberto Alves de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41620
Resumo: Orientadora: Profª Drª Alessandra Sant'Anna Bianchi
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spelling Carvalho, Marcos Roberto Alves deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaBianchi, Alessandra Sant'Anna, 1969-2020-05-25T14:20:36Z2020-05-25T14:20:36Z2015https://hdl.handle.net/1884/41620Orientadora: Profª Drª Alessandra Sant'Anna BianchiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 25/09/2015Inclui referênciasResumo: Os dados de acidentalidade e mortalidade no contexto do trânsito demonstram a relevância deste campo de estudo e sua configuração como um problema de saúde pública, principalmente nos países ditos em desenvolvimento. Os números falam por si só, no Brasil, em 2013, foram contabilizadas 43.452 vítimas fatais em acidentes de transporte. Em 2014, no estado do Paraná, foram 2.627 e, em Curitiba, 79. Quando se observa o sexo das vítimas, um dado chama a atenção: a proporção bastante desigual entre pessoas do sexo masculino e feminino, sendo 82,3%, 75,2% e 82,2% o porcentual de pessoas do sexo masculino entre as vítimas fatais nas estatísticas nacional, estadual e municipal, respectivamente. No caso de condutores, diversos estudos demonstram que pessoas do sexo masculino transgrediriam mais as regras de trânsito, além de apresentar maiores riscos de acidentalidade, por exemplo, quando comparadas com pessoas do sexo feminino. No entanto, aparentemente, poucos dados são encontrados acerca do gênero dos condutores. Dessa forma, o presente trabalho investigou as possíveis relações entre gênero e sexo e comportamento no trânsito. Para tanto, foi dividido em dois estudos apresentados na forma de artigos. O primeiro, teórico, teve como objetivo verificar a hipótese de escassez de dados acerca de gênero nos estudos sobre condutores. O segundo, por meio de dois instrumentos, verificou possíveis relações entre gênero, sexo e comportamento no trânsito. Os resultados do primeiro estudo indicaram a inexistência de trabalhos, no campo de estudos do comportamento de condutores, sobre gênero para o recorte temporal considerado (2008 a 2012), além da constante confusão entre as categorias sexo e gênero. Tal panorama indicou a necessidade de estudos sobre a temática. Assim, o segundo estudo buscou contribuir nesse sentido e teve como resultado a relevância do fator sexo para as diferenças em escores relativos a comportamento no trânsito, frente ao gênero. Porém, há indícios de que o uso da escala utilizada para masculinidade e feminilidade (variáveis de gênero) pode aumentar, de forma discreta, o poder de predição de comportamentos no trânsito ligados a transgressões ordinárias (violação das leis). Tais resultados apontam para a necessidade de estudos adicionais sobre gênero no contexto do trânsito, além de reforçarem a importância de considerar o sexo dos sujeitos em políticas públicas voltadas a condutores.Abstract: The data regarding accident and mortality rates in traffic demonstrate the relevance of this field of study and its configuration as a public health problem, especially in so-called developing nations. The numbers speak for themselves, in Brazil, in 2012, a total of 46,051 fatalities due to traffic accidents were recording. In 2014, in the state of Paraná, there were in 2627, and Curitiba, 79. When observing the victims' sex, a figure stands out: the very unequal proportion between males and females. The rates of fatalities involving males in national, state and municipal statistics are 81.9% to 75.2%, and 82.2%, respectively. Regarding drivers, several studies show that males breached traffic rules more often, and present greater risks becoming involved in accidents, for example, when compared to females. However, apparently, there is a limited amount of data about drivers' gender. Thus, this study investigated possible relationships between gender and sex and behavior in traffic. For this purpose, it was divided into two studies presented in the form of articles. The first is a theoretical study and it aims to verify hypothesis regarding a lack of data about drivers' gender. The second one verifies possible relationships between gender, sex and traffic behavior through two instruments. The results of the first study indicated the lack of work considering drivers' gender in the years studied (2008-2012) and that it is common confusion between sex and gender categories. Then, studies about this subject are necessary. Thus, the aim of the second article was to contribute to this field. The results indicated that sex is relevant for the differences in driving behavior. However, there are indications that the use of the masculinity/femininity scale (gender variables) may increase, slightly, the prediction of behavior classified as ordinary transgressions (violations of laws). These results indicate the need for additional studies considering driving behavior related to gender and the importance of considering sex in public traffic policies.94 f.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologiaTransito - PsicologiaGênero e SaúdeSexo, gênero e comportamento no trânsitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCOS ROBERTO ALVES DE CARVALHO.pdfapplication/pdf1576248https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41620/1/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20ROBERTO%20ALVES%20DE%20CARVALHO.pdfade4523007af34e4819aaced226967b2MD51open accessTEXTR - D - MARCOS ROBERTO ALVES DE CARVALHO.pdf.txtExtracted Texttext/plain157046https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41620/2/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20ROBERTO%20ALVES%20DE%20CARVALHO.pdf.txt621a66e4ecedd3748535d8ee4770b5ddMD52open accessTHUMBNAILR - D - MARCOS ROBERTO ALVES DE CARVALHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41620/3/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20ROBERTO%20ALVES%20DE%20CARVALHO.pdf.jpgd98eaadd729946b23e8adfdd1908415cMD53open access1884/416202020-05-25 11:20:37.043open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41620Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-25T14:20:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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