Verticalização como ferramenta de competitividade : um estudo no setor automobilistico
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/58864 |
Resumo: | Orientador : Marcos W. da Fonseca |
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Ghion, Paulo Rodrigo, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de NegóciosFonseca, Marcos Wagner da, 1969-2019-04-30T17:47:27Z2019-04-30T17:47:27Z2018https://hdl.handle.net/1884/58864Orientador : Marcos W. da FonsecaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Inteligência de NegóciosInclui referênciasResumo : O presente trabalho apresenta pesquisa de campo, exploratória e descritiva, com análise de resultados qualitativa e indutiva e cuja coleta de dados foi realizada no intuito de aprofundar os conhecimentos gerenciais sobre a verticalização nas empresas automobilísticas que atuam com fornecedores das montadoras estabelecidas no território Brasileiro. Participaram desse estudo empresas com capitais nacionais e multinacionais visando correlacionar ações empresariais que aportem possíveis vantagens competitivas nas empresas inseridas no nível secundário da cadeia automotiva. Adotou-se como objetivo geral deste estudo analisar se a verticalização de processos nos produtos têxteis influencia na competitividade da organização. Os objetivos específicos foram: Verificar se o processo de verticalização auxilia no desenvolvimento de fontes alternativas de fornecimento; Compreender se uma empresa integrada verticalmente tem vantagem competitiva frente ao mercado;Propor possibilidades de verticalização para aumento da competitividade organizacional. Conclui-se que esta pesquisa conseguiu atingir os objetivos propostos e respondeu afirmativamente à pergunta norteadora, confirmando a hipótese inicial que a verticalização de processos neste segmento de mercado no território nacional agrega uma vantagem competitiva junto ao mercado e seus concorrentes.46 p.application/pdfConcorrênciaIndústria automobilísticaVerticalização como ferramenta de competitividade : um estudo no setor automobilisticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - PAULO RODRIGO GHION.pdfapplication/pdf611263https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58864/1/R%20-%20E%20-%20PAULO%20RODRIGO%20GHION.pdff525af02e63c59bfb733297a6bc6ff66MD51open access1884/588642019-04-30 14:47:27.348open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58864Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-04-30T17:47:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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