Verticalização como ferramenta de competitividade : um estudo no setor automobilistico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghion, Paulo Rodrigo, 1978-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58864
Resumo: Orientador : Marcos W. da Fonseca
id UFPR_f4476d3c03ff5da1560c8e21df4c32ea
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58864
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ghion, Paulo Rodrigo, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de NegóciosFonseca, Marcos Wagner da, 1969-2019-04-30T17:47:27Z2019-04-30T17:47:27Z2018https://hdl.handle.net/1884/58864Orientador : Marcos W. da FonsecaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Inteligência de NegóciosInclui referênciasResumo : O presente trabalho apresenta pesquisa de campo, exploratória e descritiva, com análise de resultados qualitativa e indutiva e cuja coleta de dados foi realizada no intuito de aprofundar os conhecimentos gerenciais sobre a verticalização nas empresas automobilísticas que atuam com fornecedores das montadoras estabelecidas no território Brasileiro. Participaram desse estudo empresas com capitais nacionais e multinacionais visando correlacionar ações empresariais que aportem possíveis vantagens competitivas nas empresas inseridas no nível secundário da cadeia automotiva. Adotou-se como objetivo geral deste estudo analisar se a verticalização de processos nos produtos têxteis influencia na competitividade da organização. Os objetivos específicos foram: Verificar se o processo de verticalização auxilia no desenvolvimento de fontes alternativas de fornecimento; Compreender se uma empresa integrada verticalmente tem vantagem competitiva frente ao mercado;Propor possibilidades de verticalização para aumento da competitividade organizacional. Conclui-se que esta pesquisa conseguiu atingir os objetivos propostos e respondeu afirmativamente à pergunta norteadora, confirmando a hipótese inicial que a verticalização de processos neste segmento de mercado no território nacional agrega uma vantagem competitiva junto ao mercado e seus concorrentes.46 p.application/pdfConcorrênciaIndústria automobilísticaVerticalização como ferramenta de competitividade : um estudo no setor automobilisticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - PAULO RODRIGO GHION.pdfapplication/pdf611263https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58864/1/R%20-%20E%20-%20PAULO%20RODRIGO%20GHION.pdff525af02e63c59bfb733297a6bc6ff66MD51open access1884/588642019-04-30 14:47:27.348open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58864Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-04-30T17:47:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Verticalização como ferramenta de competitividade : um estudo no setor automobilistico
title Verticalização como ferramenta de competitividade : um estudo no setor automobilistico
spellingShingle Verticalização como ferramenta de competitividade : um estudo no setor automobilistico
Ghion, Paulo Rodrigo, 1978-
Concorrência
Indústria automobilística
title_short Verticalização como ferramenta de competitividade : um estudo no setor automobilistico
title_full Verticalização como ferramenta de competitividade : um estudo no setor automobilistico
title_fullStr Verticalização como ferramenta de competitividade : um estudo no setor automobilistico
title_full_unstemmed Verticalização como ferramenta de competitividade : um estudo no setor automobilistico
title_sort Verticalização como ferramenta de competitividade : um estudo no setor automobilistico
author Ghion, Paulo Rodrigo, 1978-
author_facet Ghion, Paulo Rodrigo, 1978-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghion, Paulo Rodrigo, 1978-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Marcos Wagner da, 1969-
contributor_str_mv Fonseca, Marcos Wagner da, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Concorrência
Indústria automobilística
topic Concorrência
Indústria automobilística
description Orientador : Marcos W. da Fonseca
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-30T17:47:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-30T17:47:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58864
url https://hdl.handle.net/1884/58864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58864/1/R%20-%20E%20-%20PAULO%20RODRIGO%20GHION.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f525af02e63c59bfb733297a6bc6ff66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898719022546944