Adesão, aderência e abandono no cenário da iniciação esportiva : comparação entre o futsal escolar e o clubístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caregnato, André Felipe
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/31776
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Fernando Renato Cavichiolli
id UFPR_f4ebbb22d8c7c3d984dbb72527985fee
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/31776
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Caregnato, André FelipeUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaCavichiolli, Fernando Renato2018-02-07T12:49:38Z2018-02-07T12:49:38Z2013http://hdl.handle.net/1884/31776Orientador : Prof. Dr. Fernando Renato CavichiolliDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Biológicas, Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao Física. Defesa: Curitiba, 13/03/2013Bibliografia: f. 159-168Linha de pesquisa: Sociologia do esporte e do lazerÁrea de Concentração: Exercício e esporteResumo: O desejo de muitos garotos, desde as menores idades, é jogar futsal/futebol. Logo, existe o apoio dos familiares e o futebol passa a ser um projeto familiar, às vezes com expectativa de algum integrante dessa família alcançar o sucesso. Atualmente, para jogar futsal o jovem atleta ingressa numa escolinha, como a de um clube ou escola e os atores sociais que estão nesse meio são importantes na adesão, aderência e, até mesmo, no abandono da modalidade. Sendo assim, o cenário de estudo deste trabalho envolveu a iniciação ao futsal clubístico e escolar, sob a perspectiva de: pais, diretores, professores e alunos. O presente estudo, de cunho qualitativo, visou investigar como acontece a adesão, aderência e o abandono no futsal para jovens do gênero masculino da categoria sub-13, num contexto escolar e de um clube esportivo de Curitiba. Para isso utilizou-se das seguintes metodologias: observações, análise de documentos, entrevistas e questionários. Foram feitas observações, em torno de seis meses, nos cenários pesquisados, com idas a campo semanalmente e as anotações relatadas em diário de campo. Conjutamente analisou-se documentos, na qual investigou-se o objetivo das instituições com relação ao esporte. Posteriormente foram entrevistados 29 sujeitos e aplicados questionários para 46 alunos e 46 pais. Os dados foram organizados com auxílio da técnica: análise do conteúdo. Como principais resultados deste estudo, os alunos da escola iniciam porque gostam do futsal e se divertem com os amigos. No clube, o fator de adesão principal é por que existe o sonho familiar do aluno ser jogador de futebol profissional e tornar-se futura profissão com recompensa financeira. A aderência à escola se dá devido à concordância com a metodologia da aula, visto que o importante é jogar, e com o grupo de amigos e, também possuir um bom rendimento escolar. No clube, a permanência no futsal, acontece pela expectativa de seguir na equipe de futebol do campo, de adquirir habilidades para melhorar o desempenho e ser um daqueles tantos, que iniciaram no futsal e se tornaram jogador profissional de futebol de campo. O abandono no extracurricular acontece por problemas referentes a transporte e logística. No clube, problemas de relacionamento entre os agentes, descontentamento com o modelo de treino e jogo, pressão por resultados, excesso de treinamento, são alguns fatores relevantes para o abandono do jovem no futsal clubístico. Como principal legado, este estudo através dos resultados obtidos contribui com os cenários pesquisados, no sentido de gerar subsídios para aumentar a adesão, aderência e diminuir o número de abandonos na iniciação ao futsal.Abstract: The desire of many kids from the younger ages, is playing futsal/soccer. Thus there is the support of family, the football becomes a family project, and sometimes with expectation of some member of this family to obtain success. Currently playing futsal for the young athlete joins a small school, how a club or a school and the social actors who are in the middle are important in this process of initiation, adherence and even the abandonment of the sport. Thus, the scenario of the present study involved the initiation in futsal clubístico and school, from the perspective of: parents, directors, teachers and students. The present study, a qualitative, aimed to investigate as is adhesion, adherence and dropout in futsal for young male sub-13 category in a school context and a sports club in the city of Curitiba. For this we used the following methods: observation, analysis of documents, interviews and questionnaires. Observations were made in around six months, the scenarios surveyed, field trips weekly and reported in the notes field diary. Simultaneous analyzed documents, which investigated the aim of institutions in relation to sport. Subsequently 29 subjects were interviewed and questionnaires to 46 students and 46 parents. Data were organized with this technique: analysis of content. The main results of this study, students start school because they like futsal and play with friends. At the club, the main factor adherence is why there is the familiar dream of the student be a professional soccer player and become future profession and financial reward. Adherence to school is due to the agreement with the methodology of the class, since the important thing is to play, with the group of friends and also have a good academic performance. At the club, stay in futsal, happens by the expectation of following the team's soccer field, to acquire skills to improve performance and be one of those many, who started in futsal and became a professional soccer player field. Dropout in extracurricular happens for problems related to transport and logistics. Club, relationship problems between social actors, discontent with the model training and game, pressure for results, overtraining are some factors relevant to the dropout of young futsal clubístico. As main legacy, through the study results contribute to the scenarios investigated in order to generate data to improve adhesion, adherence and decrease the number of dropouts in the initiation of futsal.192 f. : il. (algumas color.).application/pdfDisponível em formato digitalFutebol de salãoEducação físicaAdesão, aderência e abandono no cenário da iniciação esportiva : comparação entre o futsal escolar e o clubísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDRE FELIPE CAREGNATO.pdfapplication/pdf3942486https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31776/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20FELIPE%20CAREGNATO.pdf0961e91309847c8f1eba6eebd5cf9514MD51open accessTEXTR - D - ANDRE FELIPE CAREGNATO.pdf.txtExtracted Texttext/plain429893https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31776/2/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20FELIPE%20CAREGNATO.pdf.txt3079137513bbce2f7f6582f05d63197eMD52open accessTHUMBNAILR - D - ANDRE FELIPE CAREGNATO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1660https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31776/3/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20FELIPE%20CAREGNATO.pdf.jpgf9ed90b7f8013f52d1ac15a268df739cMD53open access1884/317762018-02-07 10:49:38.288open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/31776Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-02-07T12:49:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adesão, aderência e abandono no cenário da iniciação esportiva : comparação entre o futsal escolar e o clubístico
title Adesão, aderência e abandono no cenário da iniciação esportiva : comparação entre o futsal escolar e o clubístico
spellingShingle Adesão, aderência e abandono no cenário da iniciação esportiva : comparação entre o futsal escolar e o clubístico
Caregnato, André Felipe
Futebol de salão
Educação física
title_short Adesão, aderência e abandono no cenário da iniciação esportiva : comparação entre o futsal escolar e o clubístico
title_full Adesão, aderência e abandono no cenário da iniciação esportiva : comparação entre o futsal escolar e o clubístico
title_fullStr Adesão, aderência e abandono no cenário da iniciação esportiva : comparação entre o futsal escolar e o clubístico
title_full_unstemmed Adesão, aderência e abandono no cenário da iniciação esportiva : comparação entre o futsal escolar e o clubístico
title_sort Adesão, aderência e abandono no cenário da iniciação esportiva : comparação entre o futsal escolar e o clubístico
author Caregnato, André Felipe
author_facet Caregnato, André Felipe
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.contributor.author.fl_str_mv Caregnato, André Felipe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavichiolli, Fernando Renato
contributor_str_mv Cavichiolli, Fernando Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol de salão
Educação física
topic Futebol de salão
Educação física
description Orientador : Prof. Dr. Fernando Renato Cavichiolli
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-07T12:49:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-07T12:49:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/31776
url http://hdl.handle.net/1884/31776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 f. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31776/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20FELIPE%20CAREGNATO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31776/2/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20FELIPE%20CAREGNATO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/31776/3/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20FELIPE%20CAREGNATO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0961e91309847c8f1eba6eebd5cf9514
3079137513bbce2f7f6582f05d63197e
f9ed90b7f8013f52d1ac15a268df739c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860617160622080