Influência do alfabetismo em saúde bucal de cuidadores familiares na cárie dentária de pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montes, Gisele Ristow
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/40008
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Fabian Calixto Fraiz
id UFPR_f4f21e59bd33b5f8684e243c4af0f45d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/40008
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Montes, Gisele RistowFerreira, Fernanda MoraisUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em OdontologiaFraiz, Fabian Calixto2015-11-25T15:51:43Z2015-11-25T15:51:43Z2015http://hdl.handle.net/1884/40008Orientador: Prof. Dr. Fabian Calixto FraizCo-Orientadora: Prof. Dra. Fernanda Morais FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Defesa: Curitiba, 20/06/2015Inclui referências : f. 44-47Área de concentração: Saúde bucal durante a infância e adolescênciaResumo: A literatura científica tem demonstrado a associação entre o baixo alfabetismo em saúde bucal e a negligência nos cuidados bucais, o péssimo estado de saúde bucal e o uso esporádico dos serviços de saúde. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do alfabetismo em saúde bucal de cuidadores familiares e a cárie dentária de pré-escolares. Foi realizado um estudo transversal com base populacional (n=415) representativo de pré-escolares de 4 a 5 anos de idade da Rede Municipal de Educação da Cidade de Curitiba, PR, Brasil. As crianças foram aleatoriamente selecionadas e três examinadores previamente treinados e calibrados (Kappa >0,8) realizaram exames clínicos para placa dental (índice de placa visível), cárie dentária (ceo-d) e suas consequências clínicas (pufa). Além disso, foram coletadas informações sobre dados sócio-econômicos, demográficas e de acesso a saúde e obtido o escore de alfabetismo em saúde bucal dos cuidadores familiares através da aplicação da versão brasileira do Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (BREALD-30). Foi realizada análise descritiva e de regressão de Poisson univariada para verificar possíveis associações entre cárie não tratada e demais covariáveis. O escore do BREALD-30 foi dicotomizado, através de referencial teórico, no último quintil, em alto e baixo alfabetismo em saúde bucal, tendo como ponto de corte o escore 19. As variáveis com p < 0,20 nas análises univariadas foram selecionadas para a construção do modelo múltiplo de regressão de Poisson com variância robusta, sendo mantidas no modelo final aquelas que permitiram um melhor ajuste do mesmo e que se mantiveram significantes (p < 0,05) no conjunto de variáveis. Do total de pré-escolares 42,9% (n=178) apresentaram pelo menos um dente com lesão de cárie não tratada. Entre os cuidadores, 21,4% (n=89) apresentaram baixo alfabetismo em saúde bucal. O escore médio do BREALD-30 foi de 22,8 (DP=5,1), com mínimo de 0 e máximo de 30. No modelo múltiplo as variáveis alfabetismo em saúde bucal, placa visível e escovação dental infantil apresentaram associação estatisticamente significante com cárie dentária não tratada (p < 0,05). Conclui-se que pré-escolares com cuidadores familiares com menor alfabetismo em saúde bucal apresentaram maior prevalência de lesões de cárie não tratada. Palavras-chave: Cárie dentária. Alfabetização em saúde. Saúde bucal. Pré-escolar.Abstract: The scientific literature has demonstrated an association between a low degree of parental literacy in poor oral and both poorer oral health status and the sporadic use of dental services. The aim of the present study was to investigate the influence of literacy in oral health on the part of caregivers on dental caries in preschool children. A representative, population-based cross-sectional study was conducted with preschool children aged four to five years (n=415) in the municipal education system of the city of Curitiba, Brazil. The children were randomly selected and examined by three dentists who had undergone training and calibration exercise (Kappa > 0.80) for the determination of dental plaque (visible plaque index), dental caries (dmft index) and the clinical consequences of caries (pufa). Data were also collected on socioeconomic/demographic characteristics and access to health care. Parental literacy in oral health was determined using the Brazilian version of the Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (BREALD-30). Descriptive statistics was performed and univariate Poisson regression analysis was used to determine associations between untreated dental caries and the other variables. Based on a theoretical reference, the BREALD-30 score was dichotomized as low or high degree of literacy in oral health, with 19 set as the cutoff point. Variables with a p-value <0.20 in the univariate analysis were selected for the multiple Poisson regression model with robust variance and those that allowed the best fit and had a p-value <0.05 remained in the final model. A total of 42.9% (n=178) of the preschool children had at least one tooth with untreated caries. Among the parents/caregivers, 21.4% (n=89) exhibited a low degree of literacy in oral health. The mean BREALD-30 score was 22.82 ± 5.08 (range: 0 to 30). In the multivariate model, literacy in oral health, visible plaque and tooth brushing were significantly associated with untreated dental caries (p < 0.05). In conclusion, preschool children of parents/caregivers with a low degree of literacy in oral health had a greater prevalence rate of untreated dental caries. Keywords: Dental caries. Literacy in health. Oral health. Preschool child.57 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalCárie dentáriaInfluência do alfabetismo em saúde bucal de cuidadores familiares na cárie dentária de pré-escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - GISELE RISTOW MONTES.pdf.txtExtracted Texttext/plain89774https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40008/1/R%20-%20D%20-%20GISELE%20RISTOW%20MONTES.pdf.txtb0746c5b33a2dd275e06ea3c5dec6affMD51open accessORIGINALR - D - GISELE RISTOW MONTES.pdfapplication/pdf998942https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40008/2/R%20-%20D%20-%20GISELE%20RISTOW%20MONTES.pdf73db7f8239aac8f08a3d649f812dd6c8MD52open accessTHUMBNAILR - D - GISELE RISTOW MONTES.pdf.jpgR - D - GISELE RISTOW MONTES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1317https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40008/3/R%20-%20D%20-%20GISELE%20RISTOW%20MONTES.pdf.jpg7feb53c620aa2ff6b7801788b113793dMD53open access1884/400082016-04-08 03:18:24.718open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40008Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T06:18:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do alfabetismo em saúde bucal de cuidadores familiares na cárie dentária de pré-escolares
title Influência do alfabetismo em saúde bucal de cuidadores familiares na cárie dentária de pré-escolares
spellingShingle Influência do alfabetismo em saúde bucal de cuidadores familiares na cárie dentária de pré-escolares
Montes, Gisele Ristow
Cárie dentária
title_short Influência do alfabetismo em saúde bucal de cuidadores familiares na cárie dentária de pré-escolares
title_full Influência do alfabetismo em saúde bucal de cuidadores familiares na cárie dentária de pré-escolares
title_fullStr Influência do alfabetismo em saúde bucal de cuidadores familiares na cárie dentária de pré-escolares
title_full_unstemmed Influência do alfabetismo em saúde bucal de cuidadores familiares na cárie dentária de pré-escolares
title_sort Influência do alfabetismo em saúde bucal de cuidadores familiares na cárie dentária de pré-escolares
author Montes, Gisele Ristow
author_facet Montes, Gisele Ristow
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Ferreira, Fernanda Morais
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Montes, Gisele Ristow
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fraiz, Fabian Calixto
contributor_str_mv Fraiz, Fabian Calixto
dc.subject.por.fl_str_mv Cárie dentária
topic Cárie dentária
description Orientador: Prof. Dr. Fabian Calixto Fraiz
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-25T15:51:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-25T15:51:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/40008
url http://hdl.handle.net/1884/40008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40008/1/R%20-%20D%20-%20GISELE%20RISTOW%20MONTES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40008/2/R%20-%20D%20-%20GISELE%20RISTOW%20MONTES.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40008/3/R%20-%20D%20-%20GISELE%20RISTOW%20MONTES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0746c5b33a2dd275e06ea3c5dec6aff
73db7f8239aac8f08a3d649f812dd6c8
7feb53c620aa2ff6b7801788b113793d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823526937997344768