Influências interlinguísticas na mente multilíngue : perspectivas psicolinguísticas e (psico)tipológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Karim Siebeneicher
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27123
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Michael Alan Watkins
id UFPR_f507f77af86618876fa8955bcad8af2b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27123
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Brito, Karim SiebeneicherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasWatkins, Michael Alan, 1944-2019-12-13T13:42:27Z2019-12-13T13:42:27Z2011https://hdl.handle.net/1884/27123Orientador: Prof. Dr. Michael Alan WatkinsAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 30/09/2011Bibliografia: fls. 176-202Resumo: Na última década houve um crescimento no interesse pelo multilinguismo individual e pelo seu fomento, buscando-se desvendar o processamento concomitante de diversas línguas na mente do aprendiz, e estabelecer as semelhanças e diferenças entre a aprendizagem de uma segunda língua e a aprendizagem de uma terceira língua ou posterior. Os estudos que envolvem sujeitos multilíngues não apenas oferecem a oportunidade de investigar a aprendizagem e o processamento mental de pessoas que representam a condição linguística da maioria da população mundial, mas também oferecem novas perspectivas acerca da aquisição de línguas em geral. A proposta de nossa pesquisa consiste na investigação das influências interlinguísticas nas mentes multilíngues e suas relações com fatores (psico)tipológicos. A partir de uma perspectiva psicolinguística, analisamos o uso que aprendizes de alemão, vivendo na Alemanha, fazem do seu conhecimento das línguas anteriormente aprendidas enquanto tentam compreender o significado de vocábulos desconhecidos na língua em estudo. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados, além de questionários e entrevistas semi-estruturadas, o protocolo verbal concorrente, como forma de ter acesso aos processos mentais dos sujeitos durante suas tentativas de inferenciação. Os protocolos verbais são uma técnica de observação participante que envolve o sujeito externando o que está pensando enquanto realiza uma tarefa. Foram observados, gravados e transcritos os processos inferenciais realizados, durante atividades de leitura de textos e palavras, por vinte aprendizes da língua alemã. Nove participantes aprendem o alemão como terceira língua, oito como sua quarta, dois como sua quinta, e um como sua nona língua. Como língua materna, o inglês se apresenta para dois participantes, o espanhol para onze, e o português para sete deles. Durante a leitura de textos na língua em estudo, que incluíam palavras desconhecidas aos sujeitos, observamos a utilização de pistas interlinguísticas. Procuramos verificar também a relação entre a ativação das informações nas línguas específicas e a genealogia linguística, contrastando-a com a noção de psicotipologia, conforme apresentada por Kellerman (1983), a partir das percepções individuais dos participantes, entrevistados acerca da distância ou proximidade percebida entre as suas línguas. A esta pesquisa relaciona-se a tese de que o processo de inferenciação é influenciado pelo conhecimento linguístico prévio, da(s) língua(s) materna(s) e de outras ínguas estrangeiras, mesmo as consideradas geneticamente distantes. Apesar de termos encontrado um número reduzido de evidências de influência interlinguística durante as atividades de inferenciação de significados, nossos resultados apontam para o fato de que, apesar dos fatores genéticos, tipológicos e psicotipológicos restringirem as manifestações de influências interlinguísticas, aprendizes multilíngues comparam e utilizam todas as suas línguas, de maneiras diferentes, sejam elas formalmente relacionadas ou não.Abstract: In the last decade there was a growing interest on individual multilingualism and its promotion, in search of uncovering the concurrent processing of several languages in the learner's mind, and establishing the similarities and the differences between the learning of a second language and the learning of a third or further language. The research involving multilingual individuals offers not only the opportunity to investigate the people who represent the linguistic condition of the majority of the world population, but also new perspectives regarding language acquisition in general. Our research proposal is aimed at investigating the cross-linguistic influence in multilingual minds, and its relation to (psycho)typological factors. From a psycholinguistic perspective, we intend to analyze how learners of German, living in Germany, make use of their previous linguistic knowledge while trying to understand the meaning of unknown words in the target language. Questionnaires and semistructured interviews were used as data collecting instruments, as well as concurrent think-aloud protocols, as a way to gain insight into the participants' thoughts during their inference attempts. Think-aloud protocols are a participant observation technique which involves the subjects externalizing what they are thinking while performing a task. The inferential processes made, during activities in reading words and texts, by twenty learners of German were observed, taped, and transcribed. Nine participants were learning German as their third language, eight as their fourth, two as their fifth, and one as his ninth language. As mother tongues two of them had English, eleven had Spanish, and seven had Portuguese. We focused on their use of interlingual clues while reading texts in German, which included words unknown to them. We also aimed at examining the elationship between the activation of information in specific languages and language genealogy, contrasting it with the notion of psychotypology, as presented by Kellerman (1983), considering the subjects' individual perceptions about the distances between their own languages. Our proposal is that the inference process is influenced by previous linguistic knowledge, from the mother tongue(s) and other foreign languages, even by the ones considered genetically unrelated. We were able to detect little evidence for cross-linguistic influence during the tasks of meaning inferencing. Despite that, our results point to the fact that, even though genetic, typological, and psychotypological factors restrict manifestations of cross-linguistic influence, multilingual learners compare and use all their languages, in different ways, whether they are formally related or not.207f. + anexos : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTeses - LetrasMultilinguismoPsicolinguisticaCompetencia e desempenho (Linguistica)LetrasInfluências interlinguísticas na mente multilíngue : perspectivas psicolinguísticas e (psico)tipológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - KARIM SIEBENEICHER BRITO.pdfapplication/pdf1804869https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27123/1/R%20-%20T%20-%20KARIM%20SIEBENEICHER%20BRITO.pdf4e978229c7912ff9c4550ae59928c648MD51open access1884/271232019-12-13 10:42:28.107open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27123Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-13T13:42:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influências interlinguísticas na mente multilíngue : perspectivas psicolinguísticas e (psico)tipológicas
title Influências interlinguísticas na mente multilíngue : perspectivas psicolinguísticas e (psico)tipológicas
spellingShingle Influências interlinguísticas na mente multilíngue : perspectivas psicolinguísticas e (psico)tipológicas
Brito, Karim Siebeneicher
Teses - Letras
Multilinguismo
Psicolinguistica
Competencia e desempenho (Linguistica)
Letras
title_short Influências interlinguísticas na mente multilíngue : perspectivas psicolinguísticas e (psico)tipológicas
title_full Influências interlinguísticas na mente multilíngue : perspectivas psicolinguísticas e (psico)tipológicas
title_fullStr Influências interlinguísticas na mente multilíngue : perspectivas psicolinguísticas e (psico)tipológicas
title_full_unstemmed Influências interlinguísticas na mente multilíngue : perspectivas psicolinguísticas e (psico)tipológicas
title_sort Influências interlinguísticas na mente multilíngue : perspectivas psicolinguísticas e (psico)tipológicas
author Brito, Karim Siebeneicher
author_facet Brito, Karim Siebeneicher
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Karim Siebeneicher
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Watkins, Michael Alan, 1944-
contributor_str_mv Watkins, Michael Alan, 1944-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses - Letras
Multilinguismo
Psicolinguistica
Competencia e desempenho (Linguistica)
Letras
topic Teses - Letras
Multilinguismo
Psicolinguistica
Competencia e desempenho (Linguistica)
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Michael Alan Watkins
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-13T13:42:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-13T13:42:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27123
url https://hdl.handle.net/1884/27123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 207f. + anexos : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27123/1/R%20-%20T%20-%20KARIM%20SIEBENEICHER%20BRITO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e978229c7912ff9c4550ae59928c648
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860572052979712