A formação de professores de matemática no contexto das tecnologias digitais : desenvolvendo aplicativos educacionais movéis utilizando o software de programação App Inventor 2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/65803 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Marcelo Souza Motta |
id |
UFPR_f51291f1f8d09409ac802851092fa258 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65803 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Meredyk, FernandaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaMotta, Marcelo Souza (Matemático)2021-05-06T16:48:28Z2021-05-06T16:48:28Z2019https://hdl.handle.net/1884/65803Orientador: Prof. Dr. Marcelo Souza MottaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 29/11/2019Inclui referências: p.120-127Resumo: As tecnologias digitais móveis, a cada dia que passa, estão mais presentes nos ambientes coletivos, e transformam as relações humanas. Essas mídias chegam às escolas e, se usadas de maneira pedagógica, possibilitam a criação de ambientes mais dinâmicos e ativos para a construção dos conceitos matemáticos. Com a chegada das tecnologias digitais móveis, surge a necessidade da adaptação do saber tecnológico do docente a elas. Nesta perspectiva, surgiu como cenário da pesquisa, o desenvolvimento de um curso básico de programação de aplicativos educacionais móveis no software de programação App Inventor 2, com a finalidade de verificar quais as contribuições e limitações que este pode apresentar para a formação do professor de matemática. Sendo assim temos como questão norteadora: "Quais as contribuições que o desenvolvimento de aplicativos educacionais móveis utilizando o software de programação App Inventor 2, pode trazer para à formação de professores de matemática?". Temos como objetivos específicos analisar o desenvolvimento e/ou aprimoramento do saber tecnológico dos professores que realizaram o curso de formação; destacar algumas possibilidades de construção de aplicativos educacionais móveis no App Inventor 2. Para responder a questão levantada, bem como para atingir nossos objetivos, realizamos uma pesquisa qualitativa, sob o aspecto da pesquisa participante, tendo 09 sujeitos, licenciandos Matemática, pós-graduandos em Educação matemática, ou graduados de áreas afins, que realizaram a inscrição online para o curso. Inicialmente buscamos nos repositórios materiais que auxiliassem na fundamentação teórica desta pesquisa, partindo em seguida para a exploração do software de programação App Inventor 2 e para a construção dos aplicativos que seriam usados durante o curso de formação ofertado. Após o conhecimento das potencialidades do software organizamos e desenvolvemos o "Curso Básico do Software de Programação App Inventor 2: Desenvolvendo Aplicativos educacionais para o Ensino da Geometria" nas instalações da UTFPR campus Curitiba, com o intuito de constituir os dados da pesquisa. Como instrumentos metodológicos, utilizamos a aplicação de questionários, observações e anotações, gravações das apresentações e os arquivos dos aplicativos produzidos pelos participantes Os resultados da pesquisa indicam a existência de contribuições para a formação de professores de matemática, indicando uma remodelação dos saberes docentes, propostos por Tardif, com o intermédio das tecnologias digitais, e que foram nomeados nessa pesquisa por, saber tecnológico disciplinar, tecnológico curricular, tecnológico da formação profissional e tecnológico experiencial. PALAVRAS CHAVES Tecnologias Digitais Móveis; App Inventor 2; Formação de Professores de Matemática; Saber tecnológico.Abstract: Mobile digital technologies, as time goes by, are more present in collective environments, and transform human relationships. These medias reach schools and, if used in a pedagogical manner, enable the creation of more dynamic and active environments for the construction of mathematical concepts. With the arrival of mobile digital technologies, the need arises to adapt the teacher's technological knowledge to them. In this perspective, the development of a basic course of programming mobile educational applications in the App Inventor 2 software emerged as a research scenario, in order to verify the contributions and limitations that it can present to the mathematics teacher training. Therefore, we have as a guiding question: "What contributions can the development of mobile educational applications using the programming software App Inventor 2 bring to the training of mathematics teachers?". Our specific objectives are to analyze the development and or improvement of the technological knowledge of the teachers who took the training course; highlight some possibilities of building mobile educational applications in App Inventor 2. To answer the question raised, as well as to achieve our goals, we conducted a qualitative research, in the engaging research aspect, with 09 subjects, Mathematics graduates, postgraduate students in Mathematical education, or graduates from related fields, who have applied online for the course. Initially, we searched the repositories for materials that would help in the theoretical foundation of this research, starting with the exploration of App Inventor 2 programming software and the construction of applications that would be used during the offered training course. After learning about the potential of the software, we organized and developed the "App Inventor 2 Programming Software Basic Course: Developing Educational Applications for Geometry Teaching" at the UTFPR campus Curitiba facilities, with the purpose of constituting the research data. As methodological instruments, we used the application of questionnaires, observations and annotations, recordings of the presentations and the application files produced by the participants. The research results indicate the existence of contributions to the formation of mathematics teachers, revealing a remodeling of the teaching knowledge proposed by Tardif through digital technologies, that were named in this research by technological disciplinary knowledge, technological curriculum, technological professional training and experiential technological. KEYWORDS Mobile Digital Technologies; App Inventor 2; Mathematics Teacher Training; Technological knowledge1 arquivo (147 p.) : il. (algumas color.).application/pdfProfessores de matematica - FormaçãoAplicativos - Recursos eletrônicos de informaçãoMatemática - Estudo e ensinoMatemáticaA formação de professores de matemática no contexto das tecnologias digitais : desenvolvendo aplicativos educacionais movéis utilizando o software de programação App Inventor 2info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERNANDA MEREDYK.pdfapplication/pdf12198431https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65803/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20MEREDYK.pdfaec7ef09648ac0629747cf7c7709e5acMD51open access1884/658032021-05-06 13:48:28.197open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65803Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T16:48:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação de professores de matemática no contexto das tecnologias digitais : desenvolvendo aplicativos educacionais movéis utilizando o software de programação App Inventor 2 |
title |
A formação de professores de matemática no contexto das tecnologias digitais : desenvolvendo aplicativos educacionais movéis utilizando o software de programação App Inventor 2 |
spellingShingle |
A formação de professores de matemática no contexto das tecnologias digitais : desenvolvendo aplicativos educacionais movéis utilizando o software de programação App Inventor 2 Meredyk, Fernanda Professores de matematica - Formação Aplicativos - Recursos eletrônicos de informação Matemática - Estudo e ensino Matemática |
title_short |
A formação de professores de matemática no contexto das tecnologias digitais : desenvolvendo aplicativos educacionais movéis utilizando o software de programação App Inventor 2 |
title_full |
A formação de professores de matemática no contexto das tecnologias digitais : desenvolvendo aplicativos educacionais movéis utilizando o software de programação App Inventor 2 |
title_fullStr |
A formação de professores de matemática no contexto das tecnologias digitais : desenvolvendo aplicativos educacionais movéis utilizando o software de programação App Inventor 2 |
title_full_unstemmed |
A formação de professores de matemática no contexto das tecnologias digitais : desenvolvendo aplicativos educacionais movéis utilizando o software de programação App Inventor 2 |
title_sort |
A formação de professores de matemática no contexto das tecnologias digitais : desenvolvendo aplicativos educacionais movéis utilizando o software de programação App Inventor 2 |
author |
Meredyk, Fernanda |
author_facet |
Meredyk, Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meredyk, Fernanda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Motta, Marcelo Souza (Matemático) |
contributor_str_mv |
Motta, Marcelo Souza (Matemático) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de matematica - Formação Aplicativos - Recursos eletrônicos de informação Matemática - Estudo e ensino Matemática |
topic |
Professores de matematica - Formação Aplicativos - Recursos eletrônicos de informação Matemática - Estudo e ensino Matemática |
description |
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Souza Motta |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-06T16:48:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-06T16:48:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/65803 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/65803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (147 p.) : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65803/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20MEREDYK.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aec7ef09648ac0629747cf7c7709e5ac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898707398033408 |