A preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/63911 |
Resumo: | Orientadora: Zélia Milléo Pavão |
id |
UFPR_f73dac1376112c20a3847668228e615a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/63911 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Berg, Virginia Anne van denUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Zelia Milleo, 1928-20212022-08-22T19:25:27Z2022-08-22T19:25:27Z1983https://hdl.handle.net/1884/63911Orientadora: Zélia Milléo PavãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 152-155Resumo: Este trabalho resultou da experiência profissional junto a administração da educação pública, onde se pode observar que as mudanças de direcionamento político causam notáveis alterações na Política Educacional. A vivência dessa dinâmica proporcionou preocupações teórico-práticas no sentido do direcionamento do processo educacional, principalmente no que se refere a dimensão científico-filosófica. A educação tem sido excessivamente quantificada e fundamentada em pressupostos eminentemente técnico-pragmáticos e político-partidários. O debate educacional, notadamente nas últimas décadas, vem sendo abordado a partir de uma perspectiva critica porém unilateral, uma vez que os erros e falhas tendem a ser atribuídos, unicamente, ao modelo sócio-político-econômico de desenvolvimento adotado pelos países considerados capitalistas. Assim, as alternativas de solução propostas no campo educacional, caracterizam-se como predominantemente ideológicas, respondendo a interesses político-partidários. Resultam dai as divergências e antagonismos, sobrepondo o comprometimento político a competência profissional. Em decorrência, as decisões educacionais vinculam-se ao comprometimento político, onde as prioridades variam em função da alternância partidária e resultam, muitas vezes, no agravamento da realidade educacional. Sendo a educação um processo permanente de formação, considera-se fundamental que esse processo seja desenvolvido em função do equilíbrio entre a qualidade e a quantidade. Pode-se afirmar, portanto, que é necessário harmonizar o binômio ideologia-filosofia. O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre o problema da preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação. Nesse sentido realizou-se a análise crítica dos documentos que expressam as diretrizes de governo como um todo e, especificamente, a política educacional. Constatou-se que enquanto o Plano de Governo fundamenta-se numa Filosofia Social, as Diretrizes Setoriais de Educação revelam um posicionamento político-partidário. Há portanto antagonismo entre as propostas, embora ambas pretendam uma efetiva democratização. A partir dessa constatação argumenta-se a necessidade de estabelecer um posicionamento supra-ideológico, fundamentado no binômio ciência-filosofia. Entende-se que a democracia não é um "sistema de ideias" mas, antes de tudo, um processo que não se impõe e que se constrói no dia a dia. A democracia não se constrói mecanicamente por ser um processo qualitativo. A democracia, segundo a Ministra de Educação Esther de Figueiredo Ferraz, e um estado de espírito. É portanto suscetível às limitações que determinam a ação do homem. O próprio homem estabelece essas limitações, a partir do momento em que define seus interesses e aspirações . Finalmente, apresentam-se propostas para debate tendo em vista que não se acredita em soluções unicamente político-partidárias mas, em alternativas a serem criadas a partir do exercício da crítica e da auto-crítica, mediante vim posicionamento supra-ideológico numa visão pluralista e ecumênica.155 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação - FilosofiaTesesEducaçãoA preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - VIRGINIA ANNE VON DEN BERG.pdfapplication/pdf132089178https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63911/1/D%20-%20VIRGINIA%20ANNE%20VON%20DEN%20BERG.pdf9a2921b92531d15142ec8919093e16c7MD51open access1884/639112022-08-22 16:25:27.726open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63911Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-22T19:25:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação |
title |
A preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação |
spellingShingle |
A preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação Berg, Virginia Anne van den Educação - Filosofia Teses Educação |
title_short |
A preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação |
title_full |
A preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação |
title_fullStr |
A preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação |
title_full_unstemmed |
A preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação |
title_sort |
A preponderância da ideologia como possível causa da degenerescência da filosofia na educação |
author |
Berg, Virginia Anne van den |
author_facet |
Berg, Virginia Anne van den |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berg, Virginia Anne van den |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 |
contributor_str_mv |
Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Filosofia Teses Educação |
topic |
Educação - Filosofia Teses Educação |
description |
Orientadora: Zélia Milléo Pavão |
publishDate |
1983 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1983 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-22T19:25:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-22T19:25:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/63911 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/63911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
155 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63911/1/D%20-%20VIRGINIA%20ANNE%20VON%20DEN%20BERG.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a2921b92531d15142ec8919093e16c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898882380201984 |