Programa de Aceleração de Estudos : implantação, experiência e perspectivas nas escolas da rede pública estadual do Paraná
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53810 |
Resumo: | Orientadora : Profa. Ma Clarice Martins de Souza Batista |
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Jeremias, Sandra Maria FerreiraBatista, Clarice Martins de SouzaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-08T12:53:45Z2020-01-08T12:53:45Z2016https://hdl.handle.net/1884/53810Orientadora : Profa. Ma Clarice Martins de Souza BatistaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo propõe expor as possibilidades de acertos e erros em relação a implantação do Programa de Aceleração de Estudos introduzido nas escolas da Estaduais do Paraná no ano de 2015, trata de uma Política Pública que visa o avanço do aluno que apresenta atraso escolar. A pesquisa foi desenvolvida com professores, alunos e pedagogos de três Escolas da Rede Pública Estadual. De acordo com a Secretaria de Educação, foi uma estratégia de enfrentamento de combate ao fracasso escolar em relação ao problema de distorção/idade/ano. O PAE é uma Política Pública destinada a um público diversificado de alunos que apresentam dificuldade acentuada de aprendizagem, histórico de repetência e evasão escolar. Tais alunos pertencem aos grupos socialmente desfavorecido em consequência da situação de desigualdade social e da controvérsia das Políticas Públicas. Neste ínterim o acesso a educação escolar é um dos meios que se pode reverter a situação de exclusão social se fazendo necessário repensar a educação atendendo as especificidades. O PAE oferta atendimento a alunos matriculados no 6º e 8º Ano do Ensino Fundamental tendo a possibilidade de avançar os estudos em até dois anos. O interesse pelo tema de pesquisa surgiu em virtude de a professora pesquisadora acompanhar uma turma de Aceleração de Estudos de 8º Ano do Ensino Fundamental como pedagoga e mediante os desafios deparados surgiu a necessidade da busca de soluções que fortalecesse a ação. No intuito de ampliar o debate e ter uma visão mais abrangente a pesquisa foi aplicada em três escolas, sendo que duas escolas pertencem a Núcleos Regionais diferentes. A análise de dados foi feita a partir da percepção dos professores e pedagogos que atenderam as turmas de Aceleração de Estudos, os quais foram protagonistas da ação. A pesquisa buscou retratar a visão dos educadores considerando os aspectos positivos e as dificuldades encontradas ao longo da implantação do programa. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e os dados foram colhidos por meio de aplicação de questionários. De acordo com os resultados apresentados de modo geral o programa contribuiu para a reintegração dos alunos no percurso regular.33 p. : il.application/pdfAceleração da aprendizagemInovações educacionaisPrograma de Aceleração de Estudos : implantação, experiência e perspectivas nas escolas da rede pública estadual do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SANDRA MARIA FERREIRA JEREMIAS.pdfapplication/pdf859506https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53810/1/R%20-%20E%20-%20SANDRA%20MARIA%20FERREIRA%20JEREMIAS.pdf6a25bc29dad92a9a365fbe1c50a465a9MD51open access1884/538102020-01-08 09:53:45.31open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53810Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-08T12:53:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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