Configurações e reconfigurações da canção brasileira (do final do Séc.XVIII à década de 1930).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Judson Gonçalves de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/30376
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Luís Camargo Bueno
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spelling Lima, Judson Gonçalves deCamargo, Luis Gonçales Bueno de, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-05-27T16:08:28Z2020-05-27T16:08:28Z2013https://hdl.handle.net/1884/30376Orientador: Prof. Dr. Luís Camargo BuenoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 20/05/2013Bibliografia: fls. 168-173Área de concentração: Estudos literáriosResumo: Esta tese se desenvolveu em torno da ideia central de que a canção brasileira não foi formatada pela indústria cultural moderna, como comumente faz parecer a demarcação do início de sua tradição juntamente com a atuação da indústria fonográfica, no início do século XX, mas que apresenta uma configuração complexa baseada em uma estrutura melódico-textual-performática que veio se desenvolvendo desde, pelo menos, o final do século XVIII e em torno da qual se configurou uma tradição. A partir de um resgate histórico (do final do século XVIII à década de 1930) das principais musicalidades e "cancionalidades" que participaram da formação da canção brasileira, tentamos mostrar que uma grande variedade de gêneros está inscrita em sua base e que o samba foi formado da síntese de outros gêneros representativos na virada do século XIX para o século XX. No levantamento do universo cancional das primeiras décadas do século XX ganharam destaque os catálogos da Casa Edison, por meio dos quais tentamos acompanhar o desaparecimento de alguns gêneros e o surgimento de outros. Em seguida, partindo da metáfora proposta por José Miguel Wisnik de que a canção é uma "rede de recados", tentamos mostrar que a canção é um objeto com alta capacidade de comunicação, o que, em parte, explica sua apropriação por parte do mercado de discos. Finalmente, baseado numa série de conceitos elaborados por Paul Zumthor, propusemos o conceito de voz-melodia para tentar pensar numa configuração "essencial" em torno da qual se formou a tradição da canção brasileira.Abstract: The present thesis was conceived considering that the Brazilian song was not shaped by the modern culture industry, as it commonly appears to be due to the starting point of its tradition along with the phonographic industry, in the beginning of the 20th century. Instead it presents a complex configuration based on a melodic, textual and performative structure which was being developed since, at least, the end of 18th century and from that point on has configured into a tradition. Starting from a historic review (from the end of XVIII century until the 1930's) of the main musical and song trends which were part of the Brazilian song formation, we try to show that a great variety of genres is inscribed in its basis and that the "samba" was made up by the synthesis of other representative genres during the turn from XIX to XX century. In the research regarding the song universe from the first decades of the 20th century, the catalogues of Casa Edison were remarkable, through which we tried to follow the disappearance of some genres and the rise of others. After that, starting from the metaphor proposed by José Miguel Wisnik that the song is a "net of messages" we try to show that the song is an object with high capacity of communication, what partially explains its appropriation by the musical market. Finally, based on some concepts conceived by Paul Zumthor, we propose the concept of "voice-melody" [voz-melodia] to try to think of an "essential" configuration from which the Brazilian song tradition was formed.176f. : il. , grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTeses - LetrasMúsica brasileiraIndústria musicalLetrasConfigurações e reconfigurações da canção brasileira (do final do Séc.XVIII à década de 1930).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JUDSON GONCALVES DE LIMA.pdfapplication/pdf5419743https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30376/1/R%20-%20T%20-%20JUDSON%20GONCALVES%20DE%20LIMA.pdf574780fc28e2eab0cb36e0b503e202e2MD51open accessTEXTR - T - JUDSON GONCALVES DE LIMA.pdf.txtExtracted Texttext/plain442844https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30376/2/R%20-%20T%20-%20JUDSON%20GONCALVES%20DE%20LIMA.pdf.txt8f157ddfbeb3672008ec9f47479bc4a7MD52open accessTHUMBNAILR - T - JUDSON GONCALVES DE LIMA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30376/3/R%20-%20T%20-%20JUDSON%20GONCALVES%20DE%20LIMA.pdf.jpg45d42324869a3925aebb4344d07f925eMD53open access1884/303762020-05-27 13:08:28.213open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30376Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-27T16:08:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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