O caso Google Shopping : a defesa da concorrência na economia digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Griebeler, Patricia, 1991-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76659
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Vinicius Klein
id UFPR_fa04dd43dc2782e1c18012081a3cc636
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76659
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Griebeler, Patricia, 1991-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências EconômicasKlein, Vinícius, 1978-2022-06-29T20:04:26Z2022-06-29T20:04:26Z2021https://hdl.handle.net/1884/76659Orientador: Prof. Dr. Vinicius KleinMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasInclui referênciasResumo : O autofavorecimento é uma conduta anticompetitiva na qual, por meio da dominância em dado mercado à montante, uma empresa passa a explorar o mercado à jusante, alavancando um produto próprio. Essa conduta foi praticada por Google, quando lançou o Google Shopping. Por meio de sua posição de dominância no mercado de buscas genérico, passou a demover os competidores no mercado de comparação de compras dos principais resultados de busca genérica e a apresentar sua estrutura de comparação de compras com destaque. A conduta foi potencializada pelo poder de mercado e pelos vieses comportamentais dos consumidores. A Comissão Europeia iniciou uma investigação e condenou a empresa pela conduta. De modo semelhante, empresas brasileiras apresentaram representações ao CADE, requerendo uma investigação. Essa ocorreu e, embora o CADE tenha identificado a conduta anticompetitiva, concluiu pela ausência de prejuízo, argumentando ser uma inovação da própria plataforma que beneficiou os usuários. Embora o Google apresente produtos inovadores, no caso Google Shopping a alegada inovação aparenta ser meramente predatória. Esse trabalho visa a compreender as diferenças entre as decisões da Comissão Europeia e do CADE. Para esse fim, utiliza-se a análise qualitativa para identificar as características das plataformas de múltiplos lados e as mudanças na defesa da concorrência, quando aplicada à economia digital. Observa-se que plataformas de múltiplos lados tendem a gerar mercados concentrados, porque a dinâmica competitiva favorece estratégias de precificação que priorizam o crescimento ao lucro. Nesse sentido, empresas visam a alcançar massa crítica, que representa uma barreira à entrada e à expansão de competidores, reforçando a dominância. Conclui-se que a conduta de autofavorecimento num contexto de posição dominante deveria ser barrada sem hesitação, especialmente quanto a um improvável falso positivo.1 recurso online : PDF.application/pdfGoogle (Firma)ConcorrênciaComércio eletrônicoO caso Google Shopping : a defesa da concorrência na economia digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPATRICIA_GRIEBELER.pdfapplication/pdf1821883https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76659/1/PATRICIA_GRIEBELER.pdf1f7fca4e103577378f89b6564bb713a4MD51open access1884/766592022-06-29 17:04:26.191open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76659Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-29T20:04:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O caso Google Shopping : a defesa da concorrência na economia digital
title O caso Google Shopping : a defesa da concorrência na economia digital
spellingShingle O caso Google Shopping : a defesa da concorrência na economia digital
Griebeler, Patricia, 1991-
Google (Firma)
Concorrência
Comércio eletrônico
title_short O caso Google Shopping : a defesa da concorrência na economia digital
title_full O caso Google Shopping : a defesa da concorrência na economia digital
title_fullStr O caso Google Shopping : a defesa da concorrência na economia digital
title_full_unstemmed O caso Google Shopping : a defesa da concorrência na economia digital
title_sort O caso Google Shopping : a defesa da concorrência na economia digital
author Griebeler, Patricia, 1991-
author_facet Griebeler, Patricia, 1991-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Griebeler, Patricia, 1991-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klein, Vinícius, 1978-
contributor_str_mv Klein, Vinícius, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Google (Firma)
Concorrência
Comércio eletrônico
topic Google (Firma)
Concorrência
Comércio eletrônico
description Orientador: Prof. Dr. Vinicius Klein
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-29T20:04:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-29T20:04:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76659
url https://hdl.handle.net/1884/76659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76659/1/PATRICIA_GRIEBELER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f7fca4e103577378f89b6564bb713a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699226427195392