Promoção em saúde no ensino de filosofia : a teoria do conhecimento na higienização das mãos como prevenção de doenças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vurobi, Fabiane Cristina Wiecheteck
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59535
Resumo: Orientadora : MSc Magda Ribas Pinto
id UFPR_fa5e66891ec9f4f16f4f6806d4f7918c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59535
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Vurobi, Fabiane Cristina WiecheteckPinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling RibasUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio2020-03-05T17:59:53Z2020-03-05T17:59:53Z2019https://hdl.handle.net/1884/59535Orientadora : MSc Magda Ribas PintoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e MédioInclui referênciasResumo : O OBJETIVO do estudo é promover a higienização das mãos na disciplina de Filosofia, demonstrar como a disciplina de Filosofia pode contribuir na promoção em saúde; mostrar a importância da Filosofia dentro da área de biológicas, correlacionar a disciplina com a Higienização das mãos e a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento, evidenciando a importância da higienização das mãos para os alunos do Ensino Médio, de modo a incentivar a adesão às práticas de higienização das mãos. Trata-se de um projeto de intervenção implementada a participação dos alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola publica no município de Ponta Grossa, Pr, no mês de setembro de 2018. A METODOLOGIA constituiu-se em um projeto de intervenção contou com duas fases: 1ª Fase: Apresentação teórica do tema higienização das mãos e da Teoria do Conhecimento para mostrar as diferentes formas de conhecimento, instigar o pensar do aluno perante a prática e promover a higienização das mãos na disciplina de Filosofia. Utilizou-se como estratégia didática uma aula expositiva, tendo como material de apoio artigos e manuais que abordassem sobre o tema para o embasamento teórico e filosófico a respeito da "Teoria do Conhecimento" e "Higienização das Mãos". 2ª Fase: Atividade prática utilizando a "caixa de luz negra" cujo objetivo foi correlacionar e demonstrar o tema com a Teoria do Conhecimento com a disciplina de filosofia e a sua contribuição na promoção da saúde. Os RESULTADOS obtidos com a implementação do projeto foram demonstrar como a disciplina pode contribuir na promoção em saúde, mostrar e evidenciar a importância da Filosofia dentro da área de biológicas e aos alunos do ensino médio, bem como incentivar a adesão a pratica de higienização das mãos. CONCLUSÃO: O projeto implementado foi de grande relevância para a comunidade escolar, pois tiveram a oportunidade de correlacionar o conhecimento cientifico com a higienização das mãos na disciplina de Filosofia. Os alunos participaram de forma ativa com as atividades propostas, com diálogos reflexivos e interação entre os colegas, além de aumentarem seus conhecimentos a respeito do tema abordado. Faltam pesquisas e artigos que abordem da higienização das mãos dentro das escolas, bem como instigar o pensar do aluno diante das varias formas de conhecimento. A higienização das mãos é extremamente necessária para proporcionar uma qualidade de vida, pois é um método simples e eficaz. Além disso, esse trabalho demonstrou que é possível correlacionar às áreas de ciências humanas e ciências biológicas, de modo a incentivar o pensar do aluno.25 p. : il., color.application/pdfHigieneMãosFilosofiaTeoria do conhecimentoPromoção em saúde no ensino de filosofia : a teoria do conhecimento na higienização das mãos como prevenção de doençasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - FABIANE CRISTINA WIECHETECK VUROBI.pdfapplication/pdf813177https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59535/1/R%20-%20E%20-%20FABIANE%20CRISTINA%20WIECHETECK%20VUROBI.pdf0658675816d46fcdcd77c30065a7fb8aMD51open access1884/595352020-03-05 14:59:53.806open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59535Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-03-05T17:59:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Promoção em saúde no ensino de filosofia : a teoria do conhecimento na higienização das mãos como prevenção de doenças
title Promoção em saúde no ensino de filosofia : a teoria do conhecimento na higienização das mãos como prevenção de doenças
spellingShingle Promoção em saúde no ensino de filosofia : a teoria do conhecimento na higienização das mãos como prevenção de doenças
Vurobi, Fabiane Cristina Wiecheteck
Higiene
Mãos
Filosofia
Teoria do conhecimento
title_short Promoção em saúde no ensino de filosofia : a teoria do conhecimento na higienização das mãos como prevenção de doenças
title_full Promoção em saúde no ensino de filosofia : a teoria do conhecimento na higienização das mãos como prevenção de doenças
title_fullStr Promoção em saúde no ensino de filosofia : a teoria do conhecimento na higienização das mãos como prevenção de doenças
title_full_unstemmed Promoção em saúde no ensino de filosofia : a teoria do conhecimento na higienização das mãos como prevenção de doenças
title_sort Promoção em saúde no ensino de filosofia : a teoria do conhecimento na higienização das mãos como prevenção de doenças
author Vurobi, Fabiane Cristina Wiecheteck
author_facet Vurobi, Fabiane Cristina Wiecheteck
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribas
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Vurobi, Fabiane Cristina Wiecheteck
dc.subject.por.fl_str_mv Higiene
Mãos
Filosofia
Teoria do conhecimento
topic Higiene
Mãos
Filosofia
Teoria do conhecimento
description Orientadora : MSc Magda Ribas Pinto
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-05T17:59:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-05T17:59:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59535
url https://hdl.handle.net/1884/59535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25 p. : il., color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59535/1/R%20-%20E%20-%20FABIANE%20CRISTINA%20WIECHETECK%20VUROBI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0658675816d46fcdcd77c30065a7fb8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860911297724416