Modelo de transição sociotécnica de veículos a combustão para elétricos : estudo global e sua reprodução no cenário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Fernando Zelak Leite
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80569
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Farley Simon Mendes Nobre
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e DecisãoNobre, Farley Simon, 1971-Bastos, Fernando Zelak Leite2023-01-17T13:27:30Z2023-01-17T13:27:30Z2022https://hdl.handle.net/1884/80569Orientador: Prof. Dr. Farley Simon Mendes NobreDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão. Defesa : Curitiba, 21/09/2022Inclui referênciasResumo: Esta dissertação objetiva compreender como os fatores sociotécnicos influenciam a transição de veículos a combustão para elétricos em um contexto global e como se reproduzem no Brasil. O trabalho se difere de outros já publicados porque busca agrupar fatores sociotécnicos identificados em diferentes regiões geográficas e utilizá-los como ponto de partida em Estudo de Caso no Brasil. Trabalhos já publicados tendem a pesquisar fatores sociotécnicos específicos de determinada região, portando se provocou a necessidade de organizar as conclusões já obtidas. Notou-se também uma ausência de pesquisas sobre a transição sociotécnica para veículos elétricos (VE) no contexto de países emergentes, motivando-se a pesquisa sobre o cenário sociotécnico brasileiro. Utilizou-se como fundamentação teórica os conceitos de Transição Sociotécnica Sustentável sob a Perspectiva Multinível. Aplicou-se o método de Revisão Integrativa (RI) com a finalidade de identificar fatores sociotécnicos na literatura internacional e, em seguida, conduziu-se Estudo de Caso para construir o contexto envolvendo o Brasil. Na RI foram selecionados artigos com o auxílio das bases Scopus e Web of Science, resultando-se em um total de 56 artigos, em que, após aplicar critérios de seleção, reduziu-se para 36 artigos finais para leitura integral e análise de conteúdo. No estudo de caso, realizou-se quatro entrevistas semiestruturadas com especialistas atuantes na indústria automotiva brasileira e pesquisa documental associados a organizações relevantes à transição para VEs no Brasil, como Associação Brasileira de Veículos Elétricos e materiais de publicidade das montadoras líderes em vendas de VE no país. Após coleta dos dados realizou-se análise de conteúdo para sintetizá-los. Como resultado da RI, elaborou-se uma tabela contendo cinco categorias de fatores sociotécnicos que podem influenciar positivamente e/ou negativamente a transição. Em seguida, aprofundou-se discussões e propôs-se um modelo de transição sociotécnica para VE contendo os fatores e suas interações. Com base nesse modelo, derivou-se quatro proposições que sintetizam a conjuntura para uma transição sustentável. O modelo e proposições resultantes da RI formaram a base do planejamento do estudo de caso, em que, após análise de conteúdo das entrevistas e dos documentos selecionados, derivou-se um modelo de transição específico ao cenário brasileiro. Finalmente analisou-se as semelhanças e diferenças entre o modelo de transição global (RI) e brasileiro (estudo de caso), sugerindo-se a aceitação de uma proposição, adequação de duas e rejeição da última. O estudo contribui ao propor um modelo de transição mais amplo, que pode ser utilizado como ponto de partida de estudos futuros em países emergentes, pois compreende a integração de fatores sociotécnicos anteriormente estudados em regiões geográficas específicas, diluindo-se a representatividade de fatores locais. O trabalho também contribui ao pesquisar o contexto de transição no Brasil e assim sugerir dois possíveis caminhos para transição no país. Com objetivo de trilhar o segundo caminho, com maiores benefícios sociais e econômicos, a dissertação contribui com a proposta de três políticas públicas possíveis de serem adotadas pelo estado brasileiro. Adicionalmente, apresenta-se abertura de novas perspectivas de estudos futuros sobre o tema em questão.Abstract: This essay has the objective to understand how socio-technical factors influence the transition from combustion vehicles to electrical in a global environment and how it reproduces in Brazil. The research differs from others already published because it looks to group socio-technical factors already identified in different geographical regions and use them as starting point to a study case in Brazil. Published articles use to research specific socio-technical factors in a chosen region, so justifies the need to organize its conclusions. Has been noted also the absence of researches about transition for electrical vehicles (EV) in emerging economies, motivating the study regarding Brazil socio-technical environment. Theorical background was supported by the concepts of Sustainable Socio-Technical Transition under the Multi-Level Perspective. Integrative Review (IR) was applied as method to identify socio-technical factors in international literature and then, a Case Study was done to determine the environment in Brazil. The IR selected 56 articles, which after the application of selection criteria, 36 articles have been fully read for content analysis. The case study included four semi structured interviews with specialists in the Brazilian automotive industry and documents associated with organizations important to EV transition in Brazil, such as Brazil Electrical Vehicle Association and publicity material from leading automotive companies in EV sales. After data collection, a content analysis was applied in order to synthesize results. The IR resulted in a table with five socio-technical factors that can influence the transition positively and/or negatively. Thus, the essay proposes a socio-technical transition model towards EV, which includes the five factor and their interactions. Supported in this model, derived four propositions that synthesizes the Global environment for a sustainable transition. The model and propositions resulted from the IR were used as starting point to the case study planning, which after interviews and selected documents content analysis, derived a model specific to Brazilian environment. Finally, the differences and similarities regarding the Global transition model (IR) and the Brazilian model (case study) were evaluated, suggesting the acceptability of one proposition, adjustments in two, and rejection of the last one. The essay contributes as proposes a wider transition model that can be used as starting point for future studies in emerging economies, because it combines socio-technical factors previously found on researches in specific geographical regions, diluting the importance of local factors. The work contributes also with the Brazilian transition environment model and by proposing two transition pathways for the transition in the country. With the goal to follow the second pathway, which would have greater social and economic benefits, the essay contributes with three public policies that can be adopted by the Brazilian authorities. Additionally, proposes new perspectives for future research regarding socio-technical transition towards EV.1 recurso online : PDF.application/pdfVeiculos eletricosIndústria automobilística - BrasilAdministração de EmpresasModelo de transição sociotécnica de veículos a combustão para elétricos : estudo global e sua reprodução no cenário brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERNANDO ZELAK LEITE BASTOS.pdfapplication/pdf3039291https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80569/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDO%20ZELAK%20LEITE%20BASTOS.pdf83564dba723fe48c91126039cef6332bMD51open access1884/805692023-01-17 10:27:30.172open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80569Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-17T13:27:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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