A educação das relações étnico-raciais na formação de professores/as da educação infantil no Município de Curitiba (2010-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Carolina da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/48572
Resumo: Orientadora: Profª Drª Lucimar Rosa Dias
id UFPR_fb86ccd3efc0d9310a12f8ef4ce50cdb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/48572
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Flávia Carolina daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoDias, Lucimar Rosa, 1966-2022-08-23T18:11:05Z2022-08-23T18:11:05Z2016https://hdl.handle.net/1884/48572Orientadora: Profª Drª Lucimar Rosa DiasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/03/2016Inclui referências : f. 175-186Resumo: Este trabalho teve como tema a formação de professores/as da Educação Infantil (EI) realizada pela Secretaria Municipal de Educação Curitiba (SME) e a educação das relações étnico-raciais (ERER) na EI. O objeto de Estudo foram às ações formativas realizadas pela SME no período de 2010 a 2015. Com o intuito de averiguar em que medida a política de formação continuada cumpria as determinações legais oriundas das legislações educacionais que tratam da ERER, especialmente as decorrentes do Art. 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica, inclusive da Educação Infantil. Para apreender o que se pretendia, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com base em referenciais teóricos que amparassem as discussões de formação de professores/as e promoção da igualdade racial, entendendo-as como dimensões da política pública sob responsabilidade do Estado. Nesse sentido nos pautamos para a compreensão do objeto nos/as autores/as Dias (2007), Gomes (2011), Theodoro (2013), Silva Jr. (2012), Sarmento e Pinto (1997), Garcia (2009). Foram realizadas entrevistas com duas técnicas do Departamento de Educação Infantil (EEI) da SME; uma atuava como gerente da EI e a outra era responsável por proporcionar atividades formativas nesse campo. Também entrevistamos duas professoras que trabalhavam na Rede Municipal de Educação e participaram de diferentes atividades formativas em torno da ERER. Além disso, consultamos os bancos das atividades formativas, da SME, do período investigado. Ao final da pesquisa concluiu-se que a SME não vem cumprindo a legislação referida, pois as atividades formativas de ERER na EI foram pontuais e com pouca oferta, considerando o quadro efetivo da RME. No entanto constatou-se que as poucas ofertas instigaram professores/as e gestores/as da EI incentivando-os/as a pensarem sobre a temática e mobilizando-os/as a trabalhar com a ERER. No caso das professoras, elas sentiram-se fortalecidas a desenvolver práticas que contemplem a ERER, corroborando para a desconstrução de práticas discriminatórias. Nesta direção a pesquisa aponta a urgente necessidade da SME cumprir sua tarefa institucional no desenvolvimento de políticas públicas de formação continuada que incluam a ERER de maneira contínua, como prevê as legislações brasileiras, no intuito de garantir a todas as crianças o pleno desenvolvimento e uma educação igualitária. Palavras-chave: Formação de professores. Políticas Educacionais. Educação Infantil. Educação das Relações Étnico-raciais.Abstract: The theme of this research is the continued training of childhood education teachers, which is conducted by the Municipal Department of Education of Curitiba (SME) and by the education for ethnic-racial relations (ERER). The object of this study were the training activities held by SME between 2010 and 2015, which intended to verify how much the continuing education policy was following the legal requirements held in the educational legislation that deals with ERER, especially the ones held in the Art. 26 - Law of Directives and Bases of Education (amended by Law 10,639 / 03) and in the National Curriculum Guidelines for Childhood Education, which determined the mandatory inclusion of the teaching of Afro-Brazilian History and Culture in the curriculum for both primary and secondary education, including Childhood Education. In order to understand what was intended, a qualitative research was developed, based on theoretical frameworks, to give support to discussions about training of teachers and the promotion of racial equality, considering them as two dimensions of public policy under the State's responsibility. In this sense, we base our understanding of the object in Dias (2007), Gomes (2011), Theodoro (2013), Silva Jr. (2012), Sarmento and Pinto (1997), Garcia (2009). Interviews were taken with two technicians of SME, the first is a manager at the Children Education Department, and the second works at the department of Childhood Education and is responsible for providing trainings in education. We also interviewed two teachers who work in different childhood education centers and participated in formation courses offered by SME about ERER. In addition, we consulted SME's database about the offering of continuing education during the time in question. At the end of the study, it was concluded that the SME is not complying with the legislation, because the activities offered by ERER in kindergartens were few and counted with a reduced number of teachers. However, it was also possible to observe that the few offers instigated childhood education teachers and managers to think about the subject and they were mobilized to work with ERER. Teachers felt strengthened and began to develop educational practices about the subject with children, helping to deconstruct discriminatory conceptions, as they realized that their actions in the educational environment have strengthened the identity of black children in a positive way. The research points to an urgent need for SME to accomplish the institutional task in the development of public policies regarding further education including the ERER as a continuous part of training activities, as it is provided for in the law, as to ensure full development an equal education to all children. Keywords: Training of teachers. Education policies. Childhood education. Ethnic and racial relations.217 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducação - FormaçãoEducação e EstadoEducação de criançasA educação das relações étnico-raciais na formação de professores/as da educação infantil no Município de Curitiba (2010-2015)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FLAVIA CAROLINA DA SILVA.pdfapplication/pdf2399919https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48572/1/R%20-%20D%20-%20FLAVIA%20CAROLINA%20DA%20SILVA.pdf9f56b94593cb9cde7775d8132cbbb35bMD51open access1884/485722022-08-23 15:11:05.362open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/48572Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-23T18:11:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação das relações étnico-raciais na formação de professores/as da educação infantil no Município de Curitiba (2010-2015)
title A educação das relações étnico-raciais na formação de professores/as da educação infantil no Município de Curitiba (2010-2015)
spellingShingle A educação das relações étnico-raciais na formação de professores/as da educação infantil no Município de Curitiba (2010-2015)
Silva, Flávia Carolina da
Educação
Educação - Formação
Educação e Estado
Educação de crianças
title_short A educação das relações étnico-raciais na formação de professores/as da educação infantil no Município de Curitiba (2010-2015)
title_full A educação das relações étnico-raciais na formação de professores/as da educação infantil no Município de Curitiba (2010-2015)
title_fullStr A educação das relações étnico-raciais na formação de professores/as da educação infantil no Município de Curitiba (2010-2015)
title_full_unstemmed A educação das relações étnico-raciais na formação de professores/as da educação infantil no Município de Curitiba (2010-2015)
title_sort A educação das relações étnico-raciais na formação de professores/as da educação infantil no Município de Curitiba (2010-2015)
author Silva, Flávia Carolina da
author_facet Silva, Flávia Carolina da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávia Carolina da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Lucimar Rosa, 1966-
contributor_str_mv Dias, Lucimar Rosa, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Formação
Educação e Estado
Educação de crianças
topic Educação
Educação - Formação
Educação e Estado
Educação de crianças
description Orientadora: Profª Drª Lucimar Rosa Dias
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-23T18:11:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-23T18:11:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/48572
url https://hdl.handle.net/1884/48572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 217 f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/48572/1/R%20-%20D%20-%20FLAVIA%20CAROLINA%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f56b94593cb9cde7775d8132cbbb35b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898724421664768