Gestão escolar democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68363 |
Resumo: | Orientadora : Diana Cristina de Abreu |
id |
UFPR_fc06bf1daf93b02a0008989bf13c677b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68363 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Rogenski, Elvira M. MoserAbreu, Diana Cristina deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar2021-01-18T14:30:28Z2021-01-18T14:30:28Z2010https://hdl.handle.net/1884/68363Orientadora : Diana Cristina de AbreuMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão EscolarResumo: Este artigo aborda o quanto é importante o papel do gestor escolar, no que se refere â teoria e prática, e a sua competência face aos desafios e mudanças na educação. A realização deste artigo enfatiza o compromisso e o desafio de se implantar uma gestão verdadeiramente democrática nas escolas públicas. Contextualizamos a nossa justificativa, o porquê de nossa pesquisa, o método que utilizamos que uma abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Buscamos destacar o conceito de gestão democrática e suas concepções teóricas, fazendo uma abordagem sobre a democracia dentro do ambiente escolar, não deixando de ressaltar a importância do planejamento participativo e a construção do projeto pedagógico como instrumento de grande importância para a melhoria do processo ensino-aprendizado do educando. A implantação da gestão democrática na escola Guia Lopes, na qual sou diretora, ainda é uma realidade muito distante, em virtude das muitas contradições encontradas. Concluímos que a partir do momento em que a escola abrir as portas a participação dos sujeitos na elaboração de suas ações, efetiva-se na prática da gestão democrática. Concebida como perspectiva de promover a inclusão, a gestão democrática propõe dar uma nova em face de escola, a qual possa refletir quem são os sujeitos que está no interior de seu contexto, por meio do respeito e do exercício da tolerância na diversidade sóciocultural, e assim proporcionar oportunidades iguais na sociedade brasileira.[23 f.].application/pdfGestão democráticaAmbiente escolarGestão escolar democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - ELVIRA M MOSER ROGENSKI.pdfapplication/pdf191859https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68363/1/E%20-%20ELVIRA%20M%20MOSER%20ROGENSKI.pdf1ab8f6ec578c44cc0c049734fb3cefa2MD51open access1884/683632021-01-18 11:30:28.719open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68363Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-18T14:30:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão escolar democrática |
title |
Gestão escolar democrática |
spellingShingle |
Gestão escolar democrática Rogenski, Elvira M. Moser Gestão democrática Ambiente escolar |
title_short |
Gestão escolar democrática |
title_full |
Gestão escolar democrática |
title_fullStr |
Gestão escolar democrática |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar democrática |
title_sort |
Gestão escolar democrática |
author |
Rogenski, Elvira M. Moser |
author_facet |
Rogenski, Elvira M. Moser |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Abreu, Diana Cristina de Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rogenski, Elvira M. Moser |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Ambiente escolar |
topic |
Gestão democrática Ambiente escolar |
description |
Orientadora : Diana Cristina de Abreu |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-18T14:30:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-18T14:30:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68363 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
[23 f.]. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68363/1/E%20-%20ELVIRA%20M%20MOSER%20ROGENSKI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ab8f6ec578c44cc0c049734fb3cefa2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898749589585920 |