Pesquisando a aplicabilidade das metodologias ativas e sua contribuição para o ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eidam, Érica de Fátima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54485
Resumo: Orientadora : Janice Mendes da Silva
id UFPR_fc4ec9a08a9c53d1a766a16068b42bf9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54485
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Eidam, Érica de FátimaSilva, Janice Mendes daUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-07T17:34:37Z2020-01-07T17:34:37Z2016https://hdl.handle.net/1884/54485Orientadora : Janice Mendes da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Promover a reflexão sobre a aplicabilidade das Metodologias Ativas e sua contribuição para a Educação Básica, é o objetivo desta pesquisa, por meio do levantamento das possibilidades de educar na sociedade contemporânea. Este trabalho visa favorecer experiências inovadoras no âmbito das Escolas Estaduais. As fundamentações têm por orientação a linha de pesquisa Crítico Superadora de Paulo Freire e os procedimentos metodológicos se efetivaram por meio da pesquisa bibliográfica descritiva, com característica etnográfica, segundo a visão de Fazenda (2002). A metodologia desta pesquisa contempla ainda, o uso de questionários aplicados à trinta (30) professores atuantes em três Instituições da Rede Estadual do Município de Ponta Grossa. Assim a investigação se manifesta enquanto pesquisa de campo, mediante conteúdo quantitativo e qualitativo. Os materiais coletados permitiram a elaboração conclusiva e reflexão sobre as possibilidades e contribuição das Metodologias Ativas aplicadas junto à Educação Básica, com apresentação dos resultados em gráficos demonstrativos contendo os percentuais e a representatividade de cada questão. Salienta-se que os índices apresentam um percentual satisfatório entre os professores que conhecem e aprovam as Metodologias Ativas, mediante resultados positivos já obtidos em sua atuação profissional. Considera-se que educandos e educadores devam estar aptos ao convívio com novas tecnologias, com indicação quanto à necessidade de aperfeiçoamento efetivo, mediante ação governamental. Ao concluir, espera-se que o olhar voltado para a aprendizagem significativa atinja professores e órgãos governamentais da Rede Estadual em prol da qualidade da educação.27 p. : il.application/pdfEnsino - MetodologiaPratica de ensinoPesquisando a aplicabilidade das metodologias ativas e sua contribuição para o ensino aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ERICA DE FATIMA EIDAM.pdfapplication/pdf783723https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54485/1/R%20-%20E%20-%20ERICA%20DE%20FATIMA%20EIDAM.pdf4e0ba5eafe4ff9b916a97d0110e91708MD51open access1884/544852020-01-07 14:34:37.311open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54485Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-07T17:34:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pesquisando a aplicabilidade das metodologias ativas e sua contribuição para o ensino aprendizagem
title Pesquisando a aplicabilidade das metodologias ativas e sua contribuição para o ensino aprendizagem
spellingShingle Pesquisando a aplicabilidade das metodologias ativas e sua contribuição para o ensino aprendizagem
Eidam, Érica de Fátima
Ensino - Metodologia
Pratica de ensino
title_short Pesquisando a aplicabilidade das metodologias ativas e sua contribuição para o ensino aprendizagem
title_full Pesquisando a aplicabilidade das metodologias ativas e sua contribuição para o ensino aprendizagem
title_fullStr Pesquisando a aplicabilidade das metodologias ativas e sua contribuição para o ensino aprendizagem
title_full_unstemmed Pesquisando a aplicabilidade das metodologias ativas e sua contribuição para o ensino aprendizagem
title_sort Pesquisando a aplicabilidade das metodologias ativas e sua contribuição para o ensino aprendizagem
author Eidam, Érica de Fátima
author_facet Eidam, Érica de Fátima
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Janice Mendes da
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Eidam, Érica de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Metodologia
Pratica de ensino
topic Ensino - Metodologia
Pratica de ensino
description Orientadora : Janice Mendes da Silva
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-07T17:34:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-07T17:34:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54485
url https://hdl.handle.net/1884/54485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 27 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54485/1/R%20-%20E%20-%20ERICA%20DE%20FATIMA%20EIDAM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e0ba5eafe4ff9b916a97d0110e91708
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860915621003264