Martírio, fascismo e bolsonarismo : imagens a propósito de uma tese ou uma tese a propósito de imagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/83120 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Dra. Vera Karam de Chueiri |
id |
UFPR_fd47c6557249a8a085b4f8f0efe1a745 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83120 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em DireitoChueiri, Vera Karam de, 1963-Gonçalves Filho, Antonio Carlos2023-06-15T19:57:59Z2023-06-15T19:57:59Z2023https://hdl.handle.net/1884/83120Orientadora: Prof.ª Dra. Vera Karam de ChueiriTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito. Defesa : Curitiba, 29/03/2023Inclui referênciasResumo: Como a linguagem cinematográfica pode ajudar a compreender a estética fascista do bolsonarismo? Essa é a pergunta que a tese se propõe responder. Para tanto, foi produzido o curta-metragem Martírio, que é outra dobra da tese, cuja compreensão se faz importante à leitura do trabalho. A tese escrita analisa o filme e explora como seus elementos iluminam a estética fascista. Mediante essa apreciação, a película desconstrói a estética fascista, afastando-se da suposta beleza ideal do fascismo. O que significa essa idealização e, em um sentido mais geral, o que é essa estética fascista, são assunto que são discutidos no âmbito da pesquisa. Estuda-se as idealizações do filósofo fascista Julius Evola e o filme-propaganda nazista O Triunfo da Vontade. Examina-se a estética fascista em proximidade ao movimento bolsonarista, utilizando-se em especial de imagens, inclusive diferentes símbolos superficiais de virtude. Bolsonaro ao mesmo tempo um super-herói, pai de família tradicional e a encarnação de Cristo na Terra. A tese medita como esse uso da estética fascista sustentou o apelo de Bolsonaro entre seus seguidores, enquanto o seu governo implementava políticas neoliberais autoritárias. A pesquisa perpassa, assim, que a manipulação da subjetividade tem um enorme poder no espectro político e a estética fascista se utiliza dessa ferramenta. O arcabouço bolsonarista, neoliberal e autoritário, a política da morte e contrária aos direitos humanos e à democracia são acentuados pelo uso da estética fascista.Abstract: How can cinematographic language help to understand the fascist aesthetics of bolsonarism? This is the question that the thesis sets out to answer. For that, it was produced the short film Martidom, which is another fold of the thesis, whose understanding is important to the reading of the work. The written thesis analyzes the film and explores how its elements illuminate the fascist aesthetic. Through this understanding, the film deconstructs the fascist aesthetic, moving away from the supposed ideal beauty of fascism. What this idealization means and, in a more general sense, what this fascist aesthetic is, are subjects that is discuss in the scope of the research. It's studied the idealizations of the fascist philosopher Julius Evola and the Nazi propaganda film The Triumph of the Will. It's examine fascist aesthetics in proximity to the bolsonarist movement, using in particular images, including different superficial symbols of virtue. Bolsonaro is at the same time a superhero, father of a traditional family and the incarnation of Christ on Earth. The thesis meditates on how this use of fascist aesthetics sustained Bolsonaro's appeal among his followers as his government implemented authoritarian neoliberal policies. The research therefore shows that the manipulation of subjectivity has enormous power in the political spectrum and the fascist aesthetic uses this tool. The bolsonarist, neoliberal and authoritarian framework, the policy of death and contrary to human rights and democracy are accentuated by the use of fascist aesthetics.Resumen: ¿Cómo puede ayudar el lenguaje cinematográfico a comprender la estética fascista del bolsonarismo? Esta es la pregunta que la tesis se propone responder. Para eso, fue producido el cortometraje Martírio, que es otro pliegue de la tesis, cuya comprensión es importante para el entendimiento del trabajo. La tesis escrita analiza la película y explora cómo sus elementos iluminan la estética fascista. A través de esta apreciación, la película deconstruye la estética fascista, alejándose de la supuesta belleza ideal del fascismo. Qué significa esta idealización y, en un sentido más general, qué es esta estética fascista, son temas que son discutidos en el ámbito de la investigación. Se estudia las idealizaciones del filósofo fascista Julius Evola y la película de propaganda nazi El triunfo de la voluntad. Se examina la estética fascista en proximidad al movimiento bolsonarista, utilizando en particular imágenes, incluyendo diferentes símbolos superficiales de virtud. Bolsonaro es al mismo tiempo un superhéroe, padre de familia tradicional y la encarnación de Cristo en la Tierra. La tesis reflexiona sobre cómo este uso de la estética fascista sostuvo el atractivo de Bolsonaro entre sus seguidores mientras su gobierno implementaba políticas neoliberales autoritarias. La investigación, por lo tanto, muestra que la manipulación de la subjetividad tiene un enorme poder en el espectro político y la estética fascista utiliza esta herramienta. El entramado bolsonarista, neoliberal y autoritario, la política de muerte y contraria a los derechos humanos y la democracia se acentúan con el uso de la estética fascista.1 recurso online : PDF.application/pdfDireito e estéticaFascismoCurta-metragemCinemaNeoliberalismoDireitoMartírio, fascismo e bolsonarismo : imagens a propósito de uma tese ou uma tese a propósito de imagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ANTONIO CARLOS GONCALVES FILHO.pdfapplication/pdf3684967https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83120/1/R%20-%20T%20-%20ANTONIO%20CARLOS%20GONCALVES%20FILHO.pdf74ce15839fd0302b98058e369bedb138MD51open access1884/831202023-06-15 16:58:00.053open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83120Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-15T19:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Martírio, fascismo e bolsonarismo : imagens a propósito de uma tese ou uma tese a propósito de imagens |
title |
Martírio, fascismo e bolsonarismo : imagens a propósito de uma tese ou uma tese a propósito de imagens |
spellingShingle |
Martírio, fascismo e bolsonarismo : imagens a propósito de uma tese ou uma tese a propósito de imagens Gonçalves Filho, Antonio Carlos Direito e estética Fascismo Curta-metragem Cinema Neoliberalismo Direito |
title_short |
Martírio, fascismo e bolsonarismo : imagens a propósito de uma tese ou uma tese a propósito de imagens |
title_full |
Martírio, fascismo e bolsonarismo : imagens a propósito de uma tese ou uma tese a propósito de imagens |
title_fullStr |
Martírio, fascismo e bolsonarismo : imagens a propósito de uma tese ou uma tese a propósito de imagens |
title_full_unstemmed |
Martírio, fascismo e bolsonarismo : imagens a propósito de uma tese ou uma tese a propósito de imagens |
title_sort |
Martírio, fascismo e bolsonarismo : imagens a propósito de uma tese ou uma tese a propósito de imagens |
author |
Gonçalves Filho, Antonio Carlos |
author_facet |
Gonçalves Filho, Antonio Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chueiri, Vera Karam de, 1963- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves Filho, Antonio Carlos |
contributor_str_mv |
Chueiri, Vera Karam de, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito e estética Fascismo Curta-metragem Cinema Neoliberalismo Direito |
topic |
Direito e estética Fascismo Curta-metragem Cinema Neoliberalismo Direito |
description |
Orientadora: Prof.ª Dra. Vera Karam de Chueiri |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-15T19:57:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-15T19:57:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/83120 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/83120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83120/1/R%20-%20T%20-%20ANTONIO%20CARLOS%20GONCALVES%20FILHO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74ce15839fd0302b98058e369bedb138 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860489782755328 |