Extração de estradas vicinais em imagens digitais e dados LASER scanner usando abordagens automática e semi-automática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Claudionor Ribeiro da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/17733
Resumo: Orientador: Jorge A. Silva Centeno
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ciências GeodésicasCenteno, Jorge Antonio Silva, 1963-Silva, Claudionor Ribeiro da2024-12-05T19:20:20Z2024-12-05T19:20:20Z2008https://hdl.handle.net/1884/17733Orientador: Jorge A. Silva CentenoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas. Defesa: Curitiba, 21/11/2008Inclui bibliografiaResumo: O objetivo principal desse trabalho é extrair estradas vicinais usando imagens digitais de alta resolução espacial e dado LASER (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiance) integrado com imagens digitais. A metodologia proposta para atender a esse objetivo é dividida em duas fases. Na primeira fase é proposta uma técnica para determinar as medidas de larguras de estradas vicinais. Um método para detecção de segmentos de retas, ou eixos de estradas, é proposto na segunda fase. Essa segunda fase é subdividida em três etapas, sendo que em cada etapa é analisada uma função objetivo, ou de aptidão, proposta para realizar a tarefa de detecção de eixos. Os métodos desenvolvidos nessas três etapas são avaliados por meio de abordagens automática e semi-automática. Os algoritmos genéticos e algoritmos ótimos são testados na abordagem semi-automática, enquanto, na automática, é avaliada a aplicação da transformada Radon. Adicionalmente às três fases, é proposto um modelo matemático para mensurar a qualidade geométrica dos eixos detectados e é realizada uma etapa em que as pistas de rolamento das estradas vicinais são extraídas para fins de visualização. Os métodos propostos foram avaliados por meio de experimentos. A acurácia dos resultados foi avaliada por meio dos índices: completeza, correção e RMS. Embora tenham ocorrido algumas falhas, em muitos dos casos examinados os resultados são satisfatórios. Esses resultados são apresentados e discutidos em capítulo oportuno.Abstract: The main objective of this study is to extract local road using digital images of high resolution and data LASER (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiance) integrated with digital images. The methodology proposed to accomplish this objective is divided in two phases. In the first phase a technique is proposed to determine the measures of local road widths. A method for detection of segments of straight line, or axes of road, is proposed in the second phase. This second phase is subdivided in three stages. In each stage an objective (or fitness) function is proposed and tested to accomplish the task of axes detection. The methods developed in those three stages are appraised through automatic and semiautomatic approaches. The genetic algorithms and optimum algorithms are tested in thesemiautomatic approach, while in the automatic the application of Radon transform is evaluated. Additionally, a mathematical model is proposed for measuring the geometric quality of the detected axes and a stage is performed in which the tracks of the local road are extracted for visual analysis purposes. Several experiments were accomplished intending to validate the proposed methodology. The accuracy of the results was evaluated through the indexes: completeness, correctness and RMSEixo. Although some flaws have occurred, in many of the examined cases the results are satisfactory. Those results are presented and discussed in opportune chapter.136f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEstradas vicinaisProcessamento de imagens - Técnicas digitaisAltitudes - LevantamentoFotogrametriaAlgorítmosGeodésiaExtração de estradas vicinais em imagens digitais e dados LASER scanner usando abordagens automática e semi-automáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese_Claudionor_CursoPosGraduacaoCienciasGeodesicas.pdfapplication/pdf10062865https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/17733/1/Tese_Claudionor_CursoPosGraduacaoCienciasGeodesicas.pdfceeb7632410f3e14db5f21b8641ab8b5MD51open accessTEXTTese_Claudionor_CursoPosGraduacaoCienciasGeodesicas.pdf.txtExtracted Texttext/plain228031https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/17733/2/Tese_Claudionor_CursoPosGraduacaoCienciasGeodesicas.pdf.txtf8c02ce1c79aded4d6cd0e8368816582MD52open accessTHUMBNAILTese_Claudionor_CursoPosGraduacaoCienciasGeodesicas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/17733/3/Tese_Claudionor_CursoPosGraduacaoCienciasGeodesicas.pdf.jpg8be5e5186f2b8059df254afb2be8c3d8MD53open access1884/177332024-12-05 16:20:20.803open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/17733Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-12-05T19:20:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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