"Nunca vai ser suficiente pra mim" : língua, identidade e acolhimento em experiências de alunos migrantes refugiados na Universidade Federal do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Caroline Vieira, 1993-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66431
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo
id UFPR_fedda2dc1610c032b4704df22238a980
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66431
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rodrigues, Caroline Vieira, 1993-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFigueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-2020-08-20T20:35:29Z2020-08-20T20:35:29Z2019https://hdl.handle.net/1884/66431Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de FigueiredoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 18/12/2019Inclui referências: p. 119-126Resumo: Por conta da crise de conflitos externos que acentua a entrada de migrantes refugiados em nosso país, uma série de leis foram promulgadas visando garantir proteção e direitos aos refugiados na sociedade brasileira. Além das leis nacionais, agências vinculadas à Organização das Nações Unidas têm desenvolvido ações junto às universidades a fim de oportunizar o ingresso de estudantes migrantes nas universidades brasileiras; uma das instituições que compõem esse grupo é a Universidade Federal do Paraná que, além de outras ações de acolhimento, realiza processo seletivo especial para alunos migrantes refugiados. Tendo a universidade paranaense como contexto na busca por compreender as realidades dos sujeitos migrantes refugiados ingressantes na graduação no Brasil, esta dissertação apresenta por objetivo investigar como as práticas sociais 5 de estudantes migrantes refugiados na universidade, no que tange suas experiências linguísticas e universitárias, têm reflexos em suas identidades. O trabalho está inserido na área da Linguística Aplicada, e tem como arcabouço teórico os estudos de identidade de Block (2007a, 2007b) e investimento Norton Pierce (1995), Norton & Mckinney (2011), entre outros, assim como os estudos que discutem a inserção de alunos migrantes no Ensino Superior, como Holmes et al.(2012), Kanno & Varghese (2010) e Morrice (2013). A metodologia utilizada é qualitativa e de cunho etnográfico e, para tal, foram utilizadas como procedimento de geração de dados diários de campos, relatos informais e entrevistas semiestruturadas. Os participantes desta pesquisa compõem 2 grupos de alunos - 5 estudantes migrantes e 7 estudantes brasileiros - matriculados em diferentes cursos de graduação da UFPR e envolvidos no processo de geração de dados quando estavam em seu primeiro período acadêmico na instituição durante primeiro semestre de 2018. A partir dos relatos individuais dos alunos migrantes busquei discutir como cada sujeito se percebe e se ressignifica identitariamente no ambiente universitário a partir de suas experiências e trajetórias de vida, dados triangulados com os relatos dos estudantes brasileiros. Os dados gerados para este trabalho são discutidos e analisados a fim de responder à pergunta de pesquisa que busca compreender os fatores relacionados com as autopercepções dos alunos migrantes refugiados sobre suas identidades. Palavras-chave: Acolhimento; Identidade; Língua; Migração; RefúgioAbstract: Because of external crises and conflicts that accentuate the arrival of migrant refugees, a set of laws have been created to guarantee protection and rights to refugees in Brazilian society. In addition to national laws, agencies linked to the United Nations have developed actions with universities in order to provide opportunities to approve migrant students in Brazilian universities; one of the institutions part of this group is Universidade Federal do Paraná (UFPR), which, in addition to host actions, conducts special selection processes for refugee students. The University of Paraná is the context of investigation for this work in order to understand refugee undergraduate students' realities in Brazil. In particular, this study aims to investigate how social practices of 5 refugee students in the Univerisity, regarding their linguistic and educational experiences, affect their identities. This research contributes to the field of Applied Linguistics, as it draws from identity (BLOCK, 2007a, 2007b), investment (NORTON PEIRCE,1995; NORTON; MCKINNEY, 2011), and others, and migrant students in Higher Education (HOLMES et al.,2012; KANNO; VARGHESE, 2010; MORRICE, 2013). The methodology used is qualitative and ethnographic; we used different instruments, such as journal writing, informal reports and semi-structured interviews. There were 2 groups of students - 5 refugee students and 7 Brazilian students - enrolled in different undergraduate courses at UFPR in their first academic period, during the first semester of 2018. From the data I tried to discuss how each person identifies him or herself and his or her identity in the university based on their experiences and life trajectories. The generated data are discussed and analyzed in order to answer the research questions that seek to understand the factors related to the self-perceptions of refugee students and their identities. Key-words: Host; Identity; Language; Migration; Refuge134 p.application/pdfEstudantesRefugiadosMigraçãoAcolhimento - BrasilIdentidadeLetras"Nunca vai ser suficiente pra mim" : língua, identidade e acolhimento em experiências de alunos migrantes refugiados na Universidade Federal do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CAROLINE VIEIRA RODRIGUES.pdfapplication/pdf3034352https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66431/1/R%20-%20D%20-%20CAROLINE%20VIEIRA%20RODRIGUES.pdf712ae0deb8f82018674c0efe2953e160MD51open access1884/664312020-08-20 17:35:29.454open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66431Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-20T20:35:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Nunca vai ser suficiente pra mim" : língua, identidade e acolhimento em experiências de alunos migrantes refugiados na Universidade Federal do Paraná
title "Nunca vai ser suficiente pra mim" : língua, identidade e acolhimento em experiências de alunos migrantes refugiados na Universidade Federal do Paraná
spellingShingle "Nunca vai ser suficiente pra mim" : língua, identidade e acolhimento em experiências de alunos migrantes refugiados na Universidade Federal do Paraná
Rodrigues, Caroline Vieira, 1993-
Estudantes
Refugiados
Migração
Acolhimento - Brasil
Identidade
Letras
title_short "Nunca vai ser suficiente pra mim" : língua, identidade e acolhimento em experiências de alunos migrantes refugiados na Universidade Federal do Paraná
title_full "Nunca vai ser suficiente pra mim" : língua, identidade e acolhimento em experiências de alunos migrantes refugiados na Universidade Federal do Paraná
title_fullStr "Nunca vai ser suficiente pra mim" : língua, identidade e acolhimento em experiências de alunos migrantes refugiados na Universidade Federal do Paraná
title_full_unstemmed "Nunca vai ser suficiente pra mim" : língua, identidade e acolhimento em experiências de alunos migrantes refugiados na Universidade Federal do Paraná
title_sort "Nunca vai ser suficiente pra mim" : língua, identidade e acolhimento em experiências de alunos migrantes refugiados na Universidade Federal do Paraná
author Rodrigues, Caroline Vieira, 1993-
author_facet Rodrigues, Caroline Vieira, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Caroline Vieira, 1993-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-
contributor_str_mv Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Refugiados
Migração
Acolhimento - Brasil
Identidade
Letras
topic Estudantes
Refugiados
Migração
Acolhimento - Brasil
Identidade
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-20T20:35:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-20T20:35:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66431
url https://hdl.handle.net/1884/66431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 134 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66431/1/R%20-%20D%20-%20CAROLINE%20VIEIRA%20RODRIGUES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 712ae0deb8f82018674c0efe2953e160
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860854382067712