Novas direitas, memória e revisionismo : como a Brasil Paralelo contou a história do regime militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cleto, Murilo P.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/86935
Resumo: Orientador: Prof. Dr. André Acastro Egg
id UFPR_ff68d1984a18abb1ca131efc80889849
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/86935
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em HistóriaEgg, André, 1973-Cleto, Murilo P.2024-03-06T14:14:36Z2024-03-06T14:14:36Z2024https://hdl.handle.net/1884/86935Orientador: Prof. Dr. André Acastro EggTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 26/02/2024Inclui referênciasResumo: O principal objetivo deste trabalho é entender como a produtora Brasil Paralelo — sucesso de audiência entre as novas direitas — contou a história do regime militar brasileiro. Para isso, primeiro, discutem-se os elementos que compõem a crise do conhecimento social no mundo contemporâneo, relacionando-os com a atuação de Olavo de Carvalho e seus seguidores no debate público. Em seguida, são debatidos os principais valores que norteiam esses públicos antiestruturais e sua relação com a ascensão político-partidária do bolsonarismo, no interior de uma nova onda anticomunista. Outro objeto de atenção neste quadro de contextualização são os usos que a Brasil Paralelo faz do passado em geral, notadamente a partir de suas elaborações sobre a colonização portuguesa e a escravidão negra. Adiante, são escrutinados os principais argumentos mobilizados pela produtora especificamente sobre o regime militar acerca de diferentes temáticas, como o castelismo, a repressão, a luta armada, a censura, as vidas cultural e intelectual, as interferências estrangeiras e o golpe. Conclui-se, por fim, que, a pretexto de combater eventuais distorções e omissões da memória consolidada pelos públicos dominantes sobre o período, o que faz a produtora é produzir simplificações que subsidiam seu principal intento, que é denunciar a invasão comunista no Brasil, se não mais pelas armas, agora pelos livros, graças à hegemonia daquilo que chama de "marxismo cultural". Conforme a propaganda, a ideia seria produzir um desvelamento de verdades deliberadamente ocultadas pelas elites políticas e culturais. Trata-se de uma maneira de desqualificar a historiografia profissional, o jornalismo e as escolas — tidos como um bloco homogêneo — para ocupar seu espaço. Por outro lado, a observação das fontes revela algumas posições contraintuitivas, como a ausência de uma defesa enfática da ditadura e, mais ainda, o rechaço intransigente a instrumentos da repressão, especialmente o AI-5. Mas isso não representa exatamente uma oposição ao regime. Nota-se, inclusive, adesão significativa a postulados basilares da memória militar. Para chegar a estes resultados, foi realizada uma análise qualitativa do documentário 1964 - O Brasil entre armas e livros e de inúmeros outros vídeos, livros e artigos de blogs, entre outros produtos de personagens à Brasil Paralelo sobre o temaAbstract: The main objective of this work is to understand, after all, how the production company Brasil Paralelo — a success among the new right-wing audiences — portrayed the history of the Brazilian military regime. To do this, first, the elements that make up the crisis of social knowledge in the contemporary world are discussed, relating them to the actions of Olavo de Carvalho and his followers in the public debate. Next, the main values that guide these anti-structural audiences and their relationship with the political-partisan rise of Bolsonarism are debated within a new anti-communist wave. Another object of attention in this contextual framework is the uses that Brasil Paralelo makes of the past in general, notably from its elaborations on Portuguese colonization and black slavery. Furthermore, the main arguments mobilized by the production company specifically about the military regime regarding different themes, such as Castelism, repression, armed struggle, censorship, cultural and intellectual lives, foreign interferences, and the coup, are scrutinized. Finally, it is concluded that, under the pretext of combating possible distortions and omissions of the memory consolidated by dominant audiences about the period, what the production company does is produce simplifications that subsidize its main intention, which is to denounce the communist invasion in Brazil, if not more by arms, now by books, thanks to the hegemony of what it calls "cultural Marxism". According to the propaganda, the idea would be to produce an unveiling of truths deliberately hidden by political and cultural elites. This is a way to discredit professional historiography, journalism, and schools — seen as a homogeneous bloc — to occupy their space. On the other hand, the observation of sources reveals some counterintuitive positions, such as the absence of an emphatic defense of the dictatorship and, even more, the uncompromising rejection of repression instruments, especially AI-5. But this does not exactly represent opposition to the regime. There is even a significant adherence to basic tenets of military memory. To achieve these results, a qualitative analysis of the documentary 1964 - Brazil between weapons and books and numerous other videos, books, and articles from blogs, among other products from figures like Brasil Paralelo on the subject, was conducted1 recurso online : PDF.application/pdfTecnologia streaming (Telecomunicação)Comunismo - RevisionismoBrasil - Política e governo - 1964-1985HistóriaNovas direitas, memória e revisionismo : como a Brasil Paralelo contou a história do regime militarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MURILO PRADO CLETO.pdfapplication/pdf1703747https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86935/1/R%20-%20T%20-%20MURILO%20PRADO%20CLETO.pdfd951ae4454f4ab5888437b327635fc8cMD51open access1884/869352024-03-06 11:14:36.901open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/86935Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-03-06T14:14:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Novas direitas, memória e revisionismo : como a Brasil Paralelo contou a história do regime militar
title Novas direitas, memória e revisionismo : como a Brasil Paralelo contou a história do regime militar
spellingShingle Novas direitas, memória e revisionismo : como a Brasil Paralelo contou a história do regime militar
Cleto, Murilo P.
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Comunismo - Revisionismo
Brasil - Política e governo - 1964-1985
História
title_short Novas direitas, memória e revisionismo : como a Brasil Paralelo contou a história do regime militar
title_full Novas direitas, memória e revisionismo : como a Brasil Paralelo contou a história do regime militar
title_fullStr Novas direitas, memória e revisionismo : como a Brasil Paralelo contou a história do regime militar
title_full_unstemmed Novas direitas, memória e revisionismo : como a Brasil Paralelo contou a história do regime militar
title_sort Novas direitas, memória e revisionismo : como a Brasil Paralelo contou a história do regime militar
author Cleto, Murilo P.
author_facet Cleto, Murilo P.
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Egg, André, 1973-
dc.contributor.author.fl_str_mv Cleto, Murilo P.
contributor_str_mv Egg, André, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Comunismo - Revisionismo
Brasil - Política e governo - 1964-1985
História
topic Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Comunismo - Revisionismo
Brasil - Política e governo - 1964-1985
História
description Orientador: Prof. Dr. André Acastro Egg
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-06T14:14:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-06T14:14:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/86935
url https://hdl.handle.net/1884/86935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86935/1/R%20-%20T%20-%20MURILO%20PRADO%20CLETO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d951ae4454f4ab5888437b327635fc8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860380391112704