Jogando, representando no PIBID : possibilidades e limites da improvisação teatral na formação de professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Katahira, Bárbara Yuri, 1989-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/37403
Resumo: Orientadora: Profª Drª Odisséa Boaventura de Oliveira
id UFPR_ffc9c2b13902b0b645ef7f0d567567f8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37403
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Katahira, Bárbara Yuri, 1989-Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-06T18:21:33Z2020-10-06T18:21:33Z2014https://hdl.handle.net/1884/37403Orientadora: Profª Drª Odisséa Boaventura de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2014Inclui referênciasLinha de pesquisa: Cultura, escola e ensinoResumo: A proposta deste trabalho é analisar o discurso de licenciandos acerca da relação entre a linguagem do ensino de ciências e a linguagem da improvisação teatral, com o objetivo de observar que aspectos contribuintes e ou limitantes podem ser destacados quando se procura aproximar essas linguagens. Procuro observar nesta interface os pontos nos quais essas duas linguagens podem dialogar. Observo, porém, que em muitas pesquisas da área de ensino de ciências, a relação entre diferentes linguagens tem sido justificada pela necessidade em motivar os alunos a se interessarem por determinados conteúdos ou pela própria disciplina em questão, ou ainda visando à aprendizagem. Compreendo que as contribuições desta interface possam ser observadas para ambas as linguagens, bem como aos sujeitos envolvidos nesta relação. Desta forma, esta pesquisa foi desenvolvida com bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) em um curso de Ciências Biológicas, portanto, com futuros professores. O intento deste trabalho é, por meio do aporte teórico da Análise de Discurso de linha francesa, analisar o que dizem esses licenciandos a respeito da relação entre improvisação teatral e ensino de ciências. Além disso, apontar possibilidades e limites desta relação na formação de professores de Ciências. Para tanto, foram realizados registros de áudio e vídeo das reuniões do projeto, além de questionários e solicitado relatos de experiência dos bolsistas em relação às atividades desenvolvidas por eles. No decorrer do projeto foi apontada a falta de familiaridade com a linguagem da improvisação teatral, bem como a dificuldade em relacioná-la com um conteúdo do ensino de ciências como exemplos de questões que dificultam o estabelecimento da relação. Em contrapartida, a possibilidade é justificada por meio dos discursos dos sujeitos. Estas são questões que merecem ser exploradas principalmente por aqueles que trabalham com a formação de professores. Nesta pesquisa será apontada a possibilidade de se estimular um discurso que preze, por exemplo, pela imaginação criadora dos sujeitos. Palavras-chave: Ensino de ciências. Improvisação teatral. Formação de professores.Abstract: The purpose of this search is to analyze the discourse of graduate students about the relationship between the language of science education and the language of improvisational theater, with the intent of observing that contributors or limiting aspects can be evidenced when looking closer these languages. Seeking watching this interface points where these two languages can dialogue. I note, however, that in many studies in the area of science education, the relationship between different languages have been justified by the need to motivate students to take an interest in certain content or by its own discipline, or seeking to learning. I understand that the contributions of this interface can be observed for both languages as well as to the subjects involved in this relationship. This research was conducted with students of the Institutional Program Introduction to Teaching (PIBID) in a Biological Sciences course, so with future teachers. The intent of this work is, through the theoretical framework of the French Discourse Analysis, analyze what these undergraduates say about the relationship between improvisational theater and science education. In addition, point possibilities and limits of this relationship in formation of science teachers course. For these objectives, audio and video records of meetings of the project were carried out in addition to questionnaires and asked the fellows experience reports in relation to activities undertaken by them. The lack of familiarity with the language of improvisational theater, as well as the difficulty in relating it with a content of science education are examples of issues that hinder the establishment of the relationship. However, the possibility is justified by the subjects' discourse. These are questions that deserve thoughtful and exploited mainly by those who work with teacher training. This research will be pointed to the possibility of considering a speech that prizes, for example, the creative imagination of the subject. Keywords: Science education. Improvisational theater. Teacher training.165 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoFormação de professoresProfessores de cienciaJogando, representando no PIBID : possibilidades e limites da improvisação teatral na formação de professores de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BARBARA YURI KATAHIRA.pdfapplication/pdf2457847https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37403/1/R%20-%20D%20-%20BARBARA%20YURI%20KATAHIRA.pdf728084f2781a1b67da0df871bd6d9077MD51open accessTEXTR - D - BARBARA YURI KATAHIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain326562https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37403/2/R%20-%20D%20-%20BARBARA%20YURI%20KATAHIRA.pdf.txt5b27ec25870bb4861e1dcc9d390e5d6bMD52open accessTHUMBNAILR - D - BARBARA YURI KATAHIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37403/3/R%20-%20D%20-%20BARBARA%20YURI%20KATAHIRA.pdf.jpg95db9a98baa137eb96a53a429c466ef3MD53open access1884/374032020-10-06 15:21:33.638open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37403Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-06T18:21:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogando, representando no PIBID : possibilidades e limites da improvisação teatral na formação de professores de ciências
title Jogando, representando no PIBID : possibilidades e limites da improvisação teatral na formação de professores de ciências
spellingShingle Jogando, representando no PIBID : possibilidades e limites da improvisação teatral na formação de professores de ciências
Katahira, Bárbara Yuri, 1989-
Educação
Formação de professores
Professores de ciencia
title_short Jogando, representando no PIBID : possibilidades e limites da improvisação teatral na formação de professores de ciências
title_full Jogando, representando no PIBID : possibilidades e limites da improvisação teatral na formação de professores de ciências
title_fullStr Jogando, representando no PIBID : possibilidades e limites da improvisação teatral na formação de professores de ciências
title_full_unstemmed Jogando, representando no PIBID : possibilidades e limites da improvisação teatral na formação de professores de ciências
title_sort Jogando, representando no PIBID : possibilidades e limites da improvisação teatral na formação de professores de ciências
author Katahira, Bárbara Yuri, 1989-
author_facet Katahira, Bárbara Yuri, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Katahira, Bárbara Yuri, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores
Professores de ciencia
topic Educação
Formação de professores
Professores de ciencia
description Orientadora: Profª Drª Odisséa Boaventura de Oliveira
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-06T18:21:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-06T18:21:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/37403
url https://hdl.handle.net/1884/37403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 165 f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37403/1/R%20-%20D%20-%20BARBARA%20YURI%20KATAHIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37403/2/R%20-%20D%20-%20BARBARA%20YURI%20KATAHIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37403/3/R%20-%20D%20-%20BARBARA%20YURI%20KATAHIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 728084f2781a1b67da0df871bd6d9077
5b27ec25870bb4861e1dcc9d390e5d6b
95db9a98baa137eb96a53a429c466ef3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898822969982976