O romper do silêncio discriminatório : o manuseio do livro didático de matemática na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maysa Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69750
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva
id UFPR_ffdd9e81efa2ca830f87a2fb21b1e87e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69750
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Maysa FerreiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-2021-03-30T20:10:21Z2021-03-30T20:10:21Z2020https://hdl.handle.net/1884/69750Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da SilvaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/07/2020Inclui referências: p. 201-211Resumo: Este estudo buscou refletir, por meio da perspectiva da Educação para as Relações Étnico-Raciais, sobre o tratamento conferido à história, à cultura e aos conhecimentos matemáticos nos Livros Didáticos de Matemática do sexto ano do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático e distribuídos nas escolas públicas brasileiras, de 2005 a 2017. Para avaliar em que medida o Livro Didático de Matemática reproduz e produz desigualdades raciais, partiu-se das imagens trazidas por essas seis obras. A organização da pesquisa empregou análises e caminhos metodológicos e teóricos com aporte dos contextos interpretativos da Hermenêutica de Profundidade e Teoria da Ideologia (THOMPSON, 2011), dos estudos contemporâneos relativos à Educação para as Relações Étnico-Raciais e do Programa Etnomatemática proposto por Ubiratan D' Ambrósio (2004). Com base nessa orientação teórico-metodológica, buscou-se compreender contextos de produção dos conteúdos dos Livros Didáticos de Matemática, por meio do Guia Didático, que se configura como um documento oficial que orienta as produções dos livros em diferentes aspectos. Foi observado que o Guia não dá ênfase ao conteúdo imagético ligado às representações humanas, culturais e geográficas, as quais se constituíram como principal corpus deste estudo. A base geral da análise ocorreu a partir de 1.746 imagens categorizadas em humanas e não humanas. A representatividade de personagens a partir da Cor/Raça foi medida pelo quociente entre as personagens, heteroclassificadas em brancas e negras (taxa de branquidade), revelando uma assimetria de índice igual a 3,2. Quanto às imagens não humanas, foi observada ênfase na forma de abordagem dos princípios eurocêntricos. Esses resultados confirmam a tese de que o Livro Didático de Matemática reforça as desigualdades raciais brasileiras, seja pela ausência de uma abordagem que inclua contribuições e valores africanos e afro-brasileiros em sua estrutura curricular, seja pela difusão de discursos que hierarquizam personagens brancas e negras nas imagens, em ideias estereotipadas e outras formas de hierarquias raciais. A principal forma de racismo identificada ocorreu pela via do silenciamento das personagens de Cor/Raça preta e parda, incidindo, sobretudo, na ausência da imagem feminina negra nos diferentes cenários apresentados nos Livros Didáticos de Matemática. Palavras-chave: Livro Didático de Matemática. Relações Étnico-Raciais. Etnomatemática. Hermenêutica de Profundidade.Abstract: Reflect from the perspective of Education for Ethnic-Racial Relations on the treatment of history, culture, and mathematical knowledge through the images present in the sixth year of Elementary School Math Textbooks, approved by the National Textbook Program and distributed in Brazilian public schools from 2005 to 2017. To analyze to what extent the Didactic Book of Mathematics reproduces and produces racial inequalities. For the organization of the study, we traced the paths and methodological and theoretical analyses with input in the interpretative contexts of Depth Hermeneutics and the Theory of Ideology (THOMPSON, 2011), of the contemporary studies related to Education for Ethnic Relations-Racials and the Ethnocentric Program proposed by Ubiratan D'Ambrósio (2004). Based on the theoretical-methodological orientation, we sought to understand contexts of production of the contents of the Didactic Books of Mathematics, through the Didactic Guide that is configured as an official document that guides the productions of the books in different aspects. It was observed that the Guide does not emphasize the imagetic content linked to the human, cultural and geographical representations that were constituted as the main corpus of this study. The general basis of the analysis was based on 1,746 images categorized as human and non-human. The representativeness of characters from Color/Race was measured by the quotient between the characters, heteroclassified in white and black (whiteness rate) revealing an asymmetry of index equal to 3,2. When non-human images were observed emphasis on the approach form in the Eurocentric principles. The results confirmed the thesis that the Didactic Book of Mathematics reinforces Brazilian racial inequalities, due to the absence of an approach that includes African and Afro-Brazilian contributions and values in its curriculum structure, or the diffusion of discourses that hierarchize white and black characters in images, stereotyped ideas and other forms of racial hierarchies. The main form of racism occurred through the silencing of the characters of Color/Race Black, focusing mainly on the absence of the black female image in the different scenarios presented in the Textbooks of Mathematics. Keywords: Mathematical Didactic Book. Ethnic-Racial Relations. Ethnomathematics. Hermeneutics of Depth.216 p. : il. (algumas color.).application/pdfMatemática - Livros didaticosRacismo na educaçãoDiscriminação racialPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)EducaçãoO romper do silêncio discriminatório : o manuseio do livro didático de matemática na perspectiva da educação para as relações étnico-raciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MAYSA FERREIRA DA SILVA.pdfapplication/pdf4290051https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69750/1/R%20-%20T%20-%20MAYSA%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf05fcaa426c19b2a6534b831b7f3b851dMD51open access1884/697502021-03-30 17:10:21.564open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69750Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-30T20:10:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O romper do silêncio discriminatório : o manuseio do livro didático de matemática na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais
title O romper do silêncio discriminatório : o manuseio do livro didático de matemática na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais
spellingShingle O romper do silêncio discriminatório : o manuseio do livro didático de matemática na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais
Silva, Maysa Ferreira
Matemática - Livros didaticos
Racismo na educação
Discriminação racial
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Educação
title_short O romper do silêncio discriminatório : o manuseio do livro didático de matemática na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais
title_full O romper do silêncio discriminatório : o manuseio do livro didático de matemática na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais
title_fullStr O romper do silêncio discriminatório : o manuseio do livro didático de matemática na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais
title_full_unstemmed O romper do silêncio discriminatório : o manuseio do livro didático de matemática na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais
title_sort O romper do silêncio discriminatório : o manuseio do livro didático de matemática na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais
author Silva, Maysa Ferreira
author_facet Silva, Maysa Ferreira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maysa Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
contributor_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Livros didaticos
Racismo na educação
Discriminação racial
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Educação
topic Matemática - Livros didaticos
Racismo na educação
Discriminação racial
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-30T20:10:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-30T20:10:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69750
url https://hdl.handle.net/1884/69750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 216 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69750/1/R%20-%20T%20-%20MAYSA%20FERREIRA%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 05fcaa426c19b2a6534b831b7f3b851d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860569740869632