Crenças e práticas de professoras formadores sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Clarita Gonçalves de, 1982-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/67759
Resumo: Orientadora: Dra Denise Cristina Kluge
id UFPR_fff59d22d44e11b9383881f1b901fe26
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67759
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Camargo, Clarita Gonçalves de, 1982-Kluge, Denise Cristina, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-11-04T21:01:14Z2020-11-04T21:01:14Z2020https://hdl.handle.net/1884/67759Orientadora: Dra Denise Cristina KlugeTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 13/03/2020Inclui referências: p.193-210Resumo: Estudos em crenças envolvendo docentes têm demonstrando que existe uma complexa relação entre crenças e práticas devido ao professor nem sempre conseguir colocar em prática aquilo que acredita. Tendo em vista tal perspectiva, esta tese parte do pressuposto de que fatores contextuais podem implicar nessa relação. Além disso, considera-se que as experiências anteriores têm muita influência na formação das crenças dos professores e, por isso, estão sempre sendo ressignificadas. Ademais, optou-se pelas crenças específicas voltadas ao ensino da habilidade da compreensão oral (CO) em LE/L2. Dessa forma, os objetivos deste trabalho são: (a) investigar as crenças de três professoras formadoras sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesa; (b) averiguar quais relações há entre essas crenças e práticas pedagógicas; (c) verificar se algumas experiências relatadas no discurso dos docentes impactam em suas crenças sobre esse ensino; e (d) verificar de que forma os fatores contextuais podem influenciar nas crenças e práticas dos professores. O aporte teórico que orienta este trabalho se fundamenta na perspectiva de língua como instrumento de interação, como discurso e prática social, e trata as crenças numa perspectiva contextual, como construídas socialmente. O aporte metodológico escolhido foi um estudo de caso, e foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários, entrevistas e observação de aulas acompanhadas de anotações de campo. Com os dados analisados, podemos concluir que existe uma relação de reciprocidade entre crenças e práticas, principalmente no que se refere ao conceito de língua como interação e aprendizagem pelo viés comunicativo. A abordagem de CO se concentra mais em promover uma prática de forma dialogada do que em trabalhar com a natureza da habilidade em específico. Os itens linguísticos, em contexto de aprendizes iniciantes, tiveram um tom mais estruturalista, porém não foram representados negativamente no processo de ensino. O enfoque no direcionamento da CO estava em integrar as habilidades para atender a demanda discursiva, inclusive no alerta dos alunos ao processo de aprendizagem, na análise crítica de alunos mais fluentes e no direcionamento à profissão. As experiências dos professores formadores tiveram impacto em dar ênfase às habilidades orais e na postura reflexiva e analítica da própria prática, demonstrando que esse profissional tem crenças conscientes sobre suas escolhas metodológicas. A abordagem em compreensão oral mais utilizada por esses docentes foi o foco na interação e no conteúdo da mensagem, demonstrando priorizar a parte semântica da língua. Notamos também que fatores contextuais como currículo, material didático e nível do aluno tiveram impacto no direcionamento da abordagem em CO. Palavras chave: Crenças, compreensão oral, professores formadores em língua inglesaAbstract: Belief studies involving teachers have demonstrated that there is a complex relation between beliefs and practices due to the teacher not always managing to put into practice what is believed. Bearing in mind such perspective, this thesis assumes that contextual factors can have implications on this relation. Besides, it considers that previous experiences have much influence on the formation of teachers' beliefs, and because of that, are always being resignified. Moreover, it opts for specific beliefs aimed at teaching the skill of oral comprehension (OC) in LE / L2. Therefore, the goals are: (a) to investigate which beliefs teachers present regarding the teaching of English oral comprehension; (b) to ascertain which relations exist between these beliefs and pedagogical practices; (c) to verify if any of the experiences reported in the teachers' discourse impact on their beliefs about this teaching; and (d) to verify in what way the contextual factors can have an influence on the teachers' beliefs and practices. The theoretical framework which guides this paper is based on the perspective of language as an interaction tool, as discourse and social practice, and deals with beliefs in a contextual perspective, as socially constructed. The chosen methodological framework is a case study, and the following data collection instruments were used: questionnaires, interviews and class observation with field notes. With the analyzed data, we may conclude that there is a relation of reciprocity between beliefs and practices, mainly in relation to the concept of language as interaction and learning through the communicative frame. The OC approach focuses more on promoting a practice in a dialogical manner than on working with the nature of the specific skill. The linguistic items, in the context of beginner learners, had a more structuralist tone; however, they were not represented negatively in the teaching process. The focus of the OC direction was in integrating the skills in order to meet the discursive demand as well as in alerting students to the learning process, in the critical analyses of more fluent students and in the direction towards the profession. The experiences of the teacher trainers had an impact on emphasizing the oral abilities and on the reflexive and analytical posture of their own practice, showing that this professional has conscious beliefs about his/her methodological choices. The OC approach most by used by these teachers was the focus on interaction and the message content, demonstrating to prioritize the semantic part of language. We also noticed that contextual factors such as curriculum, textbook, and student level had an impact in the direction of the OC approach. Keywords: Beliefs, oral comprehension, English language teacher trainers.244 p. : il.application/pdfLíngua inglesa - Estudo e ensinoProfessores de inglesPratica de ensinoCrençaOralidadeLetrasCrenças e práticas de professoras formadores sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CLARITA GONCALVES DE CAMARGO.pdfapplication/pdf2430538https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67759/1/R%20-%20T%20-%20CLARITA%20GONCALVES%20DE%20CAMARGO.pdf4378990ea40272405879d1950367df62MD51open access1884/677592020-11-04 18:01:14.856open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67759Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-11-04T21:01:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crenças e práticas de professoras formadores sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesa
title Crenças e práticas de professoras formadores sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesa
spellingShingle Crenças e práticas de professoras formadores sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesa
Camargo, Clarita Gonçalves de, 1982-
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de ingles
Pratica de ensino
Crença
Oralidade
Letras
title_short Crenças e práticas de professoras formadores sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesa
title_full Crenças e práticas de professoras formadores sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesa
title_fullStr Crenças e práticas de professoras formadores sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesa
title_full_unstemmed Crenças e práticas de professoras formadores sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesa
title_sort Crenças e práticas de professoras formadores sobre o ensino da compreensão oral em língua inglesa
author Camargo, Clarita Gonçalves de, 1982-
author_facet Camargo, Clarita Gonçalves de, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Kluge, Denise Cristina, 1975-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Clarita Gonçalves de, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de ingles
Pratica de ensino
Crença
Oralidade
Letras
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de ingles
Pratica de ensino
Crença
Oralidade
Letras
description Orientadora: Dra Denise Cristina Kluge
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-04T21:01:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-04T21:01:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/67759
url https://hdl.handle.net/1884/67759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 244 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67759/1/R%20-%20T%20-%20CLARITA%20GONCALVES%20DE%20CAMARGO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4378990ea40272405879d1950367df62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860411046232064