Atlas dos músculos do cão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LÓPEZ PLANA, Carlos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: MAYOR APARICIO, Pedro, LABEAGA, Josep Rutllant, LÓPEZ BEJAR, Manel, PEREIRA, Thyago Habner de Souza (org.), MONTEIRO, Frederico Ozanan Barros (org.)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Texto Completo: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/621
Resumo: Os anos se passaram desde quando alguns de nós estudávamos o aparelho locomotor copiando os desenhos da lousa com os quais o professor descrevia os diferentes músculos e suas correspondentes inserções ósseas. Deve-se levar em consideração que a anatomia disponibilizava maior número de horas no currículo da Faculdade de Medicina Veterinária, as tecnologias de informação e comunicação eram muito pouco desenvolvidas e que a literatura disponível era mais escassa do que nos dias atuais. Tradicionalmente, considera-se que a melhor maneira de aprender anatomia é dissecar. No entanto, a atividade prática também tem sido afetada nos últimos anos pela limitação de tempo, o que dificulta aos alunos realizar uma dissecação ordenada, sistemática e completa do cadáver durante o curso. Além disso, a dissecação realizada pelos alunos, apesar de seu indiscutível caráter formativo, apresenta algumas desvantagens. Não se dá de forma detalhada nem com qualidade, seja por falta de tempo ou por inexperiência dos alunos, ou ambos; os grupos de trabalho geralmente são maiores do que o desejável e, por fim, não é fácil ter acesso permanente ao estudo das dissecações realizadas. A redução da carga horária pela educação tradicional, por um lado, e as desvantagens da dissecação, por outro, são as principais razões que nos motivam a apresentar este Atlas dos Músculos do Cão. Aproveitando o meio digital, o Atlas oferece ao estudante um recurso educacional para consultas frequentes, rico em imagens, de fácil acesso e baixo custo, o que pode ajudar a minimizar os problemas do ensino tradicional da Anatomia. De maneira alguma, pretendemos substituir as aulas, nem distanciar o estudante da dissecação, mas simplesmente fornecer um método de aprendizagem complementar, que ajude a expandir o conhecimento e servir como guia do que é visto em sala de aula e na sala de dissecação. Também encorajamos os alunos a usarem textos clássicos de anatomia em sua formação. Obras tais como as de Evans e Lahunta, sobre a anatomia do cão, ou de Barone, sobre anatomia comparada de mamíferos domésticos, são títulos de referência e excelência, e nos inspiraram na realização de muitas das dissecações para obter as imagens do nosso Atlas. Carlos López Plana Professor Titular Faculdade de Veterinária (Departamento de Sanidade e Anatomia Animal) Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha
id UFRA-1_1b58c7b4dc98d45ff6d2d4efac15568f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/621
network_acronym_str UFRA-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRA
repository_id_str
spelling Atlas dos músculos do cãoCães - MúsculosMúsculos - CãesOs anos se passaram desde quando alguns de nós estudávamos o aparelho locomotor copiando os desenhos da lousa com os quais o professor descrevia os diferentes músculos e suas correspondentes inserções ósseas. Deve-se levar em consideração que a anatomia disponibilizava maior número de horas no currículo da Faculdade de Medicina Veterinária, as tecnologias de informação e comunicação eram muito pouco desenvolvidas e que a literatura disponível era mais escassa do que nos dias atuais. Tradicionalmente, considera-se que a melhor maneira de aprender anatomia é dissecar. No entanto, a atividade prática também tem sido afetada nos últimos anos pela limitação de tempo, o que dificulta aos alunos realizar uma dissecação ordenada, sistemática e completa do cadáver durante o curso. Além disso, a dissecação realizada pelos alunos, apesar de seu indiscutível caráter formativo, apresenta algumas desvantagens. Não se dá de forma detalhada nem com qualidade, seja por falta de tempo ou por inexperiência dos alunos, ou ambos; os grupos de trabalho geralmente são maiores do que o desejável e, por fim, não é fácil ter acesso permanente ao estudo das dissecações realizadas. A redução da carga horária pela educação tradicional, por um lado, e as desvantagens da dissecação, por outro, são as principais razões que nos motivam a apresentar este Atlas dos Músculos do Cão. Aproveitando o meio digital, o Atlas oferece ao estudante um recurso educacional para consultas frequentes, rico em imagens, de fácil acesso e baixo custo, o que pode ajudar a minimizar os problemas do ensino tradicional da Anatomia. De maneira alguma, pretendemos substituir as aulas, nem distanciar o estudante da dissecação, mas simplesmente fornecer um método de aprendizagem complementar, que ajude a expandir o conhecimento e servir como guia do que é visto em sala de aula e na sala de dissecação. Também encorajamos os alunos a usarem textos clássicos de anatomia em sua formação. Obras tais como as de Evans e Lahunta, sobre a anatomia do cão, ou de Barone, sobre anatomia comparada de mamíferos domésticos, são títulos de referência e excelência, e nos inspiraram na realização de muitas das dissecações para obter as imagens do nosso Atlas. Carlos López Plana Professor Titular Faculdade de Veterinária (Departamento de Sanidade e Anatomia Animal) Universidade Autônoma de Barcelona, EspanhaOs anos se passaram desde quando alguns de nós estudávamos o aparelho locomotor copiando os desenhos da lousa com os quais o professor descrevia os diferentes músculos e suas correspondentes inserções ósseas. Deve-se levar em consideração que a anatomia disponibilizava maior número de horas no currículo da Faculdade de Medicina Veterinária, as tecnologias de informação e comunicação eram muito pouco desenvolvidas e que a literatura disponível era mais escassa do que nos dias atuais. Tradicionalmente, considera-se que a melhor maneira de aprender anatomia é dissecar. No entanto, a atividade prática também tem sido afetada nos últimos anos pela limitação de tempo, o que dificulta aos alunos realizar uma dissecação ordenada, sistemática e completa do cadáver durante o curso. Além disso, a dissecação realizada pelos alunos, apesar de seu indiscutível caráter formativo, apresenta algumas desvantagens. Não se dá de forma detalhada nem com qualidade, seja por falta de tempo ou por inexperiência dos alunos, ou ambos; os grupos de trabalho geralmente são maiores do que o desejável e, por fim, não é fácil ter acesso permanente ao estudo das dissecações realizadas. A redução da carga horária pela educação tradicional, por um lado, e as desvantagens da dissecação, por outro, são as principais razões que nos motivam a apresentar este Atlas dos Músculos do Cão. Aproveitando o meio digital, o Atlas oferece ao estudante um recurso educacional para consultas frequentes, rico em imagens, de fácil acesso e baixo custo, o que pode ajudar a minimizar os problemas do ensino tradicional da Anatomia. De maneira alguma, pretendemos substituir as aulas, nem distanciar o estudante da dissecação, mas simplesmente fornecer um método de aprendizagem complementar, que ajude a expandir o conhecimento e servir como guia do que é visto em sala de aula e na sala de dissecação. Também encorajamos os alunos a usarem textos clássicos de anatomia em sua formação. Obras tais como as de Evans e Lahunta, sobre a anatomia do cão, ou de Barone, sobre anatomia comparada de mamíferos domésticos, são títulos de referência e excelência, e nos inspiraram na realização de muitas das dissecações para obter as imagens do nosso Atlas.EDUFRA2019-01-09T16:44:07Z2019-01-09T16:44:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfLÓPEZ PLANA, Carlos et al. Atlas dos músculos do cão. Belém: EDUFRA, 2018. 252 p.978-857295-138-8http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/621Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessLÓPEZ PLANA, CarlosMAYOR APARICIO, PedroLABEAGA, Josep RutllantLÓPEZ BEJAR, ManelPEREIRA, Thyago Habner de Souza (org.)MONTEIRO, Frederico Ozanan Barros (org.)porreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2021-07-01T18:25:50Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/621Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2021-07-01T18:25:50Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Atlas dos músculos do cão
title Atlas dos músculos do cão
spellingShingle Atlas dos músculos do cão
LÓPEZ PLANA, Carlos
Cães - Músculos
Músculos - Cães
title_short Atlas dos músculos do cão
title_full Atlas dos músculos do cão
title_fullStr Atlas dos músculos do cão
title_full_unstemmed Atlas dos músculos do cão
title_sort Atlas dos músculos do cão
author LÓPEZ PLANA, Carlos
author_facet LÓPEZ PLANA, Carlos
MAYOR APARICIO, Pedro
LABEAGA, Josep Rutllant
LÓPEZ BEJAR, Manel
PEREIRA, Thyago Habner de Souza (org.)
MONTEIRO, Frederico Ozanan Barros (org.)
author_role author
author2 MAYOR APARICIO, Pedro
LABEAGA, Josep Rutllant
LÓPEZ BEJAR, Manel
PEREIRA, Thyago Habner de Souza (org.)
MONTEIRO, Frederico Ozanan Barros (org.)
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LÓPEZ PLANA, Carlos
MAYOR APARICIO, Pedro
LABEAGA, Josep Rutllant
LÓPEZ BEJAR, Manel
PEREIRA, Thyago Habner de Souza (org.)
MONTEIRO, Frederico Ozanan Barros (org.)
dc.subject.por.fl_str_mv Cães - Músculos
Músculos - Cães
topic Cães - Músculos
Músculos - Cães
description Os anos se passaram desde quando alguns de nós estudávamos o aparelho locomotor copiando os desenhos da lousa com os quais o professor descrevia os diferentes músculos e suas correspondentes inserções ósseas. Deve-se levar em consideração que a anatomia disponibilizava maior número de horas no currículo da Faculdade de Medicina Veterinária, as tecnologias de informação e comunicação eram muito pouco desenvolvidas e que a literatura disponível era mais escassa do que nos dias atuais. Tradicionalmente, considera-se que a melhor maneira de aprender anatomia é dissecar. No entanto, a atividade prática também tem sido afetada nos últimos anos pela limitação de tempo, o que dificulta aos alunos realizar uma dissecação ordenada, sistemática e completa do cadáver durante o curso. Além disso, a dissecação realizada pelos alunos, apesar de seu indiscutível caráter formativo, apresenta algumas desvantagens. Não se dá de forma detalhada nem com qualidade, seja por falta de tempo ou por inexperiência dos alunos, ou ambos; os grupos de trabalho geralmente são maiores do que o desejável e, por fim, não é fácil ter acesso permanente ao estudo das dissecações realizadas. A redução da carga horária pela educação tradicional, por um lado, e as desvantagens da dissecação, por outro, são as principais razões que nos motivam a apresentar este Atlas dos Músculos do Cão. Aproveitando o meio digital, o Atlas oferece ao estudante um recurso educacional para consultas frequentes, rico em imagens, de fácil acesso e baixo custo, o que pode ajudar a minimizar os problemas do ensino tradicional da Anatomia. De maneira alguma, pretendemos substituir as aulas, nem distanciar o estudante da dissecação, mas simplesmente fornecer um método de aprendizagem complementar, que ajude a expandir o conhecimento e servir como guia do que é visto em sala de aula e na sala de dissecação. Também encorajamos os alunos a usarem textos clássicos de anatomia em sua formação. Obras tais como as de Evans e Lahunta, sobre a anatomia do cão, ou de Barone, sobre anatomia comparada de mamíferos domésticos, são títulos de referência e excelência, e nos inspiraram na realização de muitas das dissecações para obter as imagens do nosso Atlas. Carlos López Plana Professor Titular Faculdade de Veterinária (Departamento de Sanidade e Anatomia Animal) Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-09T16:44:07Z
2019-01-09T16:44:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LÓPEZ PLANA, Carlos et al. Atlas dos músculos do cão. Belém: EDUFRA, 2018. 252 p.
978-857295-138-8
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/621
identifier_str_mv LÓPEZ PLANA, Carlos et al. Atlas dos músculos do cão. Belém: EDUFRA, 2018. 252 p.
978-857295-138-8
url http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFRA
publisher.none.fl_str_mv EDUFRA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRA
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Repositório Institucional da UFRA
collection Repositório Institucional da UFRA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com
_version_ 1797689112963055616