Estratégias de inovação e comercialização nas feiras da agricultura familiar em Paragominas - PA.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1774 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar a dinâmica da comercialização e inovação nas feiras livres da agricultura familiar no município de Paragominas, compreendendo ainda as preferências e relações dos consumidores com essas feiras. Para atingir os objetivos da pesquisa foram usadas metodologias que permitem análises qualitativas e quantitativas. Realizou-se coleta de dados primários através de aplicação de questionários semiestruturados com 33 feirantes de quatro feiras livres e 150 consumidores no município pesquisado. Foi elaborado um índice de inovação dos feirantes (IIF) através das cargas fatoriais e escores da Análise Fatorial Exploratória. Os resultados obtidos a partir do IIF, revelam que inovações estão sendo desenvolvida em todas as feiras de Paragominas, porém, em graduações diferentes. Em 33% dos feirantes o nível de inovação é considerado baixo (IIF<0,33), 58% se classificam em nível médio (IIF >0,33 < 0,66) e, 9% obtiveram desempenho alto (IIF ≥ 0,66). Atribui-se os resultados mais elevados aos feirantes que recebem apoio e orientações técnicas sobre gestão e mercado. Quanto aos consumidores locais, estes preferem comprar nas feiras em detrimento do preço, qualidade dos alimentos e diversidade dos produtos, destacando a valorização dos produtos da agricultura familiar local. As feiras livres de Paragominas se mostram como um importante instrumento de inclusão socioprodutiva aos agricultores familiares locais, portanto, é essencial articular políticas públicas e ações de negócios orientadas à inovação e valorização desse importante canal alternativo de comercialização. |
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Estratégias de inovação e comercialização nas feiras da agricultura familiar em Paragominas - PA.Agricultura familiar - ParagominasFeiras livresCadeias curtas agroalimentaresInovaçãoGestãoFeirantesShort agrifood chainsInnovationManagemenFamily farmingEste trabalho teve como objetivo analisar a dinâmica da comercialização e inovação nas feiras livres da agricultura familiar no município de Paragominas, compreendendo ainda as preferências e relações dos consumidores com essas feiras. Para atingir os objetivos da pesquisa foram usadas metodologias que permitem análises qualitativas e quantitativas. Realizou-se coleta de dados primários através de aplicação de questionários semiestruturados com 33 feirantes de quatro feiras livres e 150 consumidores no município pesquisado. Foi elaborado um índice de inovação dos feirantes (IIF) através das cargas fatoriais e escores da Análise Fatorial Exploratória. Os resultados obtidos a partir do IIF, revelam que inovações estão sendo desenvolvida em todas as feiras de Paragominas, porém, em graduações diferentes. Em 33% dos feirantes o nível de inovação é considerado baixo (IIF<0,33), 58% se classificam em nível médio (IIF >0,33 < 0,66) e, 9% obtiveram desempenho alto (IIF ≥ 0,66). Atribui-se os resultados mais elevados aos feirantes que recebem apoio e orientações técnicas sobre gestão e mercado. Quanto aos consumidores locais, estes preferem comprar nas feiras em detrimento do preço, qualidade dos alimentos e diversidade dos produtos, destacando a valorização dos produtos da agricultura familiar local. As feiras livres de Paragominas se mostram como um importante instrumento de inclusão socioprodutiva aos agricultores familiares locais, portanto, é essencial articular políticas públicas e ações de negócios orientadas à inovação e valorização desse importante canal alternativo de comercialização.This essay had as an objective to analyze the commercialization dynamics and innovation of family farming free fairs in Paragominas, understanding the consumers of these fairs, and their preferences and relationships. In this research some methodologies were used with the intent to allow qualitative and quantitative analysis, so it could achieve its objectives. The first database was gathered through a semi-structured questionnaire and answered by 33 fair dealers and 150 consumers in the same city. It elaborated the fair dealers innovation index (IIF) through the factorial load and scores of the Exploratory Factor Analysis. These IIF results show innovations are being developed at every Paragominas fairs, although in different graduations. In 33% of the fairs dealers the innovation level was considered low (IIF<0,33), 58% were classified as medium level (IIF >0,33 <0,66) and 9% got high developing (IFF ≥ 0,66). Attributed to the higher results were the fair dealers that received more support and technical guidance about management and business. Talking about the local buyers, they prefer to buy at these fairs because of the price, the products quality and diversity, highlighting the value attributed to the local family farming. Paragominas free fairs show as an important social productivity inclusion tool to the local family farmers, therefore, it’s essential to articulate public policies and innovative business managements and the valorization of this important alternative means of business.UFRA - Campus Belémhttp://lattes.cnpq.br/4645477865203115RODRIGUES, MarcosSILVA, David Costa Correiahttp://lattes.cnpq.br/7903681293675273https://orcid.org/0000-0001-6061-6665ALENCAR, Keila Roberta de Carvalho2022-11-30T17:07:26Z2022-11-30T17:07:26Z2022-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALENCAR, Keila Roberta de Carvalho. Estratégias de inovação e comercialização nas feiras da agricultura familiar em Paragominas - PA. Orientador: Dr. Marcos Rodrigues. 113 f. 2022. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1774. Acesso em: .CDD: 658http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1774Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2022-11-30T17:10:54Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1774Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2022-11-30T17:10:54Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false |
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Este trabalho teve como objetivo analisar a dinâmica da comercialização e inovação nas feiras livres da agricultura familiar no município de Paragominas, compreendendo ainda as preferências e relações dos consumidores com essas feiras. Para atingir os objetivos da pesquisa foram usadas metodologias que permitem análises qualitativas e quantitativas. Realizou-se coleta de dados primários através de aplicação de questionários semiestruturados com 33 feirantes de quatro feiras livres e 150 consumidores no município pesquisado. Foi elaborado um índice de inovação dos feirantes (IIF) através das cargas fatoriais e escores da Análise Fatorial Exploratória. Os resultados obtidos a partir do IIF, revelam que inovações estão sendo desenvolvida em todas as feiras de Paragominas, porém, em graduações diferentes. Em 33% dos feirantes o nível de inovação é considerado baixo (IIF<0,33), 58% se classificam em nível médio (IIF >0,33 < 0,66) e, 9% obtiveram desempenho alto (IIF ≥ 0,66). Atribui-se os resultados mais elevados aos feirantes que recebem apoio e orientações técnicas sobre gestão e mercado. Quanto aos consumidores locais, estes preferem comprar nas feiras em detrimento do preço, qualidade dos alimentos e diversidade dos produtos, destacando a valorização dos produtos da agricultura familiar local. As feiras livres de Paragominas se mostram como um importante instrumento de inclusão socioprodutiva aos agricultores familiares locais, portanto, é essencial articular políticas públicas e ações de negócios orientadas à inovação e valorização desse importante canal alternativo de comercialização. |
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