A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIRARD, Carla Daniella Teixeira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Texto Completo: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2259
Resumo: O solucionismo tecnológico promove a perspectiva de que os problemas da sociedade serão resolvidos por meio da aplicação de tecnologias inovadoras. Este discurso também está presente no campo educacional. As plataformas digitais de livros, como a Minha Biblioteca e a Pearson, investem em discursos que promovem as tecnologias como salvadoras da qualidade dos seus acervos, como capazes de promover uma aprendizagem personalizada, proporcionar formas diferentes de leitura e outras práticas que contribuem para a melhoria da qualidade das IES. Assim, nesta tese, o objetivo é analisar, sob a perspectiva dos EC, como as plataformas digitais Minha Biblioteca e Pearson Highter Education promovem o discurso do solucionismo tecnológico para o campo da educação. Os objetivos específicos da pesquisa, por sua vez, são apresentar um panorama da história da escrita, do livro e das bibliotecas; relacionar as bibliotecas com o conceito de artefato cultural; apresentar as discussões sobre plataformização e sua teoria; evidenciar os principais discursos sobre solucionismo tecnológico evidentes na plataforma Minha Biblioteca e Pearson Higher Education. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e com análise do material empírico constituído por capturas de tela nas duas plataformas, totalizando 303 telas. A fundamentação teórica é constituída em dois pilares. O primeiro é relacionado à escrita, ao livro e à biblioteca, com autores como Fisher (2009), Garcez (2002), Ramos (2010), Barbosa (2013), Pozzer (1999), Higounet (2003), Escarpit (1976), Barbier (2018), Manguel (2006; 2004), Chartier (1998). O segundo é relacionado aos estudos sobre plataformização, principalmente Van Dijck, Poell e Waal (2018), Poell, Nieborg e Van Dijck (2020), e Rivas (2021). Com base nas análises, foi possível concluir que os discursos reproduzidos pelas plataformas digitais estão relacionados com o solucionismo tecnológico.
id UFRA-1_25b88ed0daacd6815b91193bdce99d9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/2259
network_acronym_str UFRA-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRA
repository_id_str
spelling A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education.Plataforma digitalBiblioteca digitalSolucionismo tecnológicoTecnologia inovadoraPlataforma Minha BibliotecaPlataforma PearsonBig TechO solucionismo tecnológico promove a perspectiva de que os problemas da sociedade serão resolvidos por meio da aplicação de tecnologias inovadoras. Este discurso também está presente no campo educacional. As plataformas digitais de livros, como a Minha Biblioteca e a Pearson, investem em discursos que promovem as tecnologias como salvadoras da qualidade dos seus acervos, como capazes de promover uma aprendizagem personalizada, proporcionar formas diferentes de leitura e outras práticas que contribuem para a melhoria da qualidade das IES. Assim, nesta tese, o objetivo é analisar, sob a perspectiva dos EC, como as plataformas digitais Minha Biblioteca e Pearson Highter Education promovem o discurso do solucionismo tecnológico para o campo da educação. Os objetivos específicos da pesquisa, por sua vez, são apresentar um panorama da história da escrita, do livro e das bibliotecas; relacionar as bibliotecas com o conceito de artefato cultural; apresentar as discussões sobre plataformização e sua teoria; evidenciar os principais discursos sobre solucionismo tecnológico evidentes na plataforma Minha Biblioteca e Pearson Higher Education. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e com análise do material empírico constituído por capturas de tela nas duas plataformas, totalizando 303 telas. A fundamentação teórica é constituída em dois pilares. O primeiro é relacionado à escrita, ao livro e à biblioteca, com autores como Fisher (2009), Garcez (2002), Ramos (2010), Barbosa (2013), Pozzer (1999), Higounet (2003), Escarpit (1976), Barbier (2018), Manguel (2006; 2004), Chartier (1998). O segundo é relacionado aos estudos sobre plataformização, principalmente Van Dijck, Poell e Waal (2018), Poell, Nieborg e Van Dijck (2020), e Rivas (2021). Com base nas análises, foi possível concluir que os discursos reproduzidos pelas plataformas digitais estão relacionados com o solucionismo tecnológico.Technological solver builds the worldview that all the society's problematic can be resolved through the access and use of innovative Technologies and in education, and scholar field this thought is also applied.The digital book platforms, as ‘Minha Biblioteca’ and ‘Pearson Highter Education’ has been investing in discourses that figure the technologies as saviors, that includes the quality of their collections, as well as capable of promoting personalized learning and providing different ways of reading and other practices that contribute to improvement quality of higher education institution – HEI. Thus, the thesis’ objective is to analyze through the Cultural Studies’ perspective, the digital platforms ‘Minha Biblioteca’ and ‘Pearson - Highter Education’ in the face of Technological solver in the education and scholar field. The research’s specific objectives are, to present the books and libraries’ history; to relate libraries to the concept of cultural artifact; to present theoretical discussions about platformization and to highlight the main discourses about Technological solver evident on the ‘Minha Biblioteca’ and ‘Pearson - Higher Education platforms’. Methodologically, the research is qualitative through bibliographic research and analysis of empirical content consisting of screenshots set take from the ‘Minha Biblioteca’ and ‘Pearson - Higher Education platforms’, totaling 303 screens. The theoretical foundation consists of two pillars, one related to writing, books and libraries with authors such as Fisher (2009), Garcez (2002), Ramos (2010), Barbosa (2013), Pozzer (1999), Higounet (2003), Escarpit (1976), Barbier (2018), Manguel (2006; 2004), Chartier (1998) and, on the library from a cultural perspective, addressing platformization, there are authors Vries (2005); Hall (1997, 2006, 2016); DuGay et al. (1997); Van Dijck, Poell and Waal (2018), Poell, Nieborg and Van Dijck (2020), Van Dijck, Poell and Waal (2018) and Rivas (2021). Based on the analyses, it is inferred that the speeches reproduced by digital platforms are related to Technological solver.Universidade Luterana do Brasilhttp://lattes.cnpq.br/5752128941340564KIRCHOF, Edgar RobertoRUSSINI, Augusto http://lattes.cnpq.br/5959558727957265GIRARD, Carla Daniella Teixeira2024-05-06T16:10:17Z2024-05-06T16:10:17Z2024-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGIRARD, Carla Daniella Teixeira. A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education. Orientador: Edgar Roberto Kirchof. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas, RS, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2259. Acesso em: .CDD 025.04http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2259Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2024-05-06T16:19:11Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/2259Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2024-05-06T16:19:11Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education.
title A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education.
spellingShingle A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education.
GIRARD, Carla Daniella Teixeira
Plataforma digital
Biblioteca digital
Solucionismo tecnológico
Tecnologia inovadora
Plataforma Minha Biblioteca
Plataforma Pearson
Big Tech
title_short A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education.
title_full A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education.
title_fullStr A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education.
title_full_unstemmed A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education.
title_sort A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education.
author GIRARD, Carla Daniella Teixeira
author_facet GIRARD, Carla Daniella Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5752128941340564
KIRCHOF, Edgar Roberto
RUSSINI, Augusto http://lattes.cnpq.br/5959558727957265
dc.contributor.author.fl_str_mv GIRARD, Carla Daniella Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Plataforma digital
Biblioteca digital
Solucionismo tecnológico
Tecnologia inovadora
Plataforma Minha Biblioteca
Plataforma Pearson
Big Tech
topic Plataforma digital
Biblioteca digital
Solucionismo tecnológico
Tecnologia inovadora
Plataforma Minha Biblioteca
Plataforma Pearson
Big Tech
description O solucionismo tecnológico promove a perspectiva de que os problemas da sociedade serão resolvidos por meio da aplicação de tecnologias inovadoras. Este discurso também está presente no campo educacional. As plataformas digitais de livros, como a Minha Biblioteca e a Pearson, investem em discursos que promovem as tecnologias como salvadoras da qualidade dos seus acervos, como capazes de promover uma aprendizagem personalizada, proporcionar formas diferentes de leitura e outras práticas que contribuem para a melhoria da qualidade das IES. Assim, nesta tese, o objetivo é analisar, sob a perspectiva dos EC, como as plataformas digitais Minha Biblioteca e Pearson Highter Education promovem o discurso do solucionismo tecnológico para o campo da educação. Os objetivos específicos da pesquisa, por sua vez, são apresentar um panorama da história da escrita, do livro e das bibliotecas; relacionar as bibliotecas com o conceito de artefato cultural; apresentar as discussões sobre plataformização e sua teoria; evidenciar os principais discursos sobre solucionismo tecnológico evidentes na plataforma Minha Biblioteca e Pearson Higher Education. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e com análise do material empírico constituído por capturas de tela nas duas plataformas, totalizando 303 telas. A fundamentação teórica é constituída em dois pilares. O primeiro é relacionado à escrita, ao livro e à biblioteca, com autores como Fisher (2009), Garcez (2002), Ramos (2010), Barbosa (2013), Pozzer (1999), Higounet (2003), Escarpit (1976), Barbier (2018), Manguel (2006; 2004), Chartier (1998). O segundo é relacionado aos estudos sobre plataformização, principalmente Van Dijck, Poell e Waal (2018), Poell, Nieborg e Van Dijck (2020), e Rivas (2021). Com base nas análises, foi possível concluir que os discursos reproduzidos pelas plataformas digitais estão relacionados com o solucionismo tecnológico.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-06T16:10:17Z
2024-05-06T16:10:17Z
2024-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GIRARD, Carla Daniella Teixeira. A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education. Orientador: Edgar Roberto Kirchof. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas, RS, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2259. Acesso em: .
CDD 025.04
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2259
identifier_str_mv GIRARD, Carla Daniella Teixeira. A plataformização das bibliotecas: uma análise das plataformas Minha Biblioteca e Pearson Higher Education. Orientador: Edgar Roberto Kirchof. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas, RS, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2259. Acesso em: .
CDD 025.04
url http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/2259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRA
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Repositório Institucional da UFRA
collection Repositório Institucional da UFRA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com
_version_ 1801862329587990528