Participação social e percepção socioambiental: análise dos impactos de prolongamento de via urbana, Belém, Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Lais Victória Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ALMEIDA, Ruth Helena Cristo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Texto Completo: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1010
Resumo: Este trabalho analisou a participação social e a percepção socioambiental dos moradores que foram afetados pela construção de uma rodovia urbana entre os municípios de Belém e Ananindeua, no Estado do Pará. A obra denominada de Prolongamento da Avenida João Paulo II, está em andamento desde o ano de 2013, a obra tem o objetivo de interligar os dois municípios e desafogar o trânsito intenso da região. Pesquisou-se como os moradores vizinhos à obra foram afetados pelas mudanças na região (mudanças sociais, ambientais e socioambientais). Para coleta de dados, questionários foram aplicados em moradores dos bairros afetados pela obra de prolongamento. Os resultados mostram que os moradores se consideram conhecedores da obra e das alterações ambientais que vem se estabelecendo, porém, consideram que as informações fornecidas pelos responsáveis (Governo do Estado do Pará e Construtora) são insuficientes. Revelou-se a baixa participação social na tomada de decisões, e que, mesmo os entrevistados afirmarem a importância de reuniões e de organização nos bairros, o número de moradores ativos nas associações é muito pequeno. Mais de 60% dos entrevistados alegaram não ter participado de nenhuma movimentação para discutir sobre a obra, e também afirmaram não terem sido consultados, nem por órgãos do Estado do Pará, nem pela construtora responsável pela obra, sobre as mudanças decorrentes do empreendimento. Os moradores revelaram o anseio por melhoria na qualidade de vida. O trabalho apresentou uma perspectiva geral sobre a obra, não apenas visando o melhoramento no trânsito da capital, mas também os impactos causados pela obra de prolongamento.
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