O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e os desafios para a inclusão social face à “política da dor”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Jéssica Regina Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de pesquisa o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na política de educação, inserido na lógica capitalista de exploração e na “política da dor”, que se traduz pelas formas de manipulação e domínio exercido pelo capital nas ações do Estado e suas obras de sofrimento e encolhimento de investimentos nos segmentos das políticas sociais, em um projeto de contra fluxo.Abordando os desafios da inclusão social por meio da educação e do PNAES, este estudo foi motivado pela vivência profissional e pelas inquietações advindas das múltiplas reflexões críticas como membro atuante no PNAES na Universidade Federal Rural da Amazônia, no campus de Capanema, município do estado do Pará.Nessa direção, o objetivo geral foi analisar o PNAES como instrumento de inclusão social no contexto da “política da dor”. A pesquisa foi exploratória, com instrumentos teórico-metodológicos,mobilizados a partir de análises bibliográficas e documentais, com levantamentos acerca do contexto histórico, político e socioeconômico e seus reflexos na construção das políticas sociais, em especial, na educação e na assistência estudantil. Assim,o método de interpretação, da realidade e da história da sociedade, usado como subsídios para o estudo da estrutura da educação no Brasil e da assistência estudantil,como reflexo de processos de intervenção para a inclusão social, foi o materialismo histórico-dialético. Como principais resultados, a pesquisa apontou a necessidade de uma reconfiguração da “arquitetura” do PNAS, acentuando a importância da democratização; a fragilidade deste Programa em estratégias que primem pela inclusão social real, a ausência de critérios de monitoramento para o cumprimento dos objetivos e a ausência de controle social e participação dos agentes envolvidos. Desta forma, conclui-se que o PNAES carece de mecanismos que lhe assegurem ser, de fato, um instrumento que contribua para a promoção da inclusão social.
id UFRA-1_49b408fb6fcd11d9ad55ad9120b5e290
oai_identifier_str oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1181
network_acronym_str UFRA-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRA
repository_id_str
spelling O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e os desafios para a inclusão social face à “política da dor”Educação - Assistência estudantilInclusão socialEsta dissertação tem como objeto de pesquisa o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na política de educação, inserido na lógica capitalista de exploração e na “política da dor”, que se traduz pelas formas de manipulação e domínio exercido pelo capital nas ações do Estado e suas obras de sofrimento e encolhimento de investimentos nos segmentos das políticas sociais, em um projeto de contra fluxo.Abordando os desafios da inclusão social por meio da educação e do PNAES, este estudo foi motivado pela vivência profissional e pelas inquietações advindas das múltiplas reflexões críticas como membro atuante no PNAES na Universidade Federal Rural da Amazônia, no campus de Capanema, município do estado do Pará.Nessa direção, o objetivo geral foi analisar o PNAES como instrumento de inclusão social no contexto da “política da dor”. A pesquisa foi exploratória, com instrumentos teórico-metodológicos,mobilizados a partir de análises bibliográficas e documentais, com levantamentos acerca do contexto histórico, político e socioeconômico e seus reflexos na construção das políticas sociais, em especial, na educação e na assistência estudantil. Assim,o método de interpretação, da realidade e da história da sociedade, usado como subsídios para o estudo da estrutura da educação no Brasil e da assistência estudantil,como reflexo de processos de intervenção para a inclusão social, foi o materialismo histórico-dialético. Como principais resultados, a pesquisa apontou a necessidade de uma reconfiguração da “arquitetura” do PNAS, acentuando a importância da democratização; a fragilidade deste Programa em estratégias que primem pela inclusão social real, a ausência de critérios de monitoramento para o cumprimento dos objetivos e a ausência de controle social e participação dos agentes envolvidos. Desta forma, conclui-se que o PNAES carece de mecanismos que lhe assegurem ser, de fato, um instrumento que contribua para a promoção da inclusão social.This dissertation has as object of research the National Program of Student Assistance (PNAES) in the politics of education, inserted in the capitalist logic of exploitation and in the "politics of pain", which is translated by the forms of manipulation and mastery exercised by the capital in the actions of the student. Estado and its works of suffering and shrinking investments in the segments of social policies, in a counter flow project. Addressing the challenges of social inclusion through education and PNAES, this study was motivated by professional experience and concerns arising from multiple critical reflections as a member of PNAES at the Federal Rural University of Amazonia, on the campus of Capanema, municipality of the state of Pará. In this sense, the overall objective was to analyze the PNAES as an instrument of social inclusion in the context of the “pain policy”. The research was exploratory, with theoretical and methodological instruments, mobilized from bibliographical and documentary analyzes, with surveys about the historical, political and socioeconomic context and its reflexes in the construction of social policies, especially in education and student assistance. Thus, the method of interpretation, the reality and the history of society, used as subsidies for the study of the structure of education in Brazil and student assistance, as a reflection of intervention processes for social inclusion, was historical-dialectical materialism. As main results, the research pointed to the need for a reconfiguration of PNAS “architecture”, emphasizing the importance of democratization; the fragility of this Program in strategies that excel at real social inclusion, the absence of monitoring criteria to achieve the objectives and the absence of social control and participation of the agents involved. Thus, it is concluded that the PNAES lacks instruments that assure it to be, in fact, an instrument that contributes to the promotion of social inclusionUFRA/Capanemahttp://lattes.cnpq.br/9502681594591950SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dosMELO, Jéssica Regina Teixeira2021-03-31T17:14:38Z2021-03-31T17:14:38Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Jéssica Regina Teixeira. O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e os desafios para a inclusão social face à “política da dor”. Orientadora: Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.CDD: 378repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1181Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2021-03-31T17:26:15Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1181Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2021-03-31T17:26:15Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e os desafios para a inclusão social face à “política da dor”
title O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e os desafios para a inclusão social face à “política da dor”
spellingShingle O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e os desafios para a inclusão social face à “política da dor”
MELO, Jéssica Regina Teixeira
Educação - Assistência estudantil
Inclusão social
title_short O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e os desafios para a inclusão social face à “política da dor”
title_full O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e os desafios para a inclusão social face à “política da dor”
title_fullStr O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e os desafios para a inclusão social face à “política da dor”
title_full_unstemmed O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e os desafios para a inclusão social face à “política da dor”
title_sort O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e os desafios para a inclusão social face à “política da dor”
author MELO, Jéssica Regina Teixeira
author_facet MELO, Jéssica Regina Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9502681594591950
SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Jéssica Regina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Assistência estudantil
Inclusão social
topic Educação - Assistência estudantil
Inclusão social
description Esta dissertação tem como objeto de pesquisa o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na política de educação, inserido na lógica capitalista de exploração e na “política da dor”, que se traduz pelas formas de manipulação e domínio exercido pelo capital nas ações do Estado e suas obras de sofrimento e encolhimento de investimentos nos segmentos das políticas sociais, em um projeto de contra fluxo.Abordando os desafios da inclusão social por meio da educação e do PNAES, este estudo foi motivado pela vivência profissional e pelas inquietações advindas das múltiplas reflexões críticas como membro atuante no PNAES na Universidade Federal Rural da Amazônia, no campus de Capanema, município do estado do Pará.Nessa direção, o objetivo geral foi analisar o PNAES como instrumento de inclusão social no contexto da “política da dor”. A pesquisa foi exploratória, com instrumentos teórico-metodológicos,mobilizados a partir de análises bibliográficas e documentais, com levantamentos acerca do contexto histórico, político e socioeconômico e seus reflexos na construção das políticas sociais, em especial, na educação e na assistência estudantil. Assim,o método de interpretação, da realidade e da história da sociedade, usado como subsídios para o estudo da estrutura da educação no Brasil e da assistência estudantil,como reflexo de processos de intervenção para a inclusão social, foi o materialismo histórico-dialético. Como principais resultados, a pesquisa apontou a necessidade de uma reconfiguração da “arquitetura” do PNAS, acentuando a importância da democratização; a fragilidade deste Programa em estratégias que primem pela inclusão social real, a ausência de critérios de monitoramento para o cumprimento dos objetivos e a ausência de controle social e participação dos agentes envolvidos. Desta forma, conclui-se que o PNAES carece de mecanismos que lhe assegurem ser, de fato, um instrumento que contribua para a promoção da inclusão social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-03-31T17:14:38Z
2021-03-31T17:14:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Jéssica Regina Teixeira. O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e os desafios para a inclusão social face à “política da dor”. Orientadora: Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
CDD: 378
repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1181
identifier_str_mv MELO, Jéssica Regina Teixeira. O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e os desafios para a inclusão social face à “política da dor”. Orientadora: Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
CDD: 378
repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRA/Capanema
publisher.none.fl_str_mv UFRA/Capanema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRA
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Repositório Institucional da UFRA
collection Repositório Institucional da UFRA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com
_version_ 1813895241704407040