Educação do campo e saúde: refletindo sobre os parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim, Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIANA, Luana Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Texto Completo: http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/292
Resumo: Este estudo versou sobre educação do campo e saúde e teve como objeto o currículo do ensino fundamental expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim no estado do Pará. A pesquisa optou pela abordagem qualitativa, e foi baseada em pesquisa documental e pesquisa de campo realizada na escola Professora Carmen Rabelo Magalhães. O presente estudo analisou a concepção de saúde presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, expressa especificamente em um dos temas transversais que aborda a saúde, analisando a maneira como a saúde e o campo são considerados nesses documentos, nos livros didáticos utilizados por essa escola, e na concepção de saúde de professores, alunos, pais e responsáveis. Foi realizada análise documental focalizando documentos do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde como as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta e a Política Nacional de Promoção de Saúde; assim como os livros didáticos adotados no nível fundamental da escola durante o ano de 2009. Foi realizada entrevista aos professores, alunos, pais e lideranças comunitárias envolvidas com a escola. A análise dos dados e dos depoimentos indicou a predominância da concepção unicausal de saúde nos PCNs, nos livros didáticos analisados, bem como entre professores, alunos e pais entrevistados, evidenciando um distanciamento em relação aos diversos aspectos da vida e da saúde dos povos do campo.
id UFRA-1_6d57724642aca458623e7b707bca6a63
oai_identifier_str oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/292
network_acronym_str UFRA-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRA
repository_id_str
spelling Educação do campo e saúde: refletindo sobre os parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim, ParáEducação rural - Currículos - Marapanim (PA)Saúde escolar- Marapanim (PA)Ensino fundamental - Currículos - Marapanim (PA)Educação rural - SaúdeParâmetros Curriculares NacionaisEscola multisseriada - Marapanim - PaEste estudo versou sobre educação do campo e saúde e teve como objeto o currículo do ensino fundamental expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim no estado do Pará. A pesquisa optou pela abordagem qualitativa, e foi baseada em pesquisa documental e pesquisa de campo realizada na escola Professora Carmen Rabelo Magalhães. O presente estudo analisou a concepção de saúde presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, expressa especificamente em um dos temas transversais que aborda a saúde, analisando a maneira como a saúde e o campo são considerados nesses documentos, nos livros didáticos utilizados por essa escola, e na concepção de saúde de professores, alunos, pais e responsáveis. Foi realizada análise documental focalizando documentos do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde como as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta e a Política Nacional de Promoção de Saúde; assim como os livros didáticos adotados no nível fundamental da escola durante o ano de 2009. Foi realizada entrevista aos professores, alunos, pais e lideranças comunitárias envolvidas com a escola. A análise dos dados e dos depoimentos indicou a predominância da concepção unicausal de saúde nos PCNs, nos livros didáticos analisados, bem como entre professores, alunos e pais entrevistados, evidenciando um distanciamento em relação aos diversos aspectos da vida e da saúde dos povos do campo.This study was about rural education and health and its research object was the primary education curriculum expressed in the National Curriculum Standarts plus its relation to a multigrade school curriculum from Marapanim city at Pará State. The research opted for a qualitativo approach and it was based on documental research as well as field research at Professora Carmen Rabelo Magalhães School. This study analyzed the health conception present in the National Curriculum Standarts, expressed specifically in one of the transversal themes about health, investigating how health and rural environment are understood in these documents, in the textbooks, and in the health conception of teachers, students, parents and guardians. It was done a documental analyze focusing the Education Ministry and the Health Ministry documents, as the Operational Guidelines for Basic Education in Rural schools, the national curriculum standards, the national health policy debates of rural populations and Forest and National Policy Health Promotion, as well as the textbooks adopted in this primary school during 2009 year. It was done an interview with teachers, students, parents, and community leaders involved with the school. The data analysis and the interview result indicated the predominance of single causai conception of health in the National Curriculum Standarts, in the analyzed textbooks, as well among teachers, students and interviewed parents, evidencing a gap on the different aspect of life and health of rural living people.UFPAPrograma de Pós-Graduação em Educaçãohttp://lattes.cnpq.br/1723722364556016HAGE, Salomão Antônio MufarrejVIANA, Luana Costa2018-03-05T16:28:55Z2018-03-05T16:28:55Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIANA, Luana Costa. Educação do campo e saúde: refletindo sobre os parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim, Pará. 2010. 195 f. Orientador: Salomao Antonio Mufarrej Hage. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/292. Acesso em:http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/292Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2020-10-19T15:51:04Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/292Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2020-10-19T15:51:04Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo e saúde: refletindo sobre os parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim, Pará
title Educação do campo e saúde: refletindo sobre os parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim, Pará
spellingShingle Educação do campo e saúde: refletindo sobre os parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim, Pará
VIANA, Luana Costa
Educação rural - Currículos - Marapanim (PA)
Saúde escolar- Marapanim (PA)
Ensino fundamental - Currículos - Marapanim (PA)
Educação rural - Saúde
Parâmetros Curriculares Nacionais
Escola multisseriada - Marapanim - Pa
title_short Educação do campo e saúde: refletindo sobre os parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim, Pará
title_full Educação do campo e saúde: refletindo sobre os parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim, Pará
title_fullStr Educação do campo e saúde: refletindo sobre os parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim, Pará
title_full_unstemmed Educação do campo e saúde: refletindo sobre os parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim, Pará
title_sort Educação do campo e saúde: refletindo sobre os parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim, Pará
author VIANA, Luana Costa
author_facet VIANA, Luana Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1723722364556016
HAGE, Salomão Antônio Mufarrej
dc.contributor.author.fl_str_mv VIANA, Luana Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural - Currículos - Marapanim (PA)
Saúde escolar- Marapanim (PA)
Ensino fundamental - Currículos - Marapanim (PA)
Educação rural - Saúde
Parâmetros Curriculares Nacionais
Escola multisseriada - Marapanim - Pa
topic Educação rural - Currículos - Marapanim (PA)
Saúde escolar- Marapanim (PA)
Ensino fundamental - Currículos - Marapanim (PA)
Educação rural - Saúde
Parâmetros Curriculares Nacionais
Escola multisseriada - Marapanim - Pa
description Este estudo versou sobre educação do campo e saúde e teve como objeto o currículo do ensino fundamental expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim no estado do Pará. A pesquisa optou pela abordagem qualitativa, e foi baseada em pesquisa documental e pesquisa de campo realizada na escola Professora Carmen Rabelo Magalhães. O presente estudo analisou a concepção de saúde presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, expressa especificamente em um dos temas transversais que aborda a saúde, analisando a maneira como a saúde e o campo são considerados nesses documentos, nos livros didáticos utilizados por essa escola, e na concepção de saúde de professores, alunos, pais e responsáveis. Foi realizada análise documental focalizando documentos do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde como as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta e a Política Nacional de Promoção de Saúde; assim como os livros didáticos adotados no nível fundamental da escola durante o ano de 2009. Foi realizada entrevista aos professores, alunos, pais e lideranças comunitárias envolvidas com a escola. A análise dos dados e dos depoimentos indicou a predominância da concepção unicausal de saúde nos PCNs, nos livros didáticos analisados, bem como entre professores, alunos e pais entrevistados, evidenciando um distanciamento em relação aos diversos aspectos da vida e da saúde dos povos do campo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-03-05T16:28:55Z
2018-03-05T16:28:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIANA, Luana Costa. Educação do campo e saúde: refletindo sobre os parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim, Pará. 2010. 195 f. Orientador: Salomao Antonio Mufarrej Hage. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/292. Acesso em:
http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/292
identifier_str_mv VIANA, Luana Costa. Educação do campo e saúde: refletindo sobre os parâmetros curriculares nacionais e sua relação com o currículo de uma escola multisseriada do município de Marapanim, Pará. 2010. 195 f. Orientador: Salomao Antonio Mufarrej Hage. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/292. Acesso em:
url http://repositorio.ufra.edu.br/handle/123456789/292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPA
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv UFPA
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRA
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Repositório Institucional da UFRA
collection Repositório Institucional da UFRA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com
_version_ 1801862334132518912