Formação de professores para o ensino de libras da sala de recursos multifuncionais em Capanema/PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTRO, Ana Keila da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Resumo: Este estudo insere-se no campo da Educação Especial e na Formação de Professores e apresenta os resultados da pesquisa intitulada “Formação de Professores para o Ensino de Libras da sala de Recursos Multifuncionais em Capanema-Pa” que intencionou investigar e analisar a formação de professores que trabalham com o ensino de Libras neste município. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se uma revisão bibliográfica nas literaturas e banco de dados dos Programas de Pós-graduação em educação (PPGED) das Universidades Federal e Estadual do Pará que tratam a temática e análise documental, as quais permeiam o trabalho. A Metodologia adotada para a construção deste trabalho foi embasada numa pesquisa qualitativa, delimitada pelo levantamento bibliográfico, documental e na pesquisa de campo, tendo como lócus as experiências formativas de 5 professores de escolas públicas. A fundamentação teórica pauta-se em estudos com aportes em Damásio (2007), Perlin (2000), Esteves & Rodrigues (1993), Tardif (2010), Saviani (2010), Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 (BRASIL, 2002), Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 (BRASIL, 2005) dentre outros. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados em categorias interpretativas ligadas à formação de professores na análise do conteúdo. Os resultados encontrados revelaram que houve no período de 2008 a 2018 a existência de esforços governamentais e das secretarias de educação para a implementação de políticas públicas voltadas para a formação de professores, especialmente aos que atuam na Educação Especial. Entretanto estas políticas educacionais são permeadas por uma insatisfação, por parte dos professores. A formação inicial, ainda precária no que diz respeito às questões como: metodologias educacionais, falta de intérprete em sala regular; não prepara o professor para atender o aluno surdo. Não oportunizando aos professores da Educação Especial a vivência de uma formação capaz de articular formação inicial, formação continuada e profissionalização.
id UFRA-1_a82373091302dc6607445632d9617d2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1187
network_acronym_str UFRA-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRA
repository_id_str
spelling Formação de professores para o ensino de libras da sala de recursos multifuncionais em Capanema/PAEducação EspecialFormação de ProfessoresLibras - Ensino - Capanema - ParáEste estudo insere-se no campo da Educação Especial e na Formação de Professores e apresenta os resultados da pesquisa intitulada “Formação de Professores para o Ensino de Libras da sala de Recursos Multifuncionais em Capanema-Pa” que intencionou investigar e analisar a formação de professores que trabalham com o ensino de Libras neste município. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se uma revisão bibliográfica nas literaturas e banco de dados dos Programas de Pós-graduação em educação (PPGED) das Universidades Federal e Estadual do Pará que tratam a temática e análise documental, as quais permeiam o trabalho. A Metodologia adotada para a construção deste trabalho foi embasada numa pesquisa qualitativa, delimitada pelo levantamento bibliográfico, documental e na pesquisa de campo, tendo como lócus as experiências formativas de 5 professores de escolas públicas. A fundamentação teórica pauta-se em estudos com aportes em Damásio (2007), Perlin (2000), Esteves & Rodrigues (1993), Tardif (2010), Saviani (2010), Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 (BRASIL, 2002), Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 (BRASIL, 2005) dentre outros. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados em categorias interpretativas ligadas à formação de professores na análise do conteúdo. Os resultados encontrados revelaram que houve no período de 2008 a 2018 a existência de esforços governamentais e das secretarias de educação para a implementação de políticas públicas voltadas para a formação de professores, especialmente aos que atuam na Educação Especial. Entretanto estas políticas educacionais são permeadas por uma insatisfação, por parte dos professores. A formação inicial, ainda precária no que diz respeito às questões como: metodologias educacionais, falta de intérprete em sala regular; não prepara o professor para atender o aluno surdo. Não oportunizando aos professores da Educação Especial a vivência de uma formação capaz de articular formação inicial, formação continuada e profissionalização.This study is part of the field of Special Education and Teacher Training and presents the results of the research entitled “Teacher Training for Teaching Libras in the Multifunctional Resources room in Capanema-Pa” that aimed to investigate and analyze teacher training who work with the teaching of Libras in this city. In order to achieve the proposed objectives, a bibliographic review was carried out on the literature and database of the Graduate Programs in Education (PPGED) of the Federal and State Universities of Pará that deal with the theme and documentary analysis, which permeate the work. The Methodology adopted for the construction of this work was based on a qualitative research, delimited in the bibliographic, documentary analysis and in the field research, having as locus the formative experiences of 5 teachers from public schools. The theoretical basis is based on studies with contributions by Damásio (2007), Perlin (2000), Esteves & Rodrigues (1993), Tardif (2010), Saviani (2010), Law nº 10.436, of April 24, 2002 (BRAZIL) , 2002), Decree nº 5.626, of December 22, 2005 (BRASIL, 2005) among others. Semi-structured interviews were used as data collection instruments. The data were organized into interpretative categories linked to teacher training in content analysis. The results found revealed that in the period from 2008 to 2018 the existence of governmental efforts and of the education secretariats for the implementation of public policies aimed at the training of teachers, especially those working in Special Education. However, these educational policies are permeated by dissatisfaction on the part of teachers. Initial training, still precarious with regard to issues such as: educational methodologies, lack of interpreter in the regular classroom; it does not prepare the teacher to assist the deaf student. Not giving Special Education teachers the opportunity to experience training capable of articulating initial training, continuing training and professionalization.UFRA/Capanemahttp://lattes.cnpq.br/6364117476478718ABREU, Waldir Ferreira deCASTRO, Ana Keila da Silva2021-04-14T13:37:38Z2021-04-14T13:37:38Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASTRO, Ana Keila da Silva. Formação de professores para o ensino de libras da sala de recursos multifuncionais em Capanema/PA. Orientador: Waldir Ferreira de Abreu. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.CDD: 371.9098115repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1187Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2021-04-14T13:44:47Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1187Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2021-04-14T13:44:47Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores para o ensino de libras da sala de recursos multifuncionais em Capanema/PA
title Formação de professores para o ensino de libras da sala de recursos multifuncionais em Capanema/PA
spellingShingle Formação de professores para o ensino de libras da sala de recursos multifuncionais em Capanema/PA
CASTRO, Ana Keila da Silva
Educação Especial
Formação de Professores
Libras - Ensino - Capanema - Pará
title_short Formação de professores para o ensino de libras da sala de recursos multifuncionais em Capanema/PA
title_full Formação de professores para o ensino de libras da sala de recursos multifuncionais em Capanema/PA
title_fullStr Formação de professores para o ensino de libras da sala de recursos multifuncionais em Capanema/PA
title_full_unstemmed Formação de professores para o ensino de libras da sala de recursos multifuncionais em Capanema/PA
title_sort Formação de professores para o ensino de libras da sala de recursos multifuncionais em Capanema/PA
author CASTRO, Ana Keila da Silva
author_facet CASTRO, Ana Keila da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6364117476478718
ABREU, Waldir Ferreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTRO, Ana Keila da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Formação de Professores
Libras - Ensino - Capanema - Pará
topic Educação Especial
Formação de Professores
Libras - Ensino - Capanema - Pará
description Este estudo insere-se no campo da Educação Especial e na Formação de Professores e apresenta os resultados da pesquisa intitulada “Formação de Professores para o Ensino de Libras da sala de Recursos Multifuncionais em Capanema-Pa” que intencionou investigar e analisar a formação de professores que trabalham com o ensino de Libras neste município. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se uma revisão bibliográfica nas literaturas e banco de dados dos Programas de Pós-graduação em educação (PPGED) das Universidades Federal e Estadual do Pará que tratam a temática e análise documental, as quais permeiam o trabalho. A Metodologia adotada para a construção deste trabalho foi embasada numa pesquisa qualitativa, delimitada pelo levantamento bibliográfico, documental e na pesquisa de campo, tendo como lócus as experiências formativas de 5 professores de escolas públicas. A fundamentação teórica pauta-se em estudos com aportes em Damásio (2007), Perlin (2000), Esteves & Rodrigues (1993), Tardif (2010), Saviani (2010), Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 (BRASIL, 2002), Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 (BRASIL, 2005) dentre outros. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados em categorias interpretativas ligadas à formação de professores na análise do conteúdo. Os resultados encontrados revelaram que houve no período de 2008 a 2018 a existência de esforços governamentais e das secretarias de educação para a implementação de políticas públicas voltadas para a formação de professores, especialmente aos que atuam na Educação Especial. Entretanto estas políticas educacionais são permeadas por uma insatisfação, por parte dos professores. A formação inicial, ainda precária no que diz respeito às questões como: metodologias educacionais, falta de intérprete em sala regular; não prepara o professor para atender o aluno surdo. Não oportunizando aos professores da Educação Especial a vivência de uma formação capaz de articular formação inicial, formação continuada e profissionalização.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-04-14T13:37:38Z
2021-04-14T13:37:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, Ana Keila da Silva. Formação de professores para o ensino de libras da sala de recursos multifuncionais em Capanema/PA. Orientador: Waldir Ferreira de Abreu. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.
CDD: 371.9098115
repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1187
identifier_str_mv CASTRO, Ana Keila da Silva. Formação de professores para o ensino de libras da sala de recursos multifuncionais em Capanema/PA. Orientador: Waldir Ferreira de Abreu. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.
CDD: 371.9098115
repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRA/Capanema
publisher.none.fl_str_mv UFRA/Capanema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRA
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Repositório Institucional da UFRA
collection Repositório Institucional da UFRA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com
_version_ 1801862333008445440