Caracterização e avaliação de genótipos de pupunheira ao mercado de frutos para mesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRANDÃO, Camila Pinto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Resumo: FAPESPA
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spelling Caracterização e avaliação de genótipos de pupunheira ao mercado de frutos para mesaPupunheira (Bactris gasipaes) - GenótiposAvaliação sensorial - ConsumidorPreferencia do consumidor - EstudoBanco de GermoplasmaFAPESPANa Embrapa Amazônia Oriental há vários genótipos de pupunheira (Bactris gasipaes) conservados no campo experimental no município de Tomé-Açu, Pará, com finalidade para produção de fruto para mesa. No entanto, pouco se sabe sobre as potencialidades desses genótipos, o que gera dificuldades no melhoramento para frutos desta palmeira. O objetivo deste trabalho foi identificar genótipos de pupunheira conservados no Banco de germoplasma, cujo frutos possuem características desejáveis ao mercado de mesa e, por conseguinte, inserção a programas de melhoramento dessa palmeira para fruto. Deste modo foi realizado estudo do perfil e as preferências do consumidor de fruto de pupunha da cidade de Belém (PA); caracterização e avaliação morfológica de frutos em genótipos de pupunheira do Banco de germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental; e avaliação sensorial do fruto de pupunha. Para isto, foram aplicados questionários constituídos por três conjuntos de perguntas: perfil social, consumo e atributos no ato da compra, em frequentadores de quatro feiras do município de Belém. Em seguida, foram caracterizadas e avaliadas amostras de frutos maduros de 100 genótipos de pupunheira conservados nesse campo experimental. Além disso foi aplicado um teste de aceitação global e por atributos em frutos de dez genótipos. A periodicidade de compra para maioria foi semanal (31%) e mensal (26%). O hábito de consumo mais frequente foi registrado em pessoas com idade acima de 40 anos, com níveis médios de escolaridade e renda, caracterizando como consumidor de mercado popular. As análises constataram divergência dentre os genótipos avaliados, sendo possível a formação de cinco grupos distintos com base nos caracteres quantitativos e oito grupos por caracteres qualitativos. O teste sensorial evidenciou maior aceitação e intenção de compra (> 80 %) em frutos de três genótipos (3, 7 e 10), mas apenas dois (1 e 4) apresentaram aceitação insatisfatória. Os consumidores de Belém, Pará, preferem adquirir frutos in natura nos cachos, sendo de tamanhos médios, de coloração vermelha e de polpa amarela, de textura macia, oleosa e pouco fibrosa. Pelo menos 45 genótipos possuem características promissoras ao mercado de pupunha de mesa. Pelo teste sensorial, três genótipos podem ser indicados ao programa de melhoramento dessa palmeira ao mercado de mesa.At Embrapa Eastern Amazon there are several genotypes of peach palm (Bactris gasipaes) conserved in the experimental field in the municipality of Tomé-Açu, Pará, with the purpose to produce fruit for the table. However, little is known about the potential of these genotypes, which creates difficulties in breeding for this palm fruits. The objective of this work was to identify genotypes of peach palm preserved in the germplasm bank, whose fruits have desirable characteristics for the table market and, therefore, insertion in breeding programs for this palm to fruit. In this way, a study of the profile and preferences of the peach palm fruit consumer in the city of Belém (PA) was carried out; characterization and morphological evaluation of fruit in peach palm genotypes of germplasm bank of Embrapa Eastern Amazon; and sensory evaluation of the peach palm fruit. To this end, questionnaires consisting of three sets of questions were applied: social profile, consumption and attributes at the time of purchase, in visitors of four fairs in the municipality of Belém. Then, samples of ripe fruits from 100 genotypes of peach palm were characterized and evaluated. Conserved in that experimental field. In addition, a global acceptance and attribute test was applied to fruits of ten genotypes. The purchase periodicity for the majority was weekly (31%) and monthly (26%). The most frequent consumption habits were recorded in people aged over 40 years, with average levels of education and income, featuring consumer popular market. The analyzes were divergent among the evaluated genotypes, being possible the formation of five distinct groups based on the quantitative characters and eight groups by qualitative characters. The sensory test showed greater acceptance and purchase intention (> 80%) in fruits of three genotypes (3, 7 and 10), but only two (1 and 4) showed unsatisfactory acceptance. Consumers from Belém, Pará, prefer to buy fresh fruits in the bunches, being of medium sizes, red in color and yellow pulp, with a soft, oily and little fibrous texture. At least 45 genotypes have promising characteristics for the table pupunha market. Through sensory testing, three genotypes can be indicated for the breeding program of this palm to the table market.UFRA/Campus BelémOLIVEIRA, Maria do Socorro Padilha deBRANDÃO, Camila Pinto2021-02-19T03:54:37Z2021-02-19T03:54:37Z2020-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRANDÃO, Camila Pinto. Caracterização e avaliação de genótipos de pupunheira ao mercado de frutos para mesa. Orientador: Maria do Socorro Padilha de Oliveira. 2020. 71 f. 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