Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia: proposição de indicadores quantitativos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSA, Paula Cristina Reale Bastos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Resumo: Ministério da Educação e Universidade Federal Rural da Amazônia
id UFRA-1_dd2eccf88ebaca5152b18127c20cb909
oai_identifier_str oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/713
network_acronym_str UFRA-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRA
repository_id_str
spelling Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia: proposição de indicadores quantitativos.Etnozoologia - Educação AmbientalEducação AmbientalEtnozoologia - Educação Ambiental - indicadores QuantitativosCenso EtnozoológicoMinistério da Educação e Universidade Federal Rural da AmazôniaEsta dissertação apresenta-se na forma de uma Pesquisa-ação desenvolvida em Escolas Públicas de diferentes contextos espaciais, ambientais e educacionais do município de Belém, Pará. Os estudos e ações propostos almejam conhecer as interações homem-animal-ambiente e ampliar a consciência ecológica das comunidades escolares pesquisadas, fazendo uso da aliança entre dois temas alvo; a Educação Ambiental e as Relações Etnozoológicas, temas de pesquisa do Grupo de Pesquisa Bio-Fauna da UFRA/ISARH. A notável carência de parâmetros quantitativos para se avaliar os resultados dos esforços em Educação Ambiental impulsionou esta abordagem inovadora, cuja metodologia proporciona análises quantitativas estabelecidas a partir de uma grade de indicadores, validados a partir do tratamento estatístico de três instrumentos importantes; o perfil socioeconômico e cultural dos alunos, construído após aplicação de questionário aos Pais ou Responsáveis, as dinâmicas etnozoológicas e os agravos de saúde registrados nas fichas de justificativas de falta destes alunos, contribuindo para apontar focos estratégicos, a partir de análise estatística multivariada, para onde centralizar os esforços em educação e saúde de forma a torná-los mais eficientes.This dissertation presents itself as an action research developed in Public Schools of different spatial contexts, environmental and educational in Belém, Pará studies and proposed actions aim to understand the human-animal interactions, environment and increase the ecological awareness school communities surveyed, making use of the alliance between the two instruments; Environmental Education and Etnozoológicas relations, research themes of the Research Group Bio-Fauna of UFRA/ISARH. The notable lack of quantitative parameters to evaluate the results of efforts in environmental education promoted this innovative approach, which provides quantitative analysis methodology established from a grid of indicators, validated from the statistical treatment of three important instruments; sociodemographic and students' cultural, built after a questionnaire to Parents or Guardians, the dynamics etnozoológicas health and injuries recorded in the records of excuses of lack of students, contributing to aim strategic focuses, from multivariate statistical analysis, where to focus efforts in education and health order to make them more efficient.UFRAPALHA, Maria das Dores CorreiaROSA, Paula Cristina Reale Bastos2019-05-13T20:36:54Z2019-05-13T20:36:54Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Paula Cristina Reale Bastos. Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia: proposição de indicadores quantitativos. Orientadora: Maria das Dores Correia Palha. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Produção Animal na Amazônia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2012.repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/713Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2019-05-13T20:36:54Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/713Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2019-05-13T20:36:54Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia: proposição de indicadores quantitativos.
title Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia: proposição de indicadores quantitativos.
spellingShingle Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia: proposição de indicadores quantitativos.
ROSA, Paula Cristina Reale Bastos
Etnozoologia - Educação Ambiental
Educação Ambiental
Etnozoologia - Educação Ambiental - indicadores Quantitativos
Censo Etnozoológico
title_short Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia: proposição de indicadores quantitativos.
title_full Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia: proposição de indicadores quantitativos.
title_fullStr Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia: proposição de indicadores quantitativos.
title_full_unstemmed Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia: proposição de indicadores quantitativos.
title_sort Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia: proposição de indicadores quantitativos.
author ROSA, Paula Cristina Reale Bastos
author_facet ROSA, Paula Cristina Reale Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PALHA, Maria das Dores Correia
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSA, Paula Cristina Reale Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Etnozoologia - Educação Ambiental
Educação Ambiental
Etnozoologia - Educação Ambiental - indicadores Quantitativos
Censo Etnozoológico
topic Etnozoologia - Educação Ambiental
Educação Ambiental
Etnozoologia - Educação Ambiental - indicadores Quantitativos
Censo Etnozoológico
description Ministério da Educação e Universidade Federal Rural da Amazônia
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-05-13T20:36:54Z
2019-05-13T20:36:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Paula Cristina Reale Bastos. Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia: proposição de indicadores quantitativos. Orientadora: Maria das Dores Correia Palha. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Produção Animal na Amazônia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2012.
repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/713
identifier_str_mv ROSA, Paula Cristina Reale Bastos. Etnozoologia e educação ambiental para escolas da amazônia: proposição de indicadores quantitativos. Orientadora: Maria das Dores Correia Palha. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Produção Animal na Amazônia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2012.
repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRA
publisher.none.fl_str_mv UFRA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRA
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Repositório Institucional da UFRA
collection Repositório Institucional da UFRA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com
_version_ 1801862338640347136