Influência do substrato e do grau e maturação dos frutos sobre a germinação do pau-rosa (aniba rosaeodora ducke).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSA, Leonilde dos Santos
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: OHASHI, Selma Toyoko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRA
Texto Completo: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1220
Resumo: Frutos de pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke), apresentando duas colorações: violácea-escura e violácea-clara foram coletados de árvores matrizes e colocados para germinar em três diferentes substratos (areia, terra preta, terra preta com seixo na proporção de 1:1, em condições de viveiro. Foi utilizado um delineamento experimental inteiramente casualizado em fatorial 3x2, com seis tratamentos e três repetições. Os resultados mostraram que a coloração dos frutos influenciou na germinação, sendo, portanto, recomendada a coleta de frutos violáceo-escuros, devido à maior rapidez e porcentagem de germinação das sementes. Os substratos utilizados, por sua vez, não influenciaram na porcentagem de germinação das sementes de pau-rosa.
id UFRA-1_fb083325d24626491a6b1efdc9222c82
oai_identifier_str oai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1220
network_acronym_str UFRA-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRA
repository_id_str
spelling Influência do substrato e do grau e maturação dos frutos sobre a germinação do pau-rosa (aniba rosaeodora ducke).Aniba rosaeodoraPau-rosa - MaturaçãoPau-rosaPau-rosa - GerminaçãoFrutos de pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke), apresentando duas colorações: violácea-escura e violácea-clara foram coletados de árvores matrizes e colocados para germinar em três diferentes substratos (areia, terra preta, terra preta com seixo na proporção de 1:1, em condições de viveiro. Foi utilizado um delineamento experimental inteiramente casualizado em fatorial 3x2, com seis tratamentos e três repetições. Os resultados mostraram que a coloração dos frutos influenciou na germinação, sendo, portanto, recomendada a coleta de frutos violáceo-escuros, devido à maior rapidez e porcentagem de germinação das sementes. Os substratos utilizados, por sua vez, não influenciaram na porcentagem de germinação das sementes de pau-rosa.Rosewood (Aniba rosaeodora Ducke) fruits with two different colors (dark purple and purple ) were harvested from trees and sowed in three differents substrates (sand topsoil, dark topsoil and dark topsoil mixed with grave 1:1), in nursery conditions. The experiment was carried out in a completely randomized design, arranged in a fatorial system 3 x 2, with three replicates The results showed that the germination was influenced by the fruit colors, but there was no significative diference between substrates. Dark purple fruits presented high percentage and velocity of germination than purple fruits. INDEX TERMS: Seeds, Rosewood, Aniba rosaeodora, Fruit, Maturation, Substrates, Germination.UFRA/Campus Belém2021-06-23T13:43:33Z2021-06-23T13:43:33Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, Leonilde dos Santos; OHASHI, Selma Toyoko. Influência do substrato e do grau e maturação dos frutos sobre a germinação do pau-rosa (aniba rosaeodora ducke). Revista de Ciências Agrárias, Belém, n. 31, p. 49-55, ja./jun. 1999. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1220. Acesso em:http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1220Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessROSA, Leonilde dos SantosOHASHI, Selma Toyokoporreponame:Repositório Institucional da UFRAinstname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRA2021-06-23T13:52:42Zoai:repositorio.ufra.edu.br:123456789/1220Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufra.edu.br/jspui/PUBhttp://repositorio.ufra.edu.br/oai/requestrepositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.comopendoar:2021-06-23T13:52:42Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do substrato e do grau e maturação dos frutos sobre a germinação do pau-rosa (aniba rosaeodora ducke).
title Influência do substrato e do grau e maturação dos frutos sobre a germinação do pau-rosa (aniba rosaeodora ducke).
spellingShingle Influência do substrato e do grau e maturação dos frutos sobre a germinação do pau-rosa (aniba rosaeodora ducke).
ROSA, Leonilde dos Santos
Aniba rosaeodora
Pau-rosa - Maturação
Pau-rosa
Pau-rosa - Germinação
title_short Influência do substrato e do grau e maturação dos frutos sobre a germinação do pau-rosa (aniba rosaeodora ducke).
title_full Influência do substrato e do grau e maturação dos frutos sobre a germinação do pau-rosa (aniba rosaeodora ducke).
title_fullStr Influência do substrato e do grau e maturação dos frutos sobre a germinação do pau-rosa (aniba rosaeodora ducke).
title_full_unstemmed Influência do substrato e do grau e maturação dos frutos sobre a germinação do pau-rosa (aniba rosaeodora ducke).
title_sort Influência do substrato e do grau e maturação dos frutos sobre a germinação do pau-rosa (aniba rosaeodora ducke).
author ROSA, Leonilde dos Santos
author_facet ROSA, Leonilde dos Santos
OHASHI, Selma Toyoko
author_role author
author2 OHASHI, Selma Toyoko
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSA, Leonilde dos Santos
OHASHI, Selma Toyoko
dc.subject.por.fl_str_mv Aniba rosaeodora
Pau-rosa - Maturação
Pau-rosa
Pau-rosa - Germinação
topic Aniba rosaeodora
Pau-rosa - Maturação
Pau-rosa
Pau-rosa - Germinação
description Frutos de pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke), apresentando duas colorações: violácea-escura e violácea-clara foram coletados de árvores matrizes e colocados para germinar em três diferentes substratos (areia, terra preta, terra preta com seixo na proporção de 1:1, em condições de viveiro. Foi utilizado um delineamento experimental inteiramente casualizado em fatorial 3x2, com seis tratamentos e três repetições. Os resultados mostraram que a coloração dos frutos influenciou na germinação, sendo, portanto, recomendada a coleta de frutos violáceo-escuros, devido à maior rapidez e porcentagem de germinação das sementes. Os substratos utilizados, por sua vez, não influenciaram na porcentagem de germinação das sementes de pau-rosa.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2021-06-23T13:43:33Z
2021-06-23T13:43:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Leonilde dos Santos; OHASHI, Selma Toyoko. Influência do substrato e do grau e maturação dos frutos sobre a germinação do pau-rosa (aniba rosaeodora ducke). Revista de Ciências Agrárias, Belém, n. 31, p. 49-55, ja./jun. 1999. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1220. Acesso em:
http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1220
identifier_str_mv ROSA, Leonilde dos Santos; OHASHI, Selma Toyoko. Influência do substrato e do grau e maturação dos frutos sobre a germinação do pau-rosa (aniba rosaeodora ducke). Revista de Ciências Agrárias, Belém, n. 31, p. 49-55, ja./jun. 1999. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1220. Acesso em:
url http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRA/Campus Belém
publisher.none.fl_str_mv UFRA/Campus Belém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRA
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Repositório Institucional da UFRA
collection Repositório Institucional da UFRA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufra.edu.br || riufra2018@gmail.com
_version_ 1813895242777100288