Efeito das doses de calcio na produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes em plantas jovens de seringueira (Hevea spp.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viégas, Ismael de Jesus Matos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sampaio, Maria do Carmo Thomaz, Curta, Carmen Rosana Costa, Thomaz, Maria Alice Alves, Pinheiro, Eurico, Carvalho, Janice Guedes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
Texto Completo: https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2080
Resumo: A pesquisa objetivou avaliar o efeito das doses de cálcio sobre a produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes em diversas partes da seringueira. O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Departamento de Ciência do Solo da Faculdade de Ciências Agrárias do Path— Belém. Utilizou-­se o delineamento experimental blocos ao acaso com quatro tratamentos (doses do 0, 50, 100 e 150 mg/L de Ca fornecido como nitrato do cálcio) e cinco repetições. Aos seis meses do início dos tratamentos, os resultados mostraram que o cálcio elevou a produção de matéria seca em todas as partes da seringueira, até a dose de 66,8 mg/L na planta inteira, gerando um efeito depressivo a partir dessa dose. Nos verticilos foliares, a produção de matéria seca obedeceu à ordem: folhas do verticilo superior > folhas do verticilo médico > folhas do verticilo inferior; no caule, a produção de matéria seca foi caule do verticilo inferior > caule do verticilo médio > caule do verticilo superior. A produção total de matéria seca na planta inteira apresentou a seqüência: caule > raiz > folhas. O aumento das doses do cálcio não mostrou efeito na concentração do N, P e K em nenhuma das partes da planta, entretanto, aumentaram as (cores de Ca nas diversas partes da planta, especialmente nas folhas do verticilo inferior e reduziram a absorção de Mg e S.
id UFRA_0d572ffa699d7857d1c273e7be355b1b
oai_identifier_str oai:ojs.www.periodicos.ufra.edu.br:article/2080
network_acronym_str UFRA
network_name_str Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
repository_id_str
spelling Efeito das doses de calcio na produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes em plantas jovens de seringueira (Hevea spp.)A pesquisa objetivou avaliar o efeito das doses de cálcio sobre a produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes em diversas partes da seringueira. O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Departamento de Ciência do Solo da Faculdade de Ciências Agrárias do Path— Belém. Utilizou-­se o delineamento experimental blocos ao acaso com quatro tratamentos (doses do 0, 50, 100 e 150 mg/L de Ca fornecido como nitrato do cálcio) e cinco repetições. Aos seis meses do início dos tratamentos, os resultados mostraram que o cálcio elevou a produção de matéria seca em todas as partes da seringueira, até a dose de 66,8 mg/L na planta inteira, gerando um efeito depressivo a partir dessa dose. Nos verticilos foliares, a produção de matéria seca obedeceu à ordem: folhas do verticilo superior > folhas do verticilo médico > folhas do verticilo inferior; no caule, a produção de matéria seca foi caule do verticilo inferior > caule do verticilo médio > caule do verticilo superior. A produção total de matéria seca na planta inteira apresentou a seqüência: caule > raiz > folhas. O aumento das doses do cálcio não mostrou efeito na concentração do N, P e K em nenhuma das partes da planta, entretanto, aumentaram as (cores de Ca nas diversas partes da planta, especialmente nas folhas do verticilo inferior e reduziram a absorção de Mg e S.Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA2015-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2080Amazonian Journal of Agricultural Sciences Journal of Agricultural and Environmental Sciences; No 35 (2001): RCA; 25-40Revista de Ciências Agrárias Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences; n. 35 (2001): RCA; 25-402177-87601517-591Xreponame:Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRAporhttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2080/616Viégas, Ismael de Jesus MatosSampaio, Maria do Carmo ThomazCurta, Carmen Rosana CostaThomaz, Maria Alice AlvesPinheiro, EuricoCarvalho, Janice Guedes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T18:14:25Zoai:ojs.www.periodicos.ufra.edu.br:article/2080Revistahttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/PUBhttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/oaiallan.lobato@ufra.edu.br || ajaes.suporte@gmail.com2177-87601517-591Xopendoar:2018-12-18T18:14:25Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito das doses de calcio na produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes em plantas jovens de seringueira (Hevea spp.)
title Efeito das doses de calcio na produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes em plantas jovens de seringueira (Hevea spp.)
spellingShingle Efeito das doses de calcio na produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes em plantas jovens de seringueira (Hevea spp.)
Viégas, Ismael de Jesus Matos
title_short Efeito das doses de calcio na produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes em plantas jovens de seringueira (Hevea spp.)
title_full Efeito das doses de calcio na produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes em plantas jovens de seringueira (Hevea spp.)
title_fullStr Efeito das doses de calcio na produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes em plantas jovens de seringueira (Hevea spp.)
title_full_unstemmed Efeito das doses de calcio na produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes em plantas jovens de seringueira (Hevea spp.)
title_sort Efeito das doses de calcio na produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes em plantas jovens de seringueira (Hevea spp.)
author Viégas, Ismael de Jesus Matos
author_facet Viégas, Ismael de Jesus Matos
Sampaio, Maria do Carmo Thomaz
Curta, Carmen Rosana Costa
Thomaz, Maria Alice Alves
Pinheiro, Eurico
Carvalho, Janice Guedes de
author_role author
author2 Sampaio, Maria do Carmo Thomaz
Curta, Carmen Rosana Costa
Thomaz, Maria Alice Alves
Pinheiro, Eurico
Carvalho, Janice Guedes de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viégas, Ismael de Jesus Matos
Sampaio, Maria do Carmo Thomaz
Curta, Carmen Rosana Costa
Thomaz, Maria Alice Alves
Pinheiro, Eurico
Carvalho, Janice Guedes de
description A pesquisa objetivou avaliar o efeito das doses de cálcio sobre a produção de matéria seca e na concentração de macronutrientes em diversas partes da seringueira. O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Departamento de Ciência do Solo da Faculdade de Ciências Agrárias do Path— Belém. Utilizou-­se o delineamento experimental blocos ao acaso com quatro tratamentos (doses do 0, 50, 100 e 150 mg/L de Ca fornecido como nitrato do cálcio) e cinco repetições. Aos seis meses do início dos tratamentos, os resultados mostraram que o cálcio elevou a produção de matéria seca em todas as partes da seringueira, até a dose de 66,8 mg/L na planta inteira, gerando um efeito depressivo a partir dessa dose. Nos verticilos foliares, a produção de matéria seca obedeceu à ordem: folhas do verticilo superior > folhas do verticilo médico > folhas do verticilo inferior; no caule, a produção de matéria seca foi caule do verticilo inferior > caule do verticilo médio > caule do verticilo superior. A produção total de matéria seca na planta inteira apresentou a seqüência: caule > raiz > folhas. O aumento das doses do cálcio não mostrou efeito na concentração do N, P e K em nenhuma das partes da planta, entretanto, aumentaram as (cores de Ca nas diversas partes da planta, especialmente nas folhas do verticilo inferior e reduziram a absorção de Mg e S.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2080
url https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2080/616
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
dc.source.none.fl_str_mv Amazonian Journal of Agricultural Sciences Journal of Agricultural and Environmental Sciences; No 35 (2001): RCA; 25-40
Revista de Ciências Agrárias Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences; n. 35 (2001): RCA; 25-40
2177-8760
1517-591X
reponame:Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
collection Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv allan.lobato@ufra.edu.br || ajaes.suporte@gmail.com
_version_ 1797231628414615552