INFLUÊNCIA DE DIETAS ARTIFICIAIS E RECIPIENTES NO DESENVOLVIMENTO DE Diatraea saccharalis (Fabr., 1794) E DE SEU PARASITÓIDE Cotesia flavipes (Cam.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Nivânia Pereira da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Boiça Junior, Arlindo Leal, Mayer, Newton Alex, Sotana, Noerli Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
Texto Completo: https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2544
Resumo: Esta pesquisa objetivou estudar o desenvolvimento de Diatraea saccharalis em diferentes recipientes e dois tipos de dietas artificiais e a sua influência na criação massal de Cotesia flavipes em laboratório. Foram estabelecidos seis tratamentos: lagartas de D. saccharalis criadas em frasco de vidro e alimentadas com dieta contendo germe de trigo; lagartas de D. saccharalis criadas em tubos de vidro cilíndricos e alimentadas com dieta contendo germe de trigo; lagartas de D. saccharalis criadas em recipientes arredondados tipo "tupperware" e alimentadas com dieta contendo germe de trigo; e lagartas de D. saccharalis criadas nos mesmos recipientes, porem alimentadas com dieta contendo levedura de cerveja. As colônias de C. flavipes foram provenientes de lagartas de D. saccharalis de quarto instar, submetidas a uma oviposição do parasitóide. Avaliaram-se as variáveis biológicas de D. saccharalis e C. flavipes e concluiu-se que o desenvolvimento das lagartas D. saccharalis foi influenciado tanto pela dieta quanto pelo recipiente de criação; as dietas de criação do hospedeiro não influenciaram a biologia de C. flavipes, entretanto, quando os hospedeiros desenvolveram-se nos recipientes frasco de vidro e "tupperware", ocorreu uma menor duração do período ovo a larva do parasitoide, tomando mais eficiente a obtenção destes.
id UFRA_2076faf38bf188f55b5e49d5ed1ddee7
oai_identifier_str oai:ojs.www.periodicos.ufra.edu.br:article/2544
network_acronym_str UFRA
network_name_str Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DE DIETAS ARTIFICIAIS E RECIPIENTES NO DESENVOLVIMENTO DE Diatraea saccharalis (Fabr., 1794) E DE SEU PARASITÓIDE Cotesia flavipes (Cam.)Esta pesquisa objetivou estudar o desenvolvimento de Diatraea saccharalis em diferentes recipientes e dois tipos de dietas artificiais e a sua influência na criação massal de Cotesia flavipes em laboratório. Foram estabelecidos seis tratamentos: lagartas de D. saccharalis criadas em frasco de vidro e alimentadas com dieta contendo germe de trigo; lagartas de D. saccharalis criadas em tubos de vidro cilíndricos e alimentadas com dieta contendo germe de trigo; lagartas de D. saccharalis criadas em recipientes arredondados tipo "tupperware" e alimentadas com dieta contendo germe de trigo; e lagartas de D. saccharalis criadas nos mesmos recipientes, porem alimentadas com dieta contendo levedura de cerveja. As colônias de C. flavipes foram provenientes de lagartas de D. saccharalis de quarto instar, submetidas a uma oviposição do parasitóide. Avaliaram-se as variáveis biológicas de D. saccharalis e C. flavipes e concluiu-se que o desenvolvimento das lagartas D. saccharalis foi influenciado tanto pela dieta quanto pelo recipiente de criação; as dietas de criação do hospedeiro não influenciaram a biologia de C. flavipes, entretanto, quando os hospedeiros desenvolveram-se nos recipientes frasco de vidro e "tupperware", ocorreu uma menor duração do período ovo a larva do parasitoide, tomando mais eficiente a obtenção destes.Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA2016-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2544Amazonian Journal of Agricultural Sciences Journal of Agricultural and Environmental Sciences; No 44 (2005): RCA; 107-117Revista de Ciências Agrárias Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences; n. 44 (2005): RCA; 107-1172177-87601517-591Xreponame:Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRAporhttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2544/841Costa, Nivânia Pereira daBoiça Junior, Arlindo LealMayer, Newton AlexSotana, Noerli Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T18:00:18Zoai:ojs.www.periodicos.ufra.edu.br:article/2544Revistahttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/PUBhttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/oaiallan.lobato@ufra.edu.br || ajaes.suporte@gmail.com2177-87601517-591Xopendoar:2018-12-18T18:00:18Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DE DIETAS ARTIFICIAIS E RECIPIENTES NO DESENVOLVIMENTO DE Diatraea saccharalis (Fabr., 1794) E DE SEU PARASITÓIDE Cotesia flavipes (Cam.)
title INFLUÊNCIA DE DIETAS ARTIFICIAIS E RECIPIENTES NO DESENVOLVIMENTO DE Diatraea saccharalis (Fabr., 1794) E DE SEU PARASITÓIDE Cotesia flavipes (Cam.)
spellingShingle INFLUÊNCIA DE DIETAS ARTIFICIAIS E RECIPIENTES NO DESENVOLVIMENTO DE Diatraea saccharalis (Fabr., 1794) E DE SEU PARASITÓIDE Cotesia flavipes (Cam.)
Costa, Nivânia Pereira da
title_short INFLUÊNCIA DE DIETAS ARTIFICIAIS E RECIPIENTES NO DESENVOLVIMENTO DE Diatraea saccharalis (Fabr., 1794) E DE SEU PARASITÓIDE Cotesia flavipes (Cam.)
title_full INFLUÊNCIA DE DIETAS ARTIFICIAIS E RECIPIENTES NO DESENVOLVIMENTO DE Diatraea saccharalis (Fabr., 1794) E DE SEU PARASITÓIDE Cotesia flavipes (Cam.)
title_fullStr INFLUÊNCIA DE DIETAS ARTIFICIAIS E RECIPIENTES NO DESENVOLVIMENTO DE Diatraea saccharalis (Fabr., 1794) E DE SEU PARASITÓIDE Cotesia flavipes (Cam.)
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DE DIETAS ARTIFICIAIS E RECIPIENTES NO DESENVOLVIMENTO DE Diatraea saccharalis (Fabr., 1794) E DE SEU PARASITÓIDE Cotesia flavipes (Cam.)
title_sort INFLUÊNCIA DE DIETAS ARTIFICIAIS E RECIPIENTES NO DESENVOLVIMENTO DE Diatraea saccharalis (Fabr., 1794) E DE SEU PARASITÓIDE Cotesia flavipes (Cam.)
author Costa, Nivânia Pereira da
author_facet Costa, Nivânia Pereira da
Boiça Junior, Arlindo Leal
Mayer, Newton Alex
Sotana, Noerli Aparecida
author_role author
author2 Boiça Junior, Arlindo Leal
Mayer, Newton Alex
Sotana, Noerli Aparecida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Nivânia Pereira da
Boiça Junior, Arlindo Leal
Mayer, Newton Alex
Sotana, Noerli Aparecida
description Esta pesquisa objetivou estudar o desenvolvimento de Diatraea saccharalis em diferentes recipientes e dois tipos de dietas artificiais e a sua influência na criação massal de Cotesia flavipes em laboratório. Foram estabelecidos seis tratamentos: lagartas de D. saccharalis criadas em frasco de vidro e alimentadas com dieta contendo germe de trigo; lagartas de D. saccharalis criadas em tubos de vidro cilíndricos e alimentadas com dieta contendo germe de trigo; lagartas de D. saccharalis criadas em recipientes arredondados tipo "tupperware" e alimentadas com dieta contendo germe de trigo; e lagartas de D. saccharalis criadas nos mesmos recipientes, porem alimentadas com dieta contendo levedura de cerveja. As colônias de C. flavipes foram provenientes de lagartas de D. saccharalis de quarto instar, submetidas a uma oviposição do parasitóide. Avaliaram-se as variáveis biológicas de D. saccharalis e C. flavipes e concluiu-se que o desenvolvimento das lagartas D. saccharalis foi influenciado tanto pela dieta quanto pelo recipiente de criação; as dietas de criação do hospedeiro não influenciaram a biologia de C. flavipes, entretanto, quando os hospedeiros desenvolveram-se nos recipientes frasco de vidro e "tupperware", ocorreu uma menor duração do período ovo a larva do parasitoide, tomando mais eficiente a obtenção destes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2544
url https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2544/841
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
dc.source.none.fl_str_mv Amazonian Journal of Agricultural Sciences Journal of Agricultural and Environmental Sciences; No 44 (2005): RCA; 107-117
Revista de Ciências Agrárias Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences; n. 44 (2005): RCA; 107-117
2177-8760
1517-591X
reponame:Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
collection Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv allan.lobato@ufra.edu.br || ajaes.suporte@gmail.com
_version_ 1797231629386645504