ANÁLISE COMPARATIVA DE FENOGRAMAS GERADOS POR DOIS COEFICIENTES DE SIMILARIDADE BASEADOS EM ISOENZIMAS DE PIMENTA-DO-REINO (Piper nigrum L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaia, José Maria Demetrio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Mota, Milton Guilherme da Costa, Costa, Maria Rosa, Martins, Carlos da Silva, Poltronieri, Marli Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
Texto Completo: https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2396
Resumo: A pimenta-do-reino (P. nigrum L.) é uma espécie cultivada originária da Índia, que possui reduzida base genética e cujos clones cultivados são muito homogêneos. Eletroforese de oito sistemas enzimáticos em gel de poliacrilamida geraram bandas que foram utilizadas para analisar a similaridade genética de 78 clones desta espécie através do coeficiente “simple matching” e do coeficiente de Jaccard pelo método de agrupamento U.P.G.M.A. A faixa de similaridade calculada pelo coeficiente de Jaccard foi mais ampla (12% a 100%) do que a calculada pelo coeficiente de semelhança simples (65% a 100%), apresentando clones com similaridade superior a 75%, ao passo que, pelo coeficiente “simple matching”, 68 clones tiveram similaridade superior a 87%. Os clones de P. nigrum L. que mais se destacaram em dissimilaridade, por ambos os coeficientes, foram C60 (Kotavally), C22 (S-1), e C23(G-1), além dos acessos de espécies selvagens. Os acessos originários da Indonésia, Malásia e Tailândia não se separaram nitidamente dos acessos indianos e de seus derivados. Clones com identidade fenética e semelhança na denominação foram observados. Dentre os clones mais cultivados, os que apresentaram maior similaridade em relação ao conjunto foram os de denominação Bragantina e os menos similares foram os de denominação Cingapura. A distribuição dos clones nos grupos foi muito semelhante em ambos os fenogramas.
id UFRA_4a2c8a3bab7a938958b64067e1f876ed
oai_identifier_str oai:ojs.www.periodicos.ufra.edu.br:article/2396
network_acronym_str UFRA
network_name_str Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE COMPARATIVA DE FENOGRAMAS GERADOS POR DOIS COEFICIENTES DE SIMILARIDADE BASEADOS EM ISOENZIMAS DE PIMENTA-DO-REINO (Piper nigrum L.)A pimenta-do-reino (P. nigrum L.) é uma espécie cultivada originária da Índia, que possui reduzida base genética e cujos clones cultivados são muito homogêneos. Eletroforese de oito sistemas enzimáticos em gel de poliacrilamida geraram bandas que foram utilizadas para analisar a similaridade genética de 78 clones desta espécie através do coeficiente “simple matching” e do coeficiente de Jaccard pelo método de agrupamento U.P.G.M.A. A faixa de similaridade calculada pelo coeficiente de Jaccard foi mais ampla (12% a 100%) do que a calculada pelo coeficiente de semelhança simples (65% a 100%), apresentando clones com similaridade superior a 75%, ao passo que, pelo coeficiente “simple matching”, 68 clones tiveram similaridade superior a 87%. Os clones de P. nigrum L. que mais se destacaram em dissimilaridade, por ambos os coeficientes, foram C60 (Kotavally), C22 (S-1), e C23(G-1), além dos acessos de espécies selvagens. Os acessos originários da Indonésia, Malásia e Tailândia não se separaram nitidamente dos acessos indianos e de seus derivados. Clones com identidade fenética e semelhança na denominação foram observados. Dentre os clones mais cultivados, os que apresentaram maior similaridade em relação ao conjunto foram os de denominação Bragantina e os menos similares foram os de denominação Cingapura. A distribuição dos clones nos grupos foi muito semelhante em ambos os fenogramas.Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2396Amazonian Journal of Agricultural Sciences Journal of Agricultural and Environmental Sciences; No 42 (2004): RCA; 9-23Revista de Ciências Agrárias Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences; n. 42 (2004): RCA; 9-232177-87601517-591Xreponame:Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRAporhttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2396/777Gaia, José Maria DemetrioMota, Milton Guilherme da CostaCosta, Maria RosaMartins, Carlos da SilvaPoltronieri, Marli Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T18:03:41Zoai:ojs.www.periodicos.ufra.edu.br:article/2396Revistahttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/PUBhttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/oaiallan.lobato@ufra.edu.br || ajaes.suporte@gmail.com2177-87601517-591Xopendoar:2018-12-18T18:03:41Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE COMPARATIVA DE FENOGRAMAS GERADOS POR DOIS COEFICIENTES DE SIMILARIDADE BASEADOS EM ISOENZIMAS DE PIMENTA-DO-REINO (Piper nigrum L.)
title ANÁLISE COMPARATIVA DE FENOGRAMAS GERADOS POR DOIS COEFICIENTES DE SIMILARIDADE BASEADOS EM ISOENZIMAS DE PIMENTA-DO-REINO (Piper nigrum L.)
spellingShingle ANÁLISE COMPARATIVA DE FENOGRAMAS GERADOS POR DOIS COEFICIENTES DE SIMILARIDADE BASEADOS EM ISOENZIMAS DE PIMENTA-DO-REINO (Piper nigrum L.)
Gaia, José Maria Demetrio
title_short ANÁLISE COMPARATIVA DE FENOGRAMAS GERADOS POR DOIS COEFICIENTES DE SIMILARIDADE BASEADOS EM ISOENZIMAS DE PIMENTA-DO-REINO (Piper nigrum L.)
title_full ANÁLISE COMPARATIVA DE FENOGRAMAS GERADOS POR DOIS COEFICIENTES DE SIMILARIDADE BASEADOS EM ISOENZIMAS DE PIMENTA-DO-REINO (Piper nigrum L.)
title_fullStr ANÁLISE COMPARATIVA DE FENOGRAMAS GERADOS POR DOIS COEFICIENTES DE SIMILARIDADE BASEADOS EM ISOENZIMAS DE PIMENTA-DO-REINO (Piper nigrum L.)
title_full_unstemmed ANÁLISE COMPARATIVA DE FENOGRAMAS GERADOS POR DOIS COEFICIENTES DE SIMILARIDADE BASEADOS EM ISOENZIMAS DE PIMENTA-DO-REINO (Piper nigrum L.)
title_sort ANÁLISE COMPARATIVA DE FENOGRAMAS GERADOS POR DOIS COEFICIENTES DE SIMILARIDADE BASEADOS EM ISOENZIMAS DE PIMENTA-DO-REINO (Piper nigrum L.)
author Gaia, José Maria Demetrio
author_facet Gaia, José Maria Demetrio
Mota, Milton Guilherme da Costa
Costa, Maria Rosa
Martins, Carlos da Silva
Poltronieri, Marli Costa
author_role author
author2 Mota, Milton Guilherme da Costa
Costa, Maria Rosa
Martins, Carlos da Silva
Poltronieri, Marli Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaia, José Maria Demetrio
Mota, Milton Guilherme da Costa
Costa, Maria Rosa
Martins, Carlos da Silva
Poltronieri, Marli Costa
description A pimenta-do-reino (P. nigrum L.) é uma espécie cultivada originária da Índia, que possui reduzida base genética e cujos clones cultivados são muito homogêneos. Eletroforese de oito sistemas enzimáticos em gel de poliacrilamida geraram bandas que foram utilizadas para analisar a similaridade genética de 78 clones desta espécie através do coeficiente “simple matching” e do coeficiente de Jaccard pelo método de agrupamento U.P.G.M.A. A faixa de similaridade calculada pelo coeficiente de Jaccard foi mais ampla (12% a 100%) do que a calculada pelo coeficiente de semelhança simples (65% a 100%), apresentando clones com similaridade superior a 75%, ao passo que, pelo coeficiente “simple matching”, 68 clones tiveram similaridade superior a 87%. Os clones de P. nigrum L. que mais se destacaram em dissimilaridade, por ambos os coeficientes, foram C60 (Kotavally), C22 (S-1), e C23(G-1), além dos acessos de espécies selvagens. Os acessos originários da Indonésia, Malásia e Tailândia não se separaram nitidamente dos acessos indianos e de seus derivados. Clones com identidade fenética e semelhança na denominação foram observados. Dentre os clones mais cultivados, os que apresentaram maior similaridade em relação ao conjunto foram os de denominação Bragantina e os menos similares foram os de denominação Cingapura. A distribuição dos clones nos grupos foi muito semelhante em ambos os fenogramas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2396
url https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2396/777
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
dc.source.none.fl_str_mv Amazonian Journal of Agricultural Sciences Journal of Agricultural and Environmental Sciences; No 42 (2004): RCA; 9-23
Revista de Ciências Agrárias Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences; n. 42 (2004): RCA; 9-23
2177-8760
1517-591X
reponame:Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
collection Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv allan.lobato@ufra.edu.br || ajaes.suporte@gmail.com
_version_ 1797231628952535040