VARIAÇÃO QUANTITATIVA DE ARTRÓPODES EDÁFICOS EM UM SISTEMA DE AGRICULTURA TRADICIONAL NA VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA, ILHA GRANDE (RJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rogério Ferreira da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Eduardo, Correia, Maria Elizabeth Fernandes, Oliveira, Rogério Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
Texto Completo: https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2359
Resumo: O estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de um sistema de agricultura tradicional na vegetação secundária sobre a densidade e diversidade de artrópodes edáficos. A área estudada está localizada na Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, sudoeste da Ilha Grande, litoral sul do estado do Rio de Janeiro, onde 0,4% da reserva d utilizada para plantio de subsistência por uma comunidade de pescadores artesanais. As avaliações foram feitas, entre 1996 e 1997, em quatro momentos: capoeira, antes do plantio, 45 dias após o plantio e depois da colheita. Os resultados mostraram variações na comunidade de artrópodes edáficos ao longo do período de avaliação, evidenciando o caráter de sazonalidade dos organismos. Ao analisar a comunidade de artrópodes edáficos depois da transformação da vegetação secundária (capoeira) seguido de cultivo, foram observados efeitos drásticos sobre a densidade e diversidade na comunidade de artrópodes edáficos, pois, além da eliminação direta dos principais grupos responsáveis pela decomposição, eliminou-se, também, a serapilheira.
id UFRA_9325f391350408b68d032aa4b1d18191
oai_identifier_str oai:ojs.www.periodicos.ufra.edu.br:article/2359
network_acronym_str UFRA
network_name_str Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
repository_id_str
spelling VARIAÇÃO QUANTITATIVA DE ARTRÓPODES EDÁFICOS EM UM SISTEMA DE AGRICULTURA TRADICIONAL NA VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA, ILHA GRANDE (RJ)O estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de um sistema de agricultura tradicional na vegetação secundária sobre a densidade e diversidade de artrópodes edáficos. A área estudada está localizada na Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, sudoeste da Ilha Grande, litoral sul do estado do Rio de Janeiro, onde 0,4% da reserva d utilizada para plantio de subsistência por uma comunidade de pescadores artesanais. As avaliações foram feitas, entre 1996 e 1997, em quatro momentos: capoeira, antes do plantio, 45 dias após o plantio e depois da colheita. Os resultados mostraram variações na comunidade de artrópodes edáficos ao longo do período de avaliação, evidenciando o caráter de sazonalidade dos organismos. Ao analisar a comunidade de artrópodes edáficos depois da transformação da vegetação secundária (capoeira) seguido de cultivo, foram observados efeitos drásticos sobre a densidade e diversidade na comunidade de artrópodes edáficos, pois, além da eliminação direta dos principais grupos responsáveis pela decomposição, eliminou-se, também, a serapilheira.Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA2016-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2359Amazonian Journal of Agricultural Sciences Journal of Agricultural and Environmental Sciences; No 40 (2003): RCA; 167-180Revista de Ciências Agrárias Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences; n. 40 (2003): RCA; 167-1802177-87601517-591Xreponame:Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRAporhttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2359/750Silva, Rogério Ferreira daLima, EduardoCorreia, Maria Elizabeth FernandesOliveira, Rogério Ribeiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T18:05:32Zoai:ojs.www.periodicos.ufra.edu.br:article/2359Revistahttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/PUBhttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/oaiallan.lobato@ufra.edu.br || ajaes.suporte@gmail.com2177-87601517-591Xopendoar:2018-12-18T18:05:32Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv VARIAÇÃO QUANTITATIVA DE ARTRÓPODES EDÁFICOS EM UM SISTEMA DE AGRICULTURA TRADICIONAL NA VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA, ILHA GRANDE (RJ)
title VARIAÇÃO QUANTITATIVA DE ARTRÓPODES EDÁFICOS EM UM SISTEMA DE AGRICULTURA TRADICIONAL NA VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA, ILHA GRANDE (RJ)
spellingShingle VARIAÇÃO QUANTITATIVA DE ARTRÓPODES EDÁFICOS EM UM SISTEMA DE AGRICULTURA TRADICIONAL NA VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA, ILHA GRANDE (RJ)
Silva, Rogério Ferreira da
title_short VARIAÇÃO QUANTITATIVA DE ARTRÓPODES EDÁFICOS EM UM SISTEMA DE AGRICULTURA TRADICIONAL NA VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA, ILHA GRANDE (RJ)
title_full VARIAÇÃO QUANTITATIVA DE ARTRÓPODES EDÁFICOS EM UM SISTEMA DE AGRICULTURA TRADICIONAL NA VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA, ILHA GRANDE (RJ)
title_fullStr VARIAÇÃO QUANTITATIVA DE ARTRÓPODES EDÁFICOS EM UM SISTEMA DE AGRICULTURA TRADICIONAL NA VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA, ILHA GRANDE (RJ)
title_full_unstemmed VARIAÇÃO QUANTITATIVA DE ARTRÓPODES EDÁFICOS EM UM SISTEMA DE AGRICULTURA TRADICIONAL NA VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA, ILHA GRANDE (RJ)
title_sort VARIAÇÃO QUANTITATIVA DE ARTRÓPODES EDÁFICOS EM UM SISTEMA DE AGRICULTURA TRADICIONAL NA VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA, ILHA GRANDE (RJ)
author Silva, Rogério Ferreira da
author_facet Silva, Rogério Ferreira da
Lima, Eduardo
Correia, Maria Elizabeth Fernandes
Oliveira, Rogério Ribeiro de
author_role author
author2 Lima, Eduardo
Correia, Maria Elizabeth Fernandes
Oliveira, Rogério Ribeiro de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rogério Ferreira da
Lima, Eduardo
Correia, Maria Elizabeth Fernandes
Oliveira, Rogério Ribeiro de
description O estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de um sistema de agricultura tradicional na vegetação secundária sobre a densidade e diversidade de artrópodes edáficos. A área estudada está localizada na Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, sudoeste da Ilha Grande, litoral sul do estado do Rio de Janeiro, onde 0,4% da reserva d utilizada para plantio de subsistência por uma comunidade de pescadores artesanais. As avaliações foram feitas, entre 1996 e 1997, em quatro momentos: capoeira, antes do plantio, 45 dias após o plantio e depois da colheita. Os resultados mostraram variações na comunidade de artrópodes edáficos ao longo do período de avaliação, evidenciando o caráter de sazonalidade dos organismos. Ao analisar a comunidade de artrópodes edáficos depois da transformação da vegetação secundária (capoeira) seguido de cultivo, foram observados efeitos drásticos sobre a densidade e diversidade na comunidade de artrópodes edáficos, pois, além da eliminação direta dos principais grupos responsáveis pela decomposição, eliminou-se, também, a serapilheira.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2359
url https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2359/750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
dc.source.none.fl_str_mv Amazonian Journal of Agricultural Sciences Journal of Agricultural and Environmental Sciences; No 40 (2003): RCA; 167-180
Revista de Ciências Agrárias Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences; n. 40 (2003): RCA; 167-180
2177-8760
1517-591X
reponame:Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
collection Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv allan.lobato@ufra.edu.br || ajaes.suporte@gmail.com
_version_ 1797231628906397696