Efeito do fósforo e da micorriza sobre o crescimento e a absoçãoo de nutrientes por mudas de seringueira (hevea brasiliensis muell arg.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Otávio Manuel Nunes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cardoso, Elke Jurandy Bran Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
Texto Completo: https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2081
Resumo: Avaliaram-se os efeitos da micorriza vesicular-arbuscular e das doses de fósforo sobre o crescimento e a absorção de nutrientes em mudas de seringueira, em casa-de-vegetação. Os tratamentos constaram de três doses de fósforo: 0,9; 1,8 e 2,7 g de P2O5/planta, tendo como fonte o superfosfato triplo, e dois tratamentos de inoculação: não-inoculado e inoculado com Gigaspora margarita, ambos em solo não-esterilizado. Os parâmetros analisados foram infecção radicular, altura das plantas, diâmetro do caule, peso da matéria seca da parte aérea, teor foliar e absorção de N, P, K, Ca, Mg, S, B, Fe, Mn e Zn em materiais coletados nove meses após a instalação do experimento. A aplicação da dose de 2,7 g de P2O5/planta favoreceu a infecção radicular e 2,7 g dc P2O5/planta. O fornecimento de B ao solo, na concentração de 1 mg/kg, induziu níveis do toxicidade nas plantas.
id UFRA_fc48f01b248e3f7a74b548f82927ed7c
oai_identifier_str oai:ojs.www.periodicos.ufra.edu.br:article/2081
network_acronym_str UFRA
network_name_str Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
repository_id_str
spelling Efeito do fósforo e da micorriza sobre o crescimento e a absoçãoo de nutrientes por mudas de seringueira (hevea brasiliensis muell arg.)Avaliaram-se os efeitos da micorriza vesicular-arbuscular e das doses de fósforo sobre o crescimento e a absorção de nutrientes em mudas de seringueira, em casa-de-vegetação. Os tratamentos constaram de três doses de fósforo: 0,9; 1,8 e 2,7 g de P2O5/planta, tendo como fonte o superfosfato triplo, e dois tratamentos de inoculação: não-inoculado e inoculado com Gigaspora margarita, ambos em solo não-esterilizado. Os parâmetros analisados foram infecção radicular, altura das plantas, diâmetro do caule, peso da matéria seca da parte aérea, teor foliar e absorção de N, P, K, Ca, Mg, S, B, Fe, Mn e Zn em materiais coletados nove meses após a instalação do experimento. A aplicação da dose de 2,7 g de P2O5/planta favoreceu a infecção radicular e 2,7 g dc P2O5/planta. O fornecimento de B ao solo, na concentração de 1 mg/kg, induziu níveis do toxicidade nas plantas.Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA2015-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2081Amazonian Journal of Agricultural Sciences Journal of Agricultural and Environmental Sciences; No 35 (2001): RCA; 41-53Revista de Ciências Agrárias Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences; n. 35 (2001): RCA; 41-532177-87601517-591Xreponame:Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)instacron:UFRAporhttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2081/617Lopes, Otávio Manuel NunesCardoso, Elke Jurandy Bran Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T18:14:25Zoai:ojs.www.periodicos.ufra.edu.br:article/2081Revistahttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/PUBhttps://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/oaiallan.lobato@ufra.edu.br || ajaes.suporte@gmail.com2177-87601517-591Xopendoar:2018-12-18T18:14:25Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do fósforo e da micorriza sobre o crescimento e a absoçãoo de nutrientes por mudas de seringueira (hevea brasiliensis muell arg.)
title Efeito do fósforo e da micorriza sobre o crescimento e a absoçãoo de nutrientes por mudas de seringueira (hevea brasiliensis muell arg.)
spellingShingle Efeito do fósforo e da micorriza sobre o crescimento e a absoçãoo de nutrientes por mudas de seringueira (hevea brasiliensis muell arg.)
Lopes, Otávio Manuel Nunes
title_short Efeito do fósforo e da micorriza sobre o crescimento e a absoçãoo de nutrientes por mudas de seringueira (hevea brasiliensis muell arg.)
title_full Efeito do fósforo e da micorriza sobre o crescimento e a absoçãoo de nutrientes por mudas de seringueira (hevea brasiliensis muell arg.)
title_fullStr Efeito do fósforo e da micorriza sobre o crescimento e a absoçãoo de nutrientes por mudas de seringueira (hevea brasiliensis muell arg.)
title_full_unstemmed Efeito do fósforo e da micorriza sobre o crescimento e a absoçãoo de nutrientes por mudas de seringueira (hevea brasiliensis muell arg.)
title_sort Efeito do fósforo e da micorriza sobre o crescimento e a absoçãoo de nutrientes por mudas de seringueira (hevea brasiliensis muell arg.)
author Lopes, Otávio Manuel Nunes
author_facet Lopes, Otávio Manuel Nunes
Cardoso, Elke Jurandy Bran Nogueira
author_role author
author2 Cardoso, Elke Jurandy Bran Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Otávio Manuel Nunes
Cardoso, Elke Jurandy Bran Nogueira
description Avaliaram-se os efeitos da micorriza vesicular-arbuscular e das doses de fósforo sobre o crescimento e a absorção de nutrientes em mudas de seringueira, em casa-de-vegetação. Os tratamentos constaram de três doses de fósforo: 0,9; 1,8 e 2,7 g de P2O5/planta, tendo como fonte o superfosfato triplo, e dois tratamentos de inoculação: não-inoculado e inoculado com Gigaspora margarita, ambos em solo não-esterilizado. Os parâmetros analisados foram infecção radicular, altura das plantas, diâmetro do caule, peso da matéria seca da parte aérea, teor foliar e absorção de N, P, K, Ca, Mg, S, B, Fe, Mn e Zn em materiais coletados nove meses após a instalação do experimento. A aplicação da dose de 2,7 g de P2O5/planta favoreceu a infecção radicular e 2,7 g dc P2O5/planta. O fornecimento de B ao solo, na concentração de 1 mg/kg, induziu níveis do toxicidade nas plantas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2081
url https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ajaes.ufra.edu.br/index.php/ajaes/article/view/2081/617
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
dc.source.none.fl_str_mv Amazonian Journal of Agricultural Sciences Journal of Agricultural and Environmental Sciences; No 35 (2001): RCA; 41-53
Revista de Ciências Agrárias Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences; n. 35 (2001): RCA; 41-53
2177-8760
1517-591X
reponame:Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
instname:Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron:UFRA
instname_str Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
instacron_str UFRA
institution UFRA
reponame_str Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
collection Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Ciências Agrárias (Belém. Online) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
repository.mail.fl_str_mv allan.lobato@ufra.edu.br || ajaes.suporte@gmail.com
_version_ 1797231628416712704