O lugar das ciências da natureza na educação dos/as camponeses/as: um estudo da Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza da UFRB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Marta Cristina Cruz de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRB
Texto Completo: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2502
Resumo: O presente estudo aborda a questão da Educação do Campo no Ensino Superior, constituindo-se em um estudo de caso qualitativo sobre o lugar das ciências da natureza na educação dos camponeses, com objetivo de investigar a concepção de ciências e natureza que fundamentam o Ensino de Ciências (EC) na Licenciatura em Educação do Campo, com ênfase em Ciências da Natureza. A pesquisa buscou atender aos seguintes objetivos específicos: discutir as finalidades, objetivos e a proposta pedagógica para o EC à luz dos princípios e práticas da Educação do Campo; e identificar os desafios e as possibilidades para se pensar o ensino de Ciências em uma perspectiva formativa de uma educação emancipatória. Nesse sentido, a pesquisa se desenvolveu por meio da articulação entre diferentes procedimentos metodológicos, a exemplo da análise de documentos e de entrevistas semiestruturadas. Nosso foco no “lugar das ciências da natureza na educação dos camponeses” nos permitiu discutir as concepções que orientam o curso e revelou importantes aspectos que possibilitaram pensar o ensino de ciências na perspectiva da Educação do Campo. Com base na leitura e análise dos documentos e entrevistas identificamos a existência de algumas lacunas em relação ao currículo do curso, principalmente no que diz respeito à fundamentação teórica do projeto que é sua base de sustentação. Os estudantes entrevistados, em sua grande maioria, trouxeram uma concepção de ciência e natureza muito próxima do referencial teórico que discutimos neste estudo, identificando em vários momentos a necessidade de uma proposta de ensino que siga na direção contrária do que estabelece a concepção hegemônica de ensino das ciências. No entanto a concepção de Ciência abordada no referencial teórico deste estudo é pouco presente no Projeto Pedagógico do Curso, embora entre alguns professores e a grande maioria dos estudantes entrevistados, que são em sua grande maioria militantes de movimentos sociais, existe a compreensão e a luta contra a forma como o capital se apropria dos bens naturais. Os resultados apontados neste estudo apontam para a necessária reformulação da proposta pedagógica do curso; contribui para uma discussão necessária no âmbito do fortalecimento dos princípios e práticas da Educação do Campo e abre possibilidades para que novos estudos aprofundem as questões inicialmente discutidas aqui; também traz importantes questionamentos a lógica hegemônica que fundamenta o ensino das ciências da natureza nas instituições, apontando uma gama de referenciais teóricos que trabalham na perspectiva de politizar a ciência.
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Nosso foco no “lugar das ciências da natureza na educação dos camponeses” nos permitiu discutir as concepções que orientam o curso e revelou importantes aspectos que possibilitaram pensar o ensino de ciências na perspectiva da Educação do Campo. Com base na leitura e análise dos documentos e entrevistas identificamos a existência de algumas lacunas em relação ao currículo do curso, principalmente no que diz respeito à fundamentação teórica do projeto que é sua base de sustentação. Os estudantes entrevistados, em sua grande maioria, trouxeram uma concepção de ciência e natureza muito próxima do referencial teórico que discutimos neste estudo, identificando em vários momentos a necessidade de uma proposta de ensino que siga na direção contrária do que estabelece a concepção hegemônica de ensino das ciências. No entanto a concepção de Ciência abordada no referencial teórico deste estudo é pouco presente no Projeto Pedagógico do Curso, embora entre alguns professores e a grande maioria dos estudantes entrevistados, que são em sua grande maioria militantes de movimentos sociais, existe a compreensão e a luta contra a forma como o capital se apropria dos bens naturais. Os resultados apontados neste estudo apontam para a necessária reformulação da proposta pedagógica do curso; contribui para uma discussão necessária no âmbito do fortalecimento dos princípios e práticas da Educação do Campo e abre possibilidades para que novos estudos aprofundem as questões inicialmente discutidas aqui; também traz importantes questionamentos a lógica hegemônica que fundamenta o ensino das ciências da natureza nas instituições, apontando uma gama de referenciais teóricos que trabalham na perspectiva de politizar a ciência.This study addresses the issue of Rural Education in Higher Education, constituting a qualitative case study of the place of the natural sciences in the education of farmers, in order to investigate the design of science and nature that underlie the Teaching Sciences (EC) in the Degree in Rural Education with an emphasis on natural sciences. The research sought to meet the following specific objectives: to discuss the aims, objectives and pedagogical proposal for the EC to the principles and practices of Rural Education; and identify challenges and opportunities to think about the teaching of science in a formative perspective of an emancipatory education. In this sense, the research was developed through the articulation between different methodological procedures, such as the analysis of documents and semi-structured interviews. Our focus on "place of the natural sciences in the education of peasants" has allowed us to discuss the concepts that guide the course and revealed important aspects that made it possible to think the teaching of science in the field of education perspective. Based on the reading and analysis of documents and interviews identified the existence of some gaps regarding the curriculum of the course, particularly with regard to the theoretical foundation of the project is its support base. Students interviewed, mostly, brought a conception of science and very close nature of the theoretical framework we discuss in this study, identifying at various times the need for a proposal for teaching that follow in the opposite direction of establishing the hegemonic conception of teaching sciences. However the design of Science addressed the theoretical framework of this study is hardly present in the Pedagogical Course Project, although among some teachers and the vast majority of students interviewed, who are mostly activists from social movements, there is the understanding and the fight against the way the capital appropriates the natural assets. The results presented in this study point to the necessary reform of the pedagogical proposal of the course; contributes to a neces sary discussion within the strengthening of the principles and practices of Rural Education and opens possibilities for new studies deepen the issues initially discussed here; also brings important questions the hegemonic logic that underlies the teaching of natural sciences in the institutions, indicating a range of theoretical frameworks that work in the perspective of politicizing science.porUniversidade Federal do Recôncavo da BahiaUFRBBrasilCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e BiológicasCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASScience educationRural educationScience commodityEnsino de ciênciasEducação do campoCiência como mercadoriaO lugar das ciências da natureza na educação dos/as camponeses/as: um estudo da Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza da UFRBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLicenciaturaLima, Silvana Lucia da SilvaMelo, PedroAlmeida, Renato deDiório, Ana PaulaSantana, Marta Cristina Cruz deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRBinstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)instacron:UFRBORIGINALLugar_Ciencias_Natureza_TCC_2016.pdfLugar_Ciencias_Natureza_TCC_2016.pdfapplication/pdf697077http://ri.ufrb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2502/1/Lugar_Ciencias_Natureza_TCC_2016.pdfc0af199d99ca0caf89bcd4122bf307c4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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