O sistema logístico e a gestão da qualidade como forma de identificação de gargalos nos centros de distribuições da região de Feira de Santana - BA: um estudo de caso em uma distribuidora de alimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bárbara Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRB
Texto Completo: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2517
Resumo: Manter um centro de distribuição é uma maneira de aperfeiçoar as operações logísticas e elevar o nível do serviço oferecido, sobretudo diante das instabilidades de mercado. Nesse contexto, as aplicações de sistemas de gestão da qualidade tornam-se necessários para auxiliar na manutenção e na qualidade destes processos. Sendo assim, objetivou-se através desse estudo, identificar de quais formas os problemas enfrentados e o atendimento dos requisitos do sistema de gestão adotado podem estar relacionados com manutenção de um serviço eficiente, tendo como estratégia descrever a importância desse sistema dentro da cadeia logística, identificar os problemas que impedem o centro de distribuição de melhorar seus serviços, conhecer o sistema de gestão da qualidade do (CD), analisar seu atendimento quanto a alguns requisitos e propor melhorias. Para tanto, foi utilizado um estudo de caso, que usou como ferramenta para a coleta de dados um questionário semi estruturado, juntamente com a técnica do brainstorming. A partir da coleta de dados montou-se um diagrama de Ishikawa e por meio de sua análise foi possível perceber a importância do atendimento dos requisitos de gestão da qualidade, pois esses se mostraram diretamente relacionados com as causas-raízes dos problemas encontrados na empresa, verificando limitações da mesma em promover melhorias nesse atendimento devido aos custos agregados. Finalmente, por meio de todos dados apresentados foi possível confirmar que esse estudo pode servir de base para a identificação de problemas que contribuem para a dificuldade de manutenção de um serviço eficiente.
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Para tanto, foi utilizado um estudo de caso, que usou como ferramenta para a coleta de dados um questionário semi estruturado, juntamente com a técnica do brainstorming. A partir da coleta de dados montou-se um diagrama de Ishikawa e por meio de sua análise foi possível perceber a importância do atendimento dos requisitos de gestão da qualidade, pois esses se mostraram diretamente relacionados com as causas-raízes dos problemas encontrados na empresa, verificando limitações da mesma em promover melhorias nesse atendimento devido aos custos agregados. Finalmente, por meio de todos dados apresentados foi possível confirmar que esse estudo pode servir de base para a identificação de problemas que contribuem para a dificuldade de manutenção de um serviço eficiente.Maintain a distribution center is a way to improve logistics operations and raise the level of service offered, especially in the face of market instabilities. In this context the application of quality management systems become necessary to assist maintenance and quality of these processes. This study aimed to identify the ways in which the problems faced and the requirements of the management system adopted can be related to the maintenance of an efficient service, with the strategy of describing the importance of this system within the logistics chain, identifying the problems that prevent the distribution center to improve its services, meet the quality management system (CD), analyze its attendance regarding some requirements and propose improvements. For that, a case study was used, which used as a tool for data collection a semi structured questionnaire, together with the brainstorming technique. Throught the data collection, an Ishikawa diagram was built, and through its analysis it was possible to perceive the importance of meeting the requirements of quality management since these were directly related to the main causes of the problems found in the company, verifying limitations in order to promote improvements in this service due to the added costs. Finally, through all the data presented, it was possible to confirm that this study will be serve as basis for the identification of problems that may be contribute to the difficulty of maintaining a efficient service.porUniversidade Federal do Recôncavo da BahiaUFRBBrasilCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e SustentabilidadeCNPQ::ENGENHARIASDistribution center - Feira de Santana (BA)Quality managementIshikawa DiagramEfficiencyLogistic systemFood distributorFeira de Santana (BA)Centro de distribuição - Feira de Santana (BA)Gestão da qualidadeDiagrama de IshikawaEficiênciaSistema logísticoDistribuidora de alimentosFeira de Santana (BA)O sistema logístico e a gestão da qualidade como forma de identificação de gargalos nos centros de distribuições da região de Feira de Santana - BA: um estudo de caso em uma distribuidora de alimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBachareladoFernandes, Bruno SouzaAndrade, Eron PassosMartins, Luis Óscar SilvaPereira, Bárbara Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRBinstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)instacron:UFRBORIGINALSistema_Logistico_Gestao_TCC_2018.pdfSistema_Logistico_Gestao_TCC_2018.pdfapplication/pdf947419http://ri.ufrb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2517/1/Sistema_Logistico_Gestao_TCC_2018.pdfc4566b576af6a7fc0f6679a6e47cb01cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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