Circuitos curtos de comercialização: uma análise de grupos de agricultores familiares do município de Cruz das Almas - Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Naiane dos Santos da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRB
Texto Completo: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2560
Resumo: Visando o fortalecimento de modelos tradicionais de mercado e a autonomia do agricultor familiar redes alternativas de comercialização tem surgido em todo pais. Buscando resistir aos padrões produtivos que dominam o mercado, esses novos espaços buscam promover o desenvolvimento da produção local respeitando a cultura, as tradições e a biodiversidade. Esta pesquisa propõe a análise da dinâmica dos espaços de comercialização em sistemas de circuitos curtos no município de Cruz das Almas Bahia, buscando refletir sobre os potenciais e os principais desafios existentes. Os circuitos curtos de comercialização são caracterizados pela aproximação do produtor rural com os consumidores através da venda direta dos seus produtos, promovendo a interação entre produtores e consumidores e fortalecendo a autonomia ao camponês. Através dessa pesquisa, apresentamos e discutimos três espaços de venda direta caracterizados como circuito curto: a feira itinerante promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), os espaços de comercialização direta da SEAMA em seus eventos e o grupo de consumo iniciado por um projeto de extensão na UFRB. Através da pesquisa de campo foram realizadas 10 entrevistas, com base em um roteiro semi-estruturado. Além destas entrevistas, a SEAMA nos cedeu dados de 17 agricultores que participaram da Festa da Agricultura Familiar e Economia Solidaria, realizada no mês de junho de 2018 em Cruz das Almas. No total obtivemos dados de 27 entrevistados (17 agricultores entrevistados pela SEAMA, 6 entrevistados na ExpoFlores e 4 entrevistados do grupo de consumo). Através da análise dos espaços de comercialização direta no município percebe-se que os participantes dos espaços de circuitos curtos possuem potencial produtivo e reconhecem a autonomia adquirida através da venda direta dos seus produtos, porém, os agricultores ainda estão em fase de organização e os espaços de comercialização precisam de maior divulgação e apoio social.
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Através dessa pesquisa, apresentamos e discutimos três espaços de venda direta caracterizados como circuito curto: a feira itinerante promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), os espaços de comercialização direta da SEAMA em seus eventos e o grupo de consumo iniciado por um projeto de extensão na UFRB. Através da pesquisa de campo foram realizadas 10 entrevistas, com base em um roteiro semi-estruturado. Além destas entrevistas, a SEAMA nos cedeu dados de 17 agricultores que participaram da Festa da Agricultura Familiar e Economia Solidaria, realizada no mês de junho de 2018 em Cruz das Almas. No total obtivemos dados de 27 entrevistados (17 agricultores entrevistados pela SEAMA, 6 entrevistados na ExpoFlores e 4 entrevistados do grupo de consumo). Através da análise dos espaços de comercialização direta no município percebe-se que os participantes dos espaços de circuitos curtos possuem potencial produtivo e reconhecem a autonomia adquirida através da venda direta dos seus produtos, porém, os agricultores ainda estão em fase de organização e os espaços de comercialização precisam de maior divulgação e apoio social.Aiming at strengthening traditional market models and the autonomy of the family farmer alternative marketing networks has sprung up across the country. Seeking to resist the productive patterns that dominate the market, these new spaces seek to promote the development of local production respecting culture, traditions and biodiversity. This research proposes the analysis of the dynamics of commercialization spaces in short circuit systems in the municipality of Cruz das Almas Bahia, seeking to reflect on the potential and the main challenges. The short marketing circuits are characterized by the proximity of the rural producer with the consumers through the direct sale of their products, promoting the interaction between producers and consumers and strengthening the autonomy to the peasant. Through this research, we present and discuss three direct selling spaces characterized as short circuit: the itinerant fair promoted by the Ministry of Agriculture and the Environment (SEAMA), SEAMA's direct marketing spaces in its events and the consumer group initiated by a extension project at UFRB. Through the field research, 10 interviews were carried out, based on a semi-structured script. In addition to these interviews, SEAMA provided us with data on 17 farmers who participated in the Family Agriculture and Solidarity Economy Festival held in June, 2018 in Cruz das Almas. In total, we obtained data from 27 interviewees (17 farmers interviewed by SEAMA, 6 interviewees at ExpoFlores and 4 interviewees from the consumption group). Through the analysis of the direct marketing spaces in the municipality, it is noticed that the participants of the short circuit spaces have productive potential and recognize the autonomy acquired through the direct sale of their products, however, the farmers are still in the organizing phase and the spaces need greater dissemination and social support.porUniversidade Federal do Recôncavo da BahiaUFRBBrasilCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e BiológicasCNPQ::CIENCIAS AGRARIASShort circuitsFamily farmingAgroecologyCruz das Almas (BA)Circuitos curtosAgricultura familiarAgroecologiaCruz das Almas (BA)Circuitos curtos de comercialização: uma análise de grupos de agricultores familiares do município de Cruz das Almas - Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTecnólogoRocha, Ana Georgina PeixotoOlalde, Alicia RuizAnjos, Eliene Gomes dosSilva, Naiane dos Santos dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRBinstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)instacron:UFRBORIGINALCircuitos_Curtos_Comercializacao_TCC_2019 (8).pdfCircuitos_Curtos_Comercializacao_TCC_2019 (8).pdfapplication/pdf846470http://ri.ufrb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2560/1/Circuitos_Curtos_Comercializacao_TCC_2019%20%288%29.pdfa5c18494ac2beb3a9f71273c82d9bec3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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