Documentação da festa de Iemanjá em Cachoeira - BA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRB |
Texto Completo: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1677 |
Resumo: | Este trabalho monográfico tem como objetivo documentar a Festa de Iemanjá em Cachoeira – Bahia que já acontece há alguns anos no primeiro domingo após a data 2 de fevereiro, que é a data em que se comemora o dia de Iemanjá na cidade de Salvador, Bahia. Em Cachoeira, a festa reúne devotos de diversos terreiros de candomblé da cidade e atrai adeptos das cidades vizinhas. A festa se desenvolve em etapas: começa pelo xirê, passa à feira do axé, seguida da saída das embarcações quando adeptos depositam balaios com presentes para Iemanjá, no Rio Paraguaçu,reverenciando o orixá. Outras atrações culturais dinamizam a cidade neste dia. A documentação desta manifestação é de extrema importância, pois por meio dela podemos organizar informações sobre nossa cultura, que possam ser perdidas ou transformadas ao longo tempo. A Festa de Iemanjá contribui para a afirmação da identidade cultural reunindo o povo de santo local, reforçando a diversidade cultural.Mesmo sendo de caráter religioso específico, ela agrega cidadãos de diferentes identidades religiosas, irmanando-os num mesmo propósito de fraternidade e identificação cultural que participam com alegria e respeito. Essa é uma forma dos candomblecistas darem seu grito de liberdade pedindo respeito em praça pública e mostrar a sua fé. |
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2022-11-04T21:56:32Z2022-11-04T21:56:32Z2016-01-29SANTANA, Renata Jesus de. Documentação da festa de Iemanjá em Cachoeira - BA. 47 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2016.http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1677Este trabalho monográfico tem como objetivo documentar a Festa de Iemanjá em Cachoeira – Bahia que já acontece há alguns anos no primeiro domingo após a data 2 de fevereiro, que é a data em que se comemora o dia de Iemanjá na cidade de Salvador, Bahia. Em Cachoeira, a festa reúne devotos de diversos terreiros de candomblé da cidade e atrai adeptos das cidades vizinhas. A festa se desenvolve em etapas: começa pelo xirê, passa à feira do axé, seguida da saída das embarcações quando adeptos depositam balaios com presentes para Iemanjá, no Rio Paraguaçu,reverenciando o orixá. Outras atrações culturais dinamizam a cidade neste dia. A documentação desta manifestação é de extrema importância, pois por meio dela podemos organizar informações sobre nossa cultura, que possam ser perdidas ou transformadas ao longo tempo. A Festa de Iemanjá contribui para a afirmação da identidade cultural reunindo o povo de santo local, reforçando a diversidade cultural.Mesmo sendo de caráter religioso específico, ela agrega cidadãos de diferentes identidades religiosas, irmanando-os num mesmo propósito de fraternidade e identificação cultural que participam com alegria e respeito. Essa é uma forma dos candomblecistas darem seu grito de liberdade pedindo respeito em praça pública e mostrar a sua fé.This monographic study aims to document the Iemanjá Party in Cachoeira -Bahia that has been going on for some years. The museum documentation is extremely important, because through it we can organize information about our culture, they can be lost or changed over time. The Iemanjá party takes place on the first Sunday after the date February 2 and gathers waterfall devotees and neighboring towns, the party have xirê wheel, fair ax, just after the departure of vessels to deposit the baskets in Rio Paraguaçu honoring Yemanja and then presentations of cultural attractions. This manifestation contributes to the affirmation of cultural identity of local communities, strengthening cultural diversity and even being specific religious character, she brings citizens of different religious identities,irmanando them in a common purpose of fellowship and cultural identification participating with joy and respect . That's the way of candomblecistas give their cry for freedom asking for respect in the public square and showing the Candomblé religion.porUniversidade Federal do Recôncavo da BahiaUFRBBrasilCAHL - Centro de Artes, Humanidades e LetrasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIAFeast of YemanjaWaterfall (BA)Intangible culturalFesta de IemanjáCultural imaterialCachoeira (BA)Documentação da festa de Iemanjá em Cachoeira - BAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBachareladoFernandes, Henry Luydy AbrahamPepê, Suzane PinhoConceição, Jomar Lima daSantana, Renata Jesus deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRBinstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)instacron:UFRBORIGINALDocumentacao_Festa_Iemanja_TCC_2016.pdfDocumentacao_Festa_Iemanja_TCC_2016.pdfapplication/pdf1919501http://ri.ufrb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1677/1/Documentacao_Festa_Iemanja_TCC_2016.pdf1cd64c61815b15fe8752891d11641c72MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81930http://ri.ufrb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1677/2/license.txt17dd64d7a271c2bbd8e88fd80624d4a1MD52123456789/16772022-11-04 18:56:32.527oai:ri.ufrb.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufrb.edu.br/oai/requestnutin.cidoc@proplan.ufrb.edu.bropendoar:27582022-11-04T21:56:32Repositório Institucional da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)false |
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