Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Discente História.com |
Texto Completo: | http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2606 |
Resumo: | O presente artigo é uma síntese de uns dos capítulos (mulheres na ciência) do trabalho de conclusão de curso que se propôs analisar as narrativas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB/CFP. Nesse sentido, buscou-se compreender as limitações e potencialidades do ser mulher negra nestas áreas de conhecimento a partir de suas narrativas (auto)biográficas, utilizando as entrevistas narrativas como instrumento de investigação desta pesquisa. Dessa forma, refletir sobre a mulher negra na sociedade atual, envolve sobretudo apontar nossa existência enquanto categoria social. Dessa maneira, ao investigar as experiências de vida-formação dessas estudantes, foi possível compreender, através de suas narrativas (auto)biográficas, as relações que as mesmas estabelecem com as discussões étnico-raciais sendo mulher negra na ciência. |
id |
UFRB-2_75def7b66c57165047514447db81ff5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.www.ufrb.edu.br:article/2606 |
network_acronym_str |
UFRB-2 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Discente História.com |
repository_id_str |
|
spelling |
Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-AmargosaMulher negra na ciência. Narrativas (auto)biográficas. Educação étnico-raciais.O presente artigo é uma síntese de uns dos capítulos (mulheres na ciência) do trabalho de conclusão de curso que se propôs analisar as narrativas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB/CFP. Nesse sentido, buscou-se compreender as limitações e potencialidades do ser mulher negra nestas áreas de conhecimento a partir de suas narrativas (auto)biográficas, utilizando as entrevistas narrativas como instrumento de investigação desta pesquisa. Dessa forma, refletir sobre a mulher negra na sociedade atual, envolve sobretudo apontar nossa existência enquanto categoria social. Dessa maneira, ao investigar as experiências de vida-formação dessas estudantes, foi possível compreender, através de suas narrativas (auto)biográficas, as relações que as mesmas estabelecem com as discussões étnico-raciais sendo mulher negra na ciência.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)2021-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2606Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 14 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 284-3032317-6989reponame:Revista Eletrônica Discente História.cominstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahiainstacron:UFRBporhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2606/1459Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.cominfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Michelle Neres Queiroz dos 2021-10-22T14:23:00Zoai:seer.www.ufrb.edu.br:article/2606Revistahttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/indexONGhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/oairevistaeletronicahistoria.com@gmail.com2317-69892317-6989opendoar:2021-10-22T14:23Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahiafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa |
title |
Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa |
spellingShingle |
Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa Santos, Michelle Neres Queiroz dos Mulher negra na ciência. Narrativas (auto)biográficas. Educação étnico-raciais. |
title_short |
Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa |
title_full |
Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa |
title_fullStr |
Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa |
title_full_unstemmed |
Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa |
title_sort |
Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa |
author |
Santos, Michelle Neres Queiroz dos |
author_facet |
Santos, Michelle Neres Queiroz dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Michelle Neres Queiroz dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulher negra na ciência. Narrativas (auto)biográficas. Educação étnico-raciais. |
topic |
Mulher negra na ciência. Narrativas (auto)biográficas. Educação étnico-raciais. |
description |
O presente artigo é uma síntese de uns dos capítulos (mulheres na ciência) do trabalho de conclusão de curso que se propôs analisar as narrativas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB/CFP. Nesse sentido, buscou-se compreender as limitações e potencialidades do ser mulher negra nestas áreas de conhecimento a partir de suas narrativas (auto)biográficas, utilizando as entrevistas narrativas como instrumento de investigação desta pesquisa. Dessa forma, refletir sobre a mulher negra na sociedade atual, envolve sobretudo apontar nossa existência enquanto categoria social. Dessa maneira, ao investigar as experiências de vida-formação dessas estudantes, foi possível compreender, através de suas narrativas (auto)biográficas, as relações que as mesmas estabelecem com as discussões étnico-raciais sendo mulher negra na ciência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2606 |
url |
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2606/1459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 14 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 284-303 2317-6989 reponame:Revista Eletrônica Discente História.com instname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia instacron:UFRB |
instname_str |
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
instacron_str |
UFRB |
institution |
UFRB |
reponame_str |
Revista Eletrônica Discente História.com |
collection |
Revista Eletrônica Discente História.com |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeletronicahistoria.com@gmail.com |
_version_ |
1754643308120899584 |