Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Michelle Neres Queiroz dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Discente História.com
Texto Completo: http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2606
Resumo: O presente artigo é uma síntese de uns dos capítulos (mulheres na ciência) do trabalho de conclusão de curso que se propôs analisar as narrativas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB/CFP. Nesse sentido, buscou-se compreender as limitações e potencialidades do ser mulher negra nestas áreas de conhecimento a partir de suas narrativas (auto)biográficas, utilizando as entrevistas narrativas como instrumento de investigação desta pesquisa. Dessa forma, refletir sobre a mulher negra na sociedade atual, envolve sobretudo apontar nossa existência enquanto categoria social. Dessa maneira, ao investigar as experiências de vida-formação dessas estudantes, foi possível compreender, através de suas narrativas (auto)biográficas, as relações que as mesmas estabelecem com as discussões étnico-raciais sendo mulher negra na ciência.
id UFRB-2_75def7b66c57165047514447db81ff5d
oai_identifier_str oai:seer.www.ufrb.edu.br:article/2606
network_acronym_str UFRB-2
network_name_str Revista Eletrônica Discente História.com
repository_id_str
spelling Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-AmargosaMulher negra na ciência. Narrativas (auto)biográficas. Educação étnico-raciais.O presente artigo é uma síntese de uns dos capítulos (mulheres na ciência) do trabalho de conclusão de curso que se propôs analisar as narrativas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB/CFP. Nesse sentido, buscou-se compreender as limitações e potencialidades do ser mulher negra nestas áreas de conhecimento a partir de suas narrativas (auto)biográficas, utilizando as entrevistas narrativas como instrumento de investigação desta pesquisa. Dessa forma, refletir sobre a mulher negra na sociedade atual, envolve sobretudo apontar nossa existência enquanto categoria social. Dessa maneira, ao investigar as experiências de vida-formação dessas estudantes, foi possível compreender, através de suas narrativas (auto)biográficas, as relações que as mesmas estabelecem com as discussões étnico-raciais sendo mulher negra na ciência.Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)2021-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2606Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 14 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 284-3032317-6989reponame:Revista Eletrônica Discente História.cominstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahiainstacron:UFRBporhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2606/1459Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.cominfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Michelle Neres Queiroz dos 2021-10-22T14:23:00Zoai:seer.www.ufrb.edu.br:article/2606Revistahttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/indexONGhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/oairevistaeletronicahistoria.com@gmail.com2317-69892317-6989opendoar:2021-10-22T14:23Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa
title Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa
spellingShingle Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa
Santos, Michelle Neres Queiroz dos
Mulher negra na ciência. Narrativas (auto)biográficas. Educação étnico-raciais.
title_short Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa
title_full Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa
title_fullStr Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa
title_full_unstemmed Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa
title_sort Mulheres negras na Ciência: narrativas (auto)biográficas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB-Amargosa
author Santos, Michelle Neres Queiroz dos
author_facet Santos, Michelle Neres Queiroz dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Michelle Neres Queiroz dos
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher negra na ciência. Narrativas (auto)biográficas. Educação étnico-raciais.
topic Mulher negra na ciência. Narrativas (auto)biográficas. Educação étnico-raciais.
description O presente artigo é uma síntese de uns dos capítulos (mulheres na ciência) do trabalho de conclusão de curso que se propôs analisar as narrativas de graduandas negras nos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFRB/CFP. Nesse sentido, buscou-se compreender as limitações e potencialidades do ser mulher negra nestas áreas de conhecimento a partir de suas narrativas (auto)biográficas, utilizando as entrevistas narrativas como instrumento de investigação desta pesquisa. Dessa forma, refletir sobre a mulher negra na sociedade atual, envolve sobretudo apontar nossa existência enquanto categoria social. Dessa maneira, ao investigar as experiências de vida-formação dessas estudantes, foi possível compreender, através de suas narrativas (auto)biográficas, as relações que as mesmas estabelecem com as discussões étnico-raciais sendo mulher negra na ciência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2606
url http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/2606/1459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Discente História.com
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com; v. 7 n. 14 (2020): Revista Eletrônica Discente História.com; 284-303
2317-6989
reponame:Revista Eletrônica Discente História.com
instname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron:UFRB
instname_str Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron_str UFRB
institution UFRB
reponame_str Revista Eletrônica Discente História.com
collection Revista Eletrônica Discente História.com
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
repository.mail.fl_str_mv revistaeletronicahistoria.com@gmail.com
_version_ 1754643308120899584