A docência no campo da História entre a teoria e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Beatriz dos Santos Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Discente História.com
Texto Completo: http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/58
Resumo: Há um debate que tem tomado conta da academia em torno da problemática resultante da dicotomia entre ensino e pesquisa no campo da história, o que leva a uma falsa ideia de que o historiador de ofício não teria relação com o professor de história. Diante desse debate, este artigo busca um diálogo possível entre o ofício do historiador que passa pela produção e reflexão teórica e a prática docente, entendemos que não sejam questões dissociáveis. O ensino de história na educação básica, não passa pela formação de pequenos historiadores, não se trata de ensinar teoria histórica para este nível de ensino, trata-se tão somente, de compreender que na prática de ensino, a pesquisa histórica deve fazer parte do cotidiano do professor. 
id UFRB-2_bec088bee5af74020f20cbb1be9cbc6f
oai_identifier_str oai:seer.www.ufrb.edu.br:article/58
network_acronym_str UFRB-2
network_name_str Revista Eletrônica Discente História.com
repository_id_str
spelling A docência no campo da História entre a teoria e práticaOfícioHistoriadorProfessor.Há um debate que tem tomado conta da academia em torno da problemática resultante da dicotomia entre ensino e pesquisa no campo da história, o que leva a uma falsa ideia de que o historiador de ofício não teria relação com o professor de história. Diante desse debate, este artigo busca um diálogo possível entre o ofício do historiador que passa pela produção e reflexão teórica e a prática docente, entendemos que não sejam questões dissociáveis. O ensino de história na educação básica, não passa pela formação de pequenos historiadores, não se trata de ensinar teoria histórica para este nível de ensino, trata-se tão somente, de compreender que na prática de ensino, a pesquisa histórica deve fazer parte do cotidiano do professor. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)2015-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/58Revista Eletrônica Discente História.com; v. 2 n. 4 (2014): Revista Eletrônica Discente História.com; 95-1062317-6989reponame:Revista Eletrônica Discente História.cominstname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahiainstacron:UFRBporhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/58/pdf_3Feitosa, Beatriz dos Santos Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-24T16:28:01Zoai:seer.www.ufrb.edu.br:article/58Revistahttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/indexONGhttp://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/oairevistaeletronicahistoria.com@gmail.com2317-69892317-6989opendoar:2019-01-24T16:28:01Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahiafalse
dc.title.none.fl_str_mv A docência no campo da História entre a teoria e prática
title A docência no campo da História entre a teoria e prática
spellingShingle A docência no campo da História entre a teoria e prática
Feitosa, Beatriz dos Santos Oliveira
Ofício
Historiador
Professor.
title_short A docência no campo da História entre a teoria e prática
title_full A docência no campo da História entre a teoria e prática
title_fullStr A docência no campo da História entre a teoria e prática
title_full_unstemmed A docência no campo da História entre a teoria e prática
title_sort A docência no campo da História entre a teoria e prática
author Feitosa, Beatriz dos Santos Oliveira
author_facet Feitosa, Beatriz dos Santos Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Beatriz dos Santos Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ofício
Historiador
Professor.
topic Ofício
Historiador
Professor.
description Há um debate que tem tomado conta da academia em torno da problemática resultante da dicotomia entre ensino e pesquisa no campo da história, o que leva a uma falsa ideia de que o historiador de ofício não teria relação com o professor de história. Diante desse debate, este artigo busca um diálogo possível entre o ofício do historiador que passa pela produção e reflexão teórica e a prática docente, entendemos que não sejam questões dissociáveis. O ensino de história na educação básica, não passa pela formação de pequenos historiadores, não se trata de ensinar teoria histórica para este nível de ensino, trata-se tão somente, de compreender que na prática de ensino, a pesquisa histórica deve fazer parte do cotidiano do professor. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/58
url http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom/article/view/58/pdf_3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com; v. 2 n. 4 (2014): Revista Eletrônica Discente História.com; 95-106
2317-6989
reponame:Revista Eletrônica Discente História.com
instname:Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron:UFRB
instname_str Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
instacron_str UFRB
institution UFRB
reponame_str Revista Eletrônica Discente História.com
collection Revista Eletrônica Discente História.com
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Discente História.com - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
repository.mail.fl_str_mv revistaeletronicahistoria.com@gmail.com
_version_ 1754643307224367104