Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sociologias, Comissão Editorial
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Liedke, Élida Rubini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5631
Resumo: O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.
id UFRGS-10_15ad81eb93bbe442be0a6b5aaeb33331
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/5631
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hojeteoria sociológicateorias sociológicas contemporâneasteorias sociológicas clássicasrelações micro e macrossocietáriasmodelos interpretativosnarrativasO artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5631SOCIOLOGIAS; No. 17 (2007): Desafios da Educação SuperiorSOCIOLOGIAS; Núm. 17 (2007): Desafios da Educação SuperiorSociologias; n. 17 (2007): Desafios da Educação Superior1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5631/3239Copyright (c) 2019 Comissão Editorial Sociologias, Élida Rubini Liedkeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSociologias, Comissão EditorialLiedke, Élida Rubini2008-12-08T02:00:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/5631Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2008-12-08T02:00Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
title Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
spellingShingle Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
Sociologias, Comissão Editorial
teoria sociológica
teorias sociológicas contemporâneas
teorias sociológicas clássicas
relações micro e macrossocietárias
modelos interpretativos
narrativas
title_short Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
title_full Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
title_fullStr Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
title_full_unstemmed Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
title_sort Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
author Sociologias, Comissão Editorial
author_facet Sociologias, Comissão Editorial
Liedke, Élida Rubini
author_role author
author2 Liedke, Élida Rubini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sociologias, Comissão Editorial
Liedke, Élida Rubini
dc.subject.por.fl_str_mv teoria sociológica
teorias sociológicas contemporâneas
teorias sociológicas clássicas
relações micro e macrossocietárias
modelos interpretativos
narrativas
topic teoria sociológica
teorias sociológicas contemporâneas
teorias sociológicas clássicas
relações micro e macrossocietárias
modelos interpretativos
narrativas
description O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5631
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5631/3239
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Comissão Editorial Sociologias, Élida Rubini Liedke
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Comissão Editorial Sociologias, Élida Rubini Liedke
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; No. 17 (2007): Desafios da Educação Superior
SOCIOLOGIAS; Núm. 17 (2007): Desafios da Educação Superior
Sociologias; n. 17 (2007): Desafios da Educação Superior
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766139367063552