Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociologias (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5631 |
Resumo: | O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual. |
id |
UFRGS-10_15ad81eb93bbe442be0a6b5aaeb33331 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/5631 |
network_acronym_str |
UFRGS-10 |
network_name_str |
Sociologias (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hojeteoria sociológicateorias sociológicas contemporâneasteorias sociológicas clássicasrelações micro e macrossocietáriasmodelos interpretativosnarrativasO artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5631SOCIOLOGIAS; No. 17 (2007): Desafios da Educação SuperiorSOCIOLOGIAS; Núm. 17 (2007): Desafios da Educação SuperiorSociologias; n. 17 (2007): Desafios da Educação Superior1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5631/3239Copyright (c) 2019 Comissão Editorial Sociologias, Élida Rubini Liedkeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSociologias, Comissão EditorialLiedke, Élida Rubini2008-12-08T02:00:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/5631Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2008-12-08T02:00Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
title |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
spellingShingle |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje Sociologias, Comissão Editorial teoria sociológica teorias sociológicas contemporâneas teorias sociológicas clássicas relações micro e macrossocietárias modelos interpretativos narrativas |
title_short |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
title_full |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
title_fullStr |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
title_full_unstemmed |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
title_sort |
Breves indicações para o ensino de teoria sociológica hoje |
author |
Sociologias, Comissão Editorial |
author_facet |
Sociologias, Comissão Editorial Liedke, Élida Rubini |
author_role |
author |
author2 |
Liedke, Élida Rubini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sociologias, Comissão Editorial Liedke, Élida Rubini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teoria sociológica teorias sociológicas contemporâneas teorias sociológicas clássicas relações micro e macrossocietárias modelos interpretativos narrativas |
topic |
teoria sociológica teorias sociológicas contemporâneas teorias sociológicas clássicas relações micro e macrossocietárias modelos interpretativos narrativas |
description |
O artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado pelos pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5631 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5631/3239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comissão Editorial Sociologias, Élida Rubini Liedke info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comissão Editorial Sociologias, Élida Rubini Liedke |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOCIOLOGIAS; No. 17 (2007): Desafios da Educação Superior SOCIOLOGIAS; Núm. 17 (2007): Desafios da Educação Superior Sociologias; n. 17 (2007): Desafios da Educação Superior 1807-0337 1517-4522 reponame:Sociologias (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Sociologias (Online) |
collection |
Sociologias (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revsoc@ufrgs.br |
_version_ |
1799766139367063552 |