“Ganchos, Tachos e Biscates”: os desenrascanços epistemológicos e metodológicos de uma jovem Sociologia da Juventude.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sociologias, Comissão Editorial
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Dal Molin, Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5577
Resumo: Este artigo é um comentário crítico sobre o livro “Ganchos, Tachos e Biscates: Jovens, Trabalho e Futuro”, do Economista e Doutor em Sociologia português José Machado Pais. São abordados aspectos interessantes a respeito da metodologia utilizada, constituída de entrevistas em profundidade, individuais e em grupos, etnografia, e análise teórica heterogênea e contemporânea. Ressalta-se a importância do trabalho no estudo da juventude contemporânea considerando as trajetórias complexas e não-lineares de jovens que se utilizam das mais variadas estratégias de sobrevivência em um contexto de trabalho precário ou até mesmo ilegal, em Portugal.
id UFRGS-10_340d3232b7210184106b44ec61729325
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/5577
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling “Ganchos, Tachos e Biscates”: os desenrascanços epistemológicos e metodológicos de uma jovem Sociologia da Juventude.juventudepesquisa qualitativasociologiacomplexidadetrabalhoEste artigo é um comentário crítico sobre o livro “Ganchos, Tachos e Biscates: Jovens, Trabalho e Futuro”, do Economista e Doutor em Sociologia português José Machado Pais. São abordados aspectos interessantes a respeito da metodologia utilizada, constituída de entrevistas em profundidade, individuais e em grupos, etnografia, e análise teórica heterogênea e contemporânea. Ressalta-se a importância do trabalho no estudo da juventude contemporânea considerando as trajetórias complexas e não-lineares de jovens que se utilizam das mais variadas estratégias de sobrevivência em um contexto de trabalho precário ou até mesmo ilegal, em Portugal.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5577SOCIOLOGIAS; No. 15 (2006): ComplexidadeSOCIOLOGIAS; Núm. 15 (2006): ComplexidadeSociologias; n. 15 (2006): Complexidade1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5577/3188Copyright (c) 2019 Comissão Editorial Sociologias, Fábio Dal Molininfo:eu-repo/semantics/openAccessSociologias, Comissão EditorialDal Molin, Fábio2008-12-08T02:00:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/5577Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2008-12-08T02:00Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv “Ganchos, Tachos e Biscates”: os desenrascanços epistemológicos e metodológicos de uma jovem Sociologia da Juventude.
title “Ganchos, Tachos e Biscates”: os desenrascanços epistemológicos e metodológicos de uma jovem Sociologia da Juventude.
spellingShingle “Ganchos, Tachos e Biscates”: os desenrascanços epistemológicos e metodológicos de uma jovem Sociologia da Juventude.
Sociologias, Comissão Editorial
juventude
pesquisa qualitativa
sociologia
complexidade
trabalho
title_short “Ganchos, Tachos e Biscates”: os desenrascanços epistemológicos e metodológicos de uma jovem Sociologia da Juventude.
title_full “Ganchos, Tachos e Biscates”: os desenrascanços epistemológicos e metodológicos de uma jovem Sociologia da Juventude.
title_fullStr “Ganchos, Tachos e Biscates”: os desenrascanços epistemológicos e metodológicos de uma jovem Sociologia da Juventude.
title_full_unstemmed “Ganchos, Tachos e Biscates”: os desenrascanços epistemológicos e metodológicos de uma jovem Sociologia da Juventude.
title_sort “Ganchos, Tachos e Biscates”: os desenrascanços epistemológicos e metodológicos de uma jovem Sociologia da Juventude.
author Sociologias, Comissão Editorial
author_facet Sociologias, Comissão Editorial
Dal Molin, Fábio
author_role author
author2 Dal Molin, Fábio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sociologias, Comissão Editorial
Dal Molin, Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv juventude
pesquisa qualitativa
sociologia
complexidade
trabalho
topic juventude
pesquisa qualitativa
sociologia
complexidade
trabalho
description Este artigo é um comentário crítico sobre o livro “Ganchos, Tachos e Biscates: Jovens, Trabalho e Futuro”, do Economista e Doutor em Sociologia português José Machado Pais. São abordados aspectos interessantes a respeito da metodologia utilizada, constituída de entrevistas em profundidade, individuais e em grupos, etnografia, e análise teórica heterogênea e contemporânea. Ressalta-se a importância do trabalho no estudo da juventude contemporânea considerando as trajetórias complexas e não-lineares de jovens que se utilizam das mais variadas estratégias de sobrevivência em um contexto de trabalho precário ou até mesmo ilegal, em Portugal.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5577
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5577/3188
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Comissão Editorial Sociologias, Fábio Dal Molin
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Comissão Editorial Sociologias, Fábio Dal Molin
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; No. 15 (2006): Complexidade
SOCIOLOGIAS; Núm. 15 (2006): Complexidade
Sociologias; n. 15 (2006): Complexidade
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766139331411968