Rastreando os territórios da aprendizagem organizacional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carniel, Fagner
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Américo, Bruno Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/60726
Resumo: O artigo pretende contribuir para o debate sobre os modos de produção do conhecimento científico no Brasil, por meio da análise dos fluxos e das mobilizações que ajudaram a constituir uma especialidade na área da Administração – a disciplina de Aprendizagem Organizacional. Como ponto de partida, a investigação assume uma coletânea de textos que sistematiza alguns dos principais investimentosempreendidos nas últimas duas décadas por especialistas brasileiros. A partir desse artefato científico, propomos seguir os fios que conectam pessoas, ideias e instituições em torno de uma rede acadêmica em expansão no país. Nesse sentido, o texto apresenta um conjunto de relações intelectuais e profissionais que favoreceram a postulação das formas legítimas e estáveis de investigação dos processos de aquisição do conhecimento como práticas corporativas situadas. Ao final, não teremos a pretensão de reconstituir a história da aprendizagem organizacional, mas de oferecer uma visão alternativa ao modo como a área tradicionalmente se identifica.
id UFRGS-10_3466330b849e12468fd613c1915cca20
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/60726
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling Rastreando os territórios da aprendizagem organizacional no BrasilAnálise de Redes SociaisCiências da AdministraçãoEstudos OrganizacionaisSociologia da CiênciaTeoria Ator-RedeO artigo pretende contribuir para o debate sobre os modos de produção do conhecimento científico no Brasil, por meio da análise dos fluxos e das mobilizações que ajudaram a constituir uma especialidade na área da Administração – a disciplina de Aprendizagem Organizacional. Como ponto de partida, a investigação assume uma coletânea de textos que sistematiza alguns dos principais investimentosempreendidos nas últimas duas décadas por especialistas brasileiros. A partir desse artefato científico, propomos seguir os fios que conectam pessoas, ideias e instituições em torno de uma rede acadêmica em expansão no país. Nesse sentido, o texto apresenta um conjunto de relações intelectuais e profissionais que favoreceram a postulação das formas legítimas e estáveis de investigação dos processos de aquisição do conhecimento como práticas corporativas situadas. Ao final, não teremos a pretensão de reconstituir a história da aprendizagem organizacional, mas de oferecer uma visão alternativa ao modo como a área tradicionalmente se identifica.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/6072610.1590/15174522-020004721SOCIOLOGIAS; Vol. 20 No. 47 (2018): Sociologia dos IntelectuaisSOCIOLOGIAS; Vol. 20 Núm. 47 (2018): Sociologia dos IntelectuaisSociologias; v. 20 n. 47 (2018): Sociologia dos Intelectuais1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/60726/47967Copyright (c) 2019 Fagner Carniel, Bruno Luiz Américoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarniel, FagnerAmérico, Bruno Luiz2018-04-18T01:17:36Zoai:seer.ufrgs.br:article/60726Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2018-04-18T01:17:36Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Rastreando os territórios da aprendizagem organizacional no Brasil
title Rastreando os territórios da aprendizagem organizacional no Brasil
spellingShingle Rastreando os territórios da aprendizagem organizacional no Brasil
Carniel, Fagner
Análise de Redes Sociais
Ciências da Administração
Estudos Organizacionais
Sociologia da Ciência
Teoria Ator-Rede
title_short Rastreando os territórios da aprendizagem organizacional no Brasil
title_full Rastreando os territórios da aprendizagem organizacional no Brasil
title_fullStr Rastreando os territórios da aprendizagem organizacional no Brasil
title_full_unstemmed Rastreando os territórios da aprendizagem organizacional no Brasil
title_sort Rastreando os territórios da aprendizagem organizacional no Brasil
author Carniel, Fagner
author_facet Carniel, Fagner
Américo, Bruno Luiz
author_role author
author2 Américo, Bruno Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carniel, Fagner
Américo, Bruno Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Redes Sociais
Ciências da Administração
Estudos Organizacionais
Sociologia da Ciência
Teoria Ator-Rede
topic Análise de Redes Sociais
Ciências da Administração
Estudos Organizacionais
Sociologia da Ciência
Teoria Ator-Rede
description O artigo pretende contribuir para o debate sobre os modos de produção do conhecimento científico no Brasil, por meio da análise dos fluxos e das mobilizações que ajudaram a constituir uma especialidade na área da Administração – a disciplina de Aprendizagem Organizacional. Como ponto de partida, a investigação assume uma coletânea de textos que sistematiza alguns dos principais investimentosempreendidos nas últimas duas décadas por especialistas brasileiros. A partir desse artefato científico, propomos seguir os fios que conectam pessoas, ideias e instituições em torno de uma rede acadêmica em expansão no país. Nesse sentido, o texto apresenta um conjunto de relações intelectuais e profissionais que favoreceram a postulação das formas legítimas e estáveis de investigação dos processos de aquisição do conhecimento como práticas corporativas situadas. Ao final, não teremos a pretensão de reconstituir a história da aprendizagem organizacional, mas de oferecer uma visão alternativa ao modo como a área tradicionalmente se identifica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/60726
10.1590/15174522-020004721
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/60726
identifier_str_mv 10.1590/15174522-020004721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/60726/47967
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Fagner Carniel, Bruno Luiz Américo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Fagner Carniel, Bruno Luiz Américo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; Vol. 20 No. 47 (2018): Sociologia dos Intelectuais
SOCIOLOGIAS; Vol. 20 Núm. 47 (2018): Sociologia dos Intelectuais
Sociologias; v. 20 n. 47 (2018): Sociologia dos Intelectuais
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766141612064768