Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Boaventura de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/65699
Resumo: O preconceito colonial constitui a chave para compreendermos a dificuldade que a Europa tem em aprender com o mundo, isto é, em reconhecer histórias, práticas, saberes e soluções para além da história e das teorias, alegadamente universais, produzidas no ocidente. Num momento em que várias crises assombram a Europa, parece existir uma janela de oportunidade para que, numa lógica de aprendizagens globais e de reconhecimentos recíprocos, a Europa possa abrir-se a aprender com o Sul, superando o pensamento abissal da modernidade. Este artigo procura compreender as condições para aprendizagens globais que permitam a reinvenção da Europa. Num primeiro momento, é analisado o lugar da Europa no mundo, considerando o auge do seu poder colonial e o mundo pós-colonial em que hoje vivemos. Em segundo lugar, são apresentadas as condições que podem permitir uma nova visão de uma Europa a partir do hoje que está fora dela. Por fim, são apresentados exemplos de aprendizagens mútuas em quatro áreas temáticas: direitos humanos, economia, democracia e constitucionalismo. 
id UFRGS-10_378e287e9662dde3541713b761cf1817
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/65699
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling Para uma nova visão da Europa: aprender com o SulEuropaEpistemologias do SulModernidadePensamento abissalaprendizagens globaisO preconceito colonial constitui a chave para compreendermos a dificuldade que a Europa tem em aprender com o mundo, isto é, em reconhecer histórias, práticas, saberes e soluções para além da história e das teorias, alegadamente universais, produzidas no ocidente. Num momento em que várias crises assombram a Europa, parece existir uma janela de oportunidade para que, numa lógica de aprendizagens globais e de reconhecimentos recíprocos, a Europa possa abrir-se a aprender com o Sul, superando o pensamento abissal da modernidade. Este artigo procura compreender as condições para aprendizagens globais que permitam a reinvenção da Europa. Num primeiro momento, é analisado o lugar da Europa no mundo, considerando o auge do seu poder colonial e o mundo pós-colonial em que hoje vivemos. Em segundo lugar, são apresentadas as condições que podem permitir uma nova visão de uma Europa a partir do hoje que está fora dela. Por fim, são apresentados exemplos de aprendizagens mútuas em quatro áreas temáticas: direitos humanos, economia, democracia e constitucionalismo. Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/6569910.1590/15174522-018004302SOCIOLOGIAS; Vol. 18 No. 43 (2016): Epistemologias do Sul: lutas, saberes, ideias de futuroSOCIOLOGIAS; Vol. 18 Núm. 43 (2016): Epistemologias do Sul: lutas, saberes, ideias de futuroSociologias; v. 18 n. 43 (2016): Epistemologias do Sul: lutas, saberes, ideias de futuro1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/65699/39125Copyright (c) 2019 Boaventura de Sousa Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Boaventura de Sousa2016-11-20T15:21:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/65699Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2016-11-20T15:21:43Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul
title Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul
spellingShingle Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul
Santos, Boaventura de Sousa
Europa
Epistemologias do Sul
Modernidade
Pensamento abissal
aprendizagens globais
title_short Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul
title_full Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul
title_fullStr Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul
title_full_unstemmed Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul
title_sort Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul
author Santos, Boaventura de Sousa
author_facet Santos, Boaventura de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Boaventura de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Europa
Epistemologias do Sul
Modernidade
Pensamento abissal
aprendizagens globais
topic Europa
Epistemologias do Sul
Modernidade
Pensamento abissal
aprendizagens globais
description O preconceito colonial constitui a chave para compreendermos a dificuldade que a Europa tem em aprender com o mundo, isto é, em reconhecer histórias, práticas, saberes e soluções para além da história e das teorias, alegadamente universais, produzidas no ocidente. Num momento em que várias crises assombram a Europa, parece existir uma janela de oportunidade para que, numa lógica de aprendizagens globais e de reconhecimentos recíprocos, a Europa possa abrir-se a aprender com o Sul, superando o pensamento abissal da modernidade. Este artigo procura compreender as condições para aprendizagens globais que permitam a reinvenção da Europa. Num primeiro momento, é analisado o lugar da Europa no mundo, considerando o auge do seu poder colonial e o mundo pós-colonial em que hoje vivemos. Em segundo lugar, são apresentadas as condições que podem permitir uma nova visão de uma Europa a partir do hoje que está fora dela. Por fim, são apresentados exemplos de aprendizagens mútuas em quatro áreas temáticas: direitos humanos, economia, democracia e constitucionalismo. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/65699
10.1590/15174522-018004302
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/65699
identifier_str_mv 10.1590/15174522-018004302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/65699/39125
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boaventura de Sousa Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boaventura de Sousa Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; Vol. 18 No. 43 (2016): Epistemologias do Sul: lutas, saberes, ideias de futuro
SOCIOLOGIAS; Vol. 18 Núm. 43 (2016): Epistemologias do Sul: lutas, saberes, ideias de futuro
Sociologias; v. 18 n. 43 (2016): Epistemologias do Sul: lutas, saberes, ideias de futuro
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766141927686144