Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociologias (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/65699 |
Resumo: | O preconceito colonial constitui a chave para compreendermos a dificuldade que a Europa tem em aprender com o mundo, isto é, em reconhecer histórias, práticas, saberes e soluções para além da história e das teorias, alegadamente universais, produzidas no ocidente. Num momento em que várias crises assombram a Europa, parece existir uma janela de oportunidade para que, numa lógica de aprendizagens globais e de reconhecimentos recíprocos, a Europa possa abrir-se a aprender com o Sul, superando o pensamento abissal da modernidade. Este artigo procura compreender as condições para aprendizagens globais que permitam a reinvenção da Europa. Num primeiro momento, é analisado o lugar da Europa no mundo, considerando o auge do seu poder colonial e o mundo pós-colonial em que hoje vivemos. Em segundo lugar, são apresentadas as condições que podem permitir uma nova visão de uma Europa a partir do hoje que está fora dela. Por fim, são apresentados exemplos de aprendizagens mútuas em quatro áreas temáticas: direitos humanos, economia, democracia e constitucionalismo. |
id |
UFRGS-10_378e287e9662dde3541713b761cf1817 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/65699 |
network_acronym_str |
UFRGS-10 |
network_name_str |
Sociologias (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Para uma nova visão da Europa: aprender com o SulEuropaEpistemologias do SulModernidadePensamento abissalaprendizagens globaisO preconceito colonial constitui a chave para compreendermos a dificuldade que a Europa tem em aprender com o mundo, isto é, em reconhecer histórias, práticas, saberes e soluções para além da história e das teorias, alegadamente universais, produzidas no ocidente. Num momento em que várias crises assombram a Europa, parece existir uma janela de oportunidade para que, numa lógica de aprendizagens globais e de reconhecimentos recíprocos, a Europa possa abrir-se a aprender com o Sul, superando o pensamento abissal da modernidade. Este artigo procura compreender as condições para aprendizagens globais que permitam a reinvenção da Europa. Num primeiro momento, é analisado o lugar da Europa no mundo, considerando o auge do seu poder colonial e o mundo pós-colonial em que hoje vivemos. Em segundo lugar, são apresentadas as condições que podem permitir uma nova visão de uma Europa a partir do hoje que está fora dela. Por fim, são apresentados exemplos de aprendizagens mútuas em quatro áreas temáticas: direitos humanos, economia, democracia e constitucionalismo. Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/6569910.1590/15174522-018004302SOCIOLOGIAS; Vol. 18 No. 43 (2016): Epistemologias do Sul: lutas, saberes, ideias de futuroSOCIOLOGIAS; Vol. 18 Núm. 43 (2016): Epistemologias do Sul: lutas, saberes, ideias de futuroSociologias; v. 18 n. 43 (2016): Epistemologias do Sul: lutas, saberes, ideias de futuro1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/65699/39125Copyright (c) 2019 Boaventura de Sousa Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Boaventura de Sousa2016-11-20T15:21:43Zoai:seer.ufrgs.br:article/65699Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2016-11-20T15:21:43Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul |
title |
Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul |
spellingShingle |
Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul Santos, Boaventura de Sousa Europa Epistemologias do Sul Modernidade Pensamento abissal aprendizagens globais |
title_short |
Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul |
title_full |
Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul |
title_fullStr |
Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul |
title_full_unstemmed |
Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul |
title_sort |
Para uma nova visão da Europa: aprender com o Sul |
author |
Santos, Boaventura de Sousa |
author_facet |
Santos, Boaventura de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Boaventura de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Europa Epistemologias do Sul Modernidade Pensamento abissal aprendizagens globais |
topic |
Europa Epistemologias do Sul Modernidade Pensamento abissal aprendizagens globais |
description |
O preconceito colonial constitui a chave para compreendermos a dificuldade que a Europa tem em aprender com o mundo, isto é, em reconhecer histórias, práticas, saberes e soluções para além da história e das teorias, alegadamente universais, produzidas no ocidente. Num momento em que várias crises assombram a Europa, parece existir uma janela de oportunidade para que, numa lógica de aprendizagens globais e de reconhecimentos recíprocos, a Europa possa abrir-se a aprender com o Sul, superando o pensamento abissal da modernidade. Este artigo procura compreender as condições para aprendizagens globais que permitam a reinvenção da Europa. Num primeiro momento, é analisado o lugar da Europa no mundo, considerando o auge do seu poder colonial e o mundo pós-colonial em que hoje vivemos. Em segundo lugar, são apresentadas as condições que podem permitir uma nova visão de uma Europa a partir do hoje que está fora dela. Por fim, são apresentados exemplos de aprendizagens mútuas em quatro áreas temáticas: direitos humanos, economia, democracia e constitucionalismo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado pelos pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/65699 10.1590/15174522-018004302 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/65699 |
identifier_str_mv |
10.1590/15174522-018004302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/65699/39125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boaventura de Sousa Santos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Boaventura de Sousa Santos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOCIOLOGIAS; Vol. 18 No. 43 (2016): Epistemologias do Sul: lutas, saberes, ideias de futuro SOCIOLOGIAS; Vol. 18 Núm. 43 (2016): Epistemologias do Sul: lutas, saberes, ideias de futuro Sociologias; v. 18 n. 43 (2016): Epistemologias do Sul: lutas, saberes, ideias de futuro 1807-0337 1517-4522 reponame:Sociologias (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Sociologias (Online) |
collection |
Sociologias (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revsoc@ufrgs.br |
_version_ |
1799766141927686144 |