Lilia Schwarcz e a persistência do nacionalismo metodológico nas interpretações do Brasil / Lilia Schwarcz and the persistence of methodological nationalism in interpretations of Brazil
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociologias (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/98440 |
Resumo: | Esta resenha apresenta uma análise crítica do livro Sobre o autoritarismo brasileiro, da antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, que procura realizar uma interpretação multidimensional do autoritarismo nacional. Através da apresentação dos argumentos principais presentes no livro, defendo que a autora constrói uma interpretação que não rompe com as tradicionais imagens do Brasil, reproduz uma perspectiva idealizada do sistema democrático e segue o nacionalismo metodológico, que fazem com que sua interpretação enfatize as supostas particularidades do caso brasileiro. Dessa forma, seu trabalho contribui para que continuemos em posição subordinada dentro da geopolítica do conhecimento na modernidade global. This review presents a critical analysis of the book Sobre o autoritarismo brasileiro (On Brazilian authoritarianism), by anthropologist and historian Lilia Schwarcz, which seeks to make a multidimensional interpretation of national authoritarianism. By presenting the main arguments in the book, I argue that the author constructs an interpretation that does not break with traditional images of Brazil, but rather reproduces an idealized perspective of the democratic system, following the methodological nationalism, what leads her to emphasize some supposed particularities of the Brazilian case. Thus, Schwarcz’s work contributes to crystallize the subordinate position of Brazil within the geopolitics of knowledge in global modernity. |
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Lilia Schwarcz e a persistência do nacionalismo metodológico nas interpretações do Brasil / Lilia Schwarcz and the persistence of methodological nationalism in interpretations of BrazilAutoritarismonacionalismo metodológicogeopolítica do conhecimento.Esta resenha apresenta uma análise crítica do livro Sobre o autoritarismo brasileiro, da antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, que procura realizar uma interpretação multidimensional do autoritarismo nacional. Através da apresentação dos argumentos principais presentes no livro, defendo que a autora constrói uma interpretação que não rompe com as tradicionais imagens do Brasil, reproduz uma perspectiva idealizada do sistema democrático e segue o nacionalismo metodológico, que fazem com que sua interpretação enfatize as supostas particularidades do caso brasileiro. Dessa forma, seu trabalho contribui para que continuemos em posição subordinada dentro da geopolítica do conhecimento na modernidade global. This review presents a critical analysis of the book Sobre o autoritarismo brasileiro (On Brazilian authoritarianism), by anthropologist and historian Lilia Schwarcz, which seeks to make a multidimensional interpretation of national authoritarianism. By presenting the main arguments in the book, I argue that the author constructs an interpretation that does not break with traditional images of Brazil, but rather reproduces an idealized perspective of the democratic system, following the methodological nationalism, what leads her to emphasize some supposed particularities of the Brazilian case. Thus, Schwarcz’s work contributes to crystallize the subordinate position of Brazil within the geopolitics of knowledge in global modernity.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/xmlapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/9844010.1590/15174522-98440SOCIOLOGIAS; Vol. 22 No. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 358-373SOCIOLOGIAS; Vol. 22 Núm. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 358-373Sociologias; v. 22 n. 54 (2020): Internacionalização da Educação Superior: instituições e diplomacia do conhecimento; 358-3731807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/98440/58091https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/98440/58093Copyright (c) 2020 Marcos Abraão Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Marcos Abraão Fernandes2020-08-18T04:07:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/98440Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2020-08-18T04:07:18Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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