A Mobilidade Ambígua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Fernando Marcial Ricci
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/49667
Resumo: Ainda sem tradução no Brasil, o livro A mobilidade ambígua – Espaço, tempo e poder no cume da sociedade contemporânea, de autoria da socióloga italiana Laura Gherardi, é o resultado de um esforço teórico-metodológico no estudo dos sentidos da mobilidade na sociedade contemporânea. Com um universo de mais de 50 entrevistas com executivos, professores globais e artistas de renome internacional, realizadas nas cidades de Paris, Londres e Milão, o livro propõe uma análise da mobilidade nos termos de uma nova ética social do chamado “capitalismo avançado”.Com o intuito de superar a antinomia dos esquemas clássicos oriundos da tradição marxista ou weberiana, Gherardi explora as possibilidades de uma análise das diferenciações sociais no seio da atual configuração do capitalismo, a partir daanálise da relação entre poder e ritmo. O argumento central da autora aponta no sentido de uma ressignificação da noção de “mobilidade”: antes colocada como repertório crítico pelos movimentos de contestação do capitalismo, a mobilidadese torna um elemento central na cosmologia de valores do capitalismo avançado e “por projetos”. Assim, cooptada pelas forças as quais visava destruir, a mobilidade disciplinada, organizada e controlada passa a constituir uma ética social do chamado “novo espírito do capitalismo”, repercutindo de forma ambígua no dia-dia dos indivíduos que vivenciam essa experiência de forma dúbia, ora como um recurso, ora como um imperativo, no contexto de um mundo conexionista.
id UFRGS-10_b666c5244f0569a1a661c1baeaa890fb
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/49667
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling A Mobilidade AmbíguaMobilidade. Capitalismo avançado. Sociologia pragmática. Laura Gherardi.Ainda sem tradução no Brasil, o livro A mobilidade ambígua – Espaço, tempo e poder no cume da sociedade contemporânea, de autoria da socióloga italiana Laura Gherardi, é o resultado de um esforço teórico-metodológico no estudo dos sentidos da mobilidade na sociedade contemporânea. Com um universo de mais de 50 entrevistas com executivos, professores globais e artistas de renome internacional, realizadas nas cidades de Paris, Londres e Milão, o livro propõe uma análise da mobilidade nos termos de uma nova ética social do chamado “capitalismo avançado”.Com o intuito de superar a antinomia dos esquemas clássicos oriundos da tradição marxista ou weberiana, Gherardi explora as possibilidades de uma análise das diferenciações sociais no seio da atual configuração do capitalismo, a partir daanálise da relação entre poder e ritmo. O argumento central da autora aponta no sentido de uma ressignificação da noção de “mobilidade”: antes colocada como repertório crítico pelos movimentos de contestação do capitalismo, a mobilidadese torna um elemento central na cosmologia de valores do capitalismo avançado e “por projetos”. Assim, cooptada pelas forças as quais visava destruir, a mobilidade disciplinada, organizada e controlada passa a constituir uma ética social do chamado “novo espírito do capitalismo”, repercutindo de forma ambígua no dia-dia dos indivíduos que vivenciam essa experiência de forma dúbia, ora como um recurso, ora como um imperativo, no contexto de um mundo conexionista.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/49667SOCIOLOGIAS; Vol. 16 No. 36 (2014): Sociologia da DádivaSOCIOLOGIAS; Vol. 16 Núm. 36 (2014): Sociologia da DádivaSociologias; v. 16 n. 36 (2014): Sociologia da Dádiva1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/49667/31071Copyright (c) 2019 Fernando Marcial Ricci Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Fernando Marcial Ricci2014-08-18T20:06:28Zoai:seer.ufrgs.br:article/49667Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2014-08-18T20:06:28Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Mobilidade Ambígua
title A Mobilidade Ambígua
spellingShingle A Mobilidade Ambígua
Araújo, Fernando Marcial Ricci
Mobilidade. Capitalismo avançado. Sociologia pragmática. Laura Gherardi.
title_short A Mobilidade Ambígua
title_full A Mobilidade Ambígua
title_fullStr A Mobilidade Ambígua
title_full_unstemmed A Mobilidade Ambígua
title_sort A Mobilidade Ambígua
author Araújo, Fernando Marcial Ricci
author_facet Araújo, Fernando Marcial Ricci
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Fernando Marcial Ricci
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade. Capitalismo avançado. Sociologia pragmática. Laura Gherardi.
topic Mobilidade. Capitalismo avançado. Sociologia pragmática. Laura Gherardi.
description Ainda sem tradução no Brasil, o livro A mobilidade ambígua – Espaço, tempo e poder no cume da sociedade contemporânea, de autoria da socióloga italiana Laura Gherardi, é o resultado de um esforço teórico-metodológico no estudo dos sentidos da mobilidade na sociedade contemporânea. Com um universo de mais de 50 entrevistas com executivos, professores globais e artistas de renome internacional, realizadas nas cidades de Paris, Londres e Milão, o livro propõe uma análise da mobilidade nos termos de uma nova ética social do chamado “capitalismo avançado”.Com o intuito de superar a antinomia dos esquemas clássicos oriundos da tradição marxista ou weberiana, Gherardi explora as possibilidades de uma análise das diferenciações sociais no seio da atual configuração do capitalismo, a partir daanálise da relação entre poder e ritmo. O argumento central da autora aponta no sentido de uma ressignificação da noção de “mobilidade”: antes colocada como repertório crítico pelos movimentos de contestação do capitalismo, a mobilidadese torna um elemento central na cosmologia de valores do capitalismo avançado e “por projetos”. Assim, cooptada pelas forças as quais visava destruir, a mobilidade disciplinada, organizada e controlada passa a constituir uma ética social do chamado “novo espírito do capitalismo”, repercutindo de forma ambígua no dia-dia dos indivíduos que vivenciam essa experiência de forma dúbia, ora como um recurso, ora como um imperativo, no contexto de um mundo conexionista.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/49667
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/49667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/49667/31071
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Fernando Marcial Ricci Araújo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Fernando Marcial Ricci Araújo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; Vol. 16 No. 36 (2014): Sociologia da Dádiva
SOCIOLOGIAS; Vol. 16 Núm. 36 (2014): Sociologia da Dádiva
Sociologias; v. 16 n. 36 (2014): Sociologia da Dádiva
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766141239820288